TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA DE CONTROLE INTERNO

Por:   •  10/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  1.750 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCICIOS PROPOSTOS - AUDITORIA

QUESTÕES

CONHECENDO A ESTRUTURA DE CONTROLE INTERNO

Você foi designado pelo gerente do trabalho da Conkir S.A. para examinar os controles internos sobre compras, recepção, armazenagem e entrega de matérias-primas.Você preparou os seguintes comentários, que descrevem os procedimentos da empresa:

Sua tarefa

De acordo com sua opinião, indique quais são as falhas de controle interno e descreva as recomendações propostas.

  1. As matérias-primas, que consistem basicamente em componentes eletrônicos de escuta, são mantidas em um armazém fechado. São funcionários do armazém, um supervisor e quatro assistentes. Todos são bem treinados, competentes e adequadamente aparelhados. As matérias-primas são removidas do almoxarifado somente através de requisições autorizadas por um dos gerentes de produção.

Falha

- Não registrar o momento de entrada das matérias primas

Recomendação

- Informatizar o departamento para que exista um controle das requisições emitidas pelos chefes de produção e ter um controle de saídas das matérias primas

  1. Não há registros permanentes de estoques e por isso os auxiliares do almoxarifado não mantêm registro dos bens recebidos. Para compensar a falta de registros permanentes, um inventário físico é efetuado mensalmente pelos auxiliares do almoxarifado, que são supervisionados pelo chefe do almoxarifado.   Os procedimentos para a tomada dos inventários são adequados.

Falha

- Não há registros permanentes de mercadorias

- As mercadorias recebidas não são registradas pelos funcionários do almoxarifado

- Não há segregação de funções

- Há uma compensação de lançamentos de mercadorias realizadas pelos funcionários

Recomendações

- Como não há registro das mercadorias já inseridas no armazém e as mercadorias recebidas não são registradas, a primeira solução é informatizar o mesmo com sistema de estocagem e recebimento tendo uma junção ao setor de compras, pois, ao realizar o pedido pelo setor de compras automaticamente o departamento de almoxarifado seria alimentado com mercadorias e quantidades que seriam recebidas. Em relação a segregação de funções, o armazém possui quatro auxiliares sendo que cada um teria que ter uma função especifica, sendo avaliado e finalizado pelo superviso. Com a informatização do departamento não será necessário a compensação dos lançamentos que poderia ter uma quantidade de mercadorias não existente no estoque.

  1. Após a contagem física, o supervisor do almoxarifado compara as quantias inventariadas com os níveis de estoque predeterminados.   Se a contagem indica que os estoques estão em um nível abaixo do mínimo, o supervisor insere o item em uma lista de materiais a serem adquiridos e a envia ao funcionário de contas a pagar.   Esse funcionário prepara as ordens de compra com as quantidades que faltam para atingir o mínimo estabelecido pelos procedimentos internos e envia as ordens de compra para os fornecedores de costume.

Falha

- Inserção de mercadorias para compras

- Envio direto do pedido ao departamento de contas a pagar

- Ordem de compras para os fornecedores de costume

Recomendações

- Após a realização do inventário e comparado com o sistema foi alimentado, o supervisor do departamento, emitiria um relatório e encaminharia ao departamento de compras para avaliação da necessidade de compras dos produtos relacionados, verificando os prazos e condições dos produtos no mercado. O relatório do departamento de almoxarifado, não seria enviado para o contas a pagar, e sim como relatado acima, para o setor de compras, onde o mesmo possui capacidade de realizar a cotação de preços com diversos fornecedores.

  1. Quando os materiais pedidos chegam à Conkir S.A., são recebidos pelos auxiliares do almoxarifado que conferem a quantidade recebida com as notas fiscais do fornecedor.   As notas fiscais são carimbadas, datadas e remetidas à contabilidade para o correspondente registro.

Falha

- Recebimento da mercadoria pelos auxiliares de almoxarifado.

- Recebimento da nota no momento do recebimento da mercadoria

Recomendações

- A mercadoria seria recebida por um funcionário destinado aquela função, onde seria conferido através do pedido já cadastrado e alimentado com as devidas quantidades no sistema. Em relação a nota fiscal, uma cópia da mesma seria enviada automaticamente no fechamento do pedido ao departamento responsável para o registro da mesma e conferência, onde seria realizado o processo de contabilidade dos valores.

Exercício de fixação

  1. A implantação de um bom sistema contábil e de controles internos tem como uma das principais vantagens para a companhia:

a)   Proteger seu patrimônio e evitar ressalva no parecer de auditoria, com a adoção de todas as recomendações dos auditores

  1. Dotar a empresa de controle total sobre todas as operações, tornando impossível qualquer possibilidade de roubo e fraudes.
  2. Obter demonstrações financeiras confiáveis, contribuindo, dessa maneira, para a maior lucratividade das operações empresariais.
  3. Diminuir as possibilidades de fraudes, erros e irregularidades, diminuir os riscos de auditoria, contribuir para o aumento da eficácia e eficiência operacional e permitir a apuração de demonstrações contábeis confiáveis para as tomadas de decisões da alta diretoria.
  4. Tornar desnecessária a auditoria interna.

  1. Indique a opção que não representa um ponto forte de controles internos das disponibilidades financeiras da empresa, considerando a execução dos trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis :

a)   Segregação de funções entre controles bancários e registros contábeis.

b)   Sistema formal de autorizações de emissões de ordens de pagamentos

c)   Sistema de Fundo Fixo de Caixa para pagamentos de pequena monta

d)   Contagem física dos cheques emitidos no exercício social auditado

e)   Assinatura dos cheques, sempre, por duas pessoas independentes.

  1. Existem diversos pontos fortes em um sistema de controle interno de estoque eficaz. Identifique a opção que não representa um ponto forte desse sistema de controle interno:

a)   Utilização de coletas de preços para aquisição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com