TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia

Por:   •  6/6/2018  •  Ensaio  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

O que é produtividade A produtividade da economia é medida, normalmente, pela relação entre o Produto Interno Bruto de um país e o número de trabalhadores. Em outras palavras, quanto cada trabalhador produz de PIB para o seu país. A produtividade do trabalhador brasileiro é baixa, cerca de 19% da de um americano, segundo o relatório do Banco Mundial. Mas essa disparidade não é responsabilidade somente do indivíduo. Além da capacidade do trabalhador - e a capacitação, por exemplo, influi no aumento dela - outros fatores são responsáveis pela produtividade. A tecnologia, por exemplo, é um deles. Uma economia que produz mercadorias de baixo valor dificilmente terá alta produtividade. Se essa produção envolve muitos trabalhadores, o índice fica ainda menor. Por exemplo: um país com produção de grãos altamente mecanizada é mais produtivo do que um que consegue colher a mesma quantidade usando muita mão de obra.

Produtividade está aumentando. Mas ritmo é baixo.

 Segundo o Banco Mundial, a produtividade do trabalhador brasileiro aumentou 17% nos últimos 20 anos. Em países de alta renda, esse salto foi de 34%. A melhora da produtividade em 2,5% ao ano poderia garantir ao Brasil um crescimento potencial permanente de 4,4% ao ano. Desde 2010 o país não tem um crescimento dessa magnitude. Algumas das recomendações já faziam parte de um relatório divulgado pelo próprio Banco Mundial em novembro de 2017. Naquele documento, encomendado pelo governo ainda na gestão de Dilma Rousseff, a instituição focava na participação do Estado na economia e o impacto nas contas públicas. Agora, o foco é a melhoria de condições para o crescimento da economia como um todo. Duas causas da baixa produtividade

ECONOMIA FECHADA A economia brasileira é pouco produtiva porque, entre outras coisas, falta competição no mercado, segundo o banco. O relatório é categórico ao afirmar que a economia brasileira é fechada ao mercado externo e que o país perde muito com isso. Nas contas do Banco Mundial, a abertura comercial tiraria seis milhões de pessoas da pobreza. O corte de tarifas de produtos que entram no Brasil poderia aumentar as importações em 6,6% e as exportações em 7,5%. O resultado disso seriam 400 mil empregos a mais. A tese é que, sem concorrência, as empresas nacionais têm acesso a monopólios. Por isso, não teriam incentivo para a inovação e o aumento da produtividade.

BUROCRACIA E INCENTIVOS ERRADOS A competitividade das empresas nacionais é ainda, segundo o documento, prejudicada pelo excesso de burocracia, com um sistema tributário complexo e oneroso e com intervenções estatais erradas. Nesse ponto, o Banco Mundial fala do Simples - regime de tributação especial para pequenas empresas. O programa seria um exemplo de incentivo mal concedido, que prejudica a arrecadação do governo e não beneficia a economia.

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/03/07/Como-o-Brasil-pode-melhorar-a-produtividade-segundo-o-Banco-Mundial

© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Atualmente o tema crescimento e desenvolvimento social, tem sido alvo de discussões, não só no Brasil, mas em todo mundo, visto que esta é uma preocupação mundial. É um tema bastante amplo, pois engloba vários conceitos e indicadores sobre a questão social de um país, sobre suas prioridades e diversidades, sobre estratégias de busca para igualdade social. Apenas em um item existe uma concordância absoluta, é que tanto o crescimento econômico quanto o desenvolvimento social, é uma luta constante em todos os países e faz parte dos objetivos de todos governantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com