TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INSERIDA NAS ESCOLAS O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluna:

Stéphanie Martins Arantes RA: 1640217

Polo

UNIP EAD Sudoeste, Brasília

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA

STÉPHANIE MARTINS ARANTES

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INSERIDA NAS ESCOLAS

O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Brasília

2016

RESUMO

A preservação do meio ambiente para as gerações futuras é um assunto cada vez mais abordado, desde a Revolução Industrial, por sua importância à vida humana. A implementação da educação ambiental na grade curricular do ensino infantil e fundamental 1 pode tornar-se uma importante ferramenta para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 5

2 DEFINIÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ...................................... 6

2 EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA .................................................... 7

3 ENSINO FUNDAMENTAL 1 ................................................................................... 8

4 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 9

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 10

1 INTRODUÇÃO

        As grandes questões ambientais começaram a surgir a partir da Revolução Industrial. Com o desenvolvimento dos meios de produção e a ascensão do consumo, a degradação do meio ambiente tornou-se acelerada e crescente, e essa degradação permanece até os dias atuais.

Para impedir que essa degradação desenfreada perdure é necessário tornar os cidadãos conscientes da situação atual dos recursos naturais. A implementação da educação ambiental nos níveis básicos do ensino, como no ensino infantil e ensino fundamental 1, é uma ótima maneira para que as crianças já cresçam sabendo o seu papel na preservação do meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável deve ser incorporado a cultura de pessoas e países afim de garantir a preservação dos recursos naturais ainda disponíveis.

5

2 DEFINIÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

        Para que seja possível compreender qual a importância da implementação da educação ambiental nos ensinos infantil e fundamental 1 é primeiro necessário compreender a sua finalidade.         

O objetivo da educação ambiental é desenvolver no seu estudante a consciência da importância da preservação ambiental para o desenvolvimento sustentável. De acordo com o relatório          “Nosso Futuro Comum”, da Comissão de Brundtland:

“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações e atender suas próprias necessidades.”

6

3 A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA

        A educação infantil é considerada por muitos especialistas como a ‘base’ do estudante. Isso porque é na faixa etária de zero a cinco ou seis anos de idade que ocorre o desenvolvimento social, cognitivo e motor.

Como nessa idade a criança ainda não possui o poder de concentração, portanto, esse desenvolvimento é feito através de brincadeiras e jogos. É através da adaptação dessas brincadeiras que as crianças tem o primeiro contato com as disciplinas que irão aprender no ensino fundamental e médio como matemática, português, artes e outros.

De acordo com a Fátima Guerra, PhD em educação infantil e professora da UNB (Universidade de Brasília), a educação infantil é o momento mais importante da educação, porque você trabalha a estruturação da criança. Portanto a inserção da matéria de educação ambiental nesse momento pode ser crucial para que mais à frente as crianças se tornem adolescentes e adultos que tenham em seus princípios a preservação do meio ambiente.

        Segundo o Referencial Curricular (1998, pg.11), a instituição de educação infantil é um dos espaços de inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas. Portanto, a educação ambiental nesse nível de escolar é importante para que, desde pequeno, o ser humano tenha vinculado a sua moral a necessidade da preservação e, também, para que estar consciente do seu papel no desenvolvimento sustentável de sua sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com