TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Política

Por:   •  1/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DE ECONOMIA POLÍTICA

Prof. Jeferson Cararo, Msc.

  1. O que expressam os pontos de uma Curva de Possibilidade de Produção? Como é possível deslocá-los?

A CPP é expressa em um gráfico onde se faz uma comparação de produção entre dois produtos produzidos pela mesma entidade. Os pontos desse gráfico mostram as melhores possibilidades de combinação da produção dos dois produtos, tal como as menos eficientes, ou seja, quando há ociosidade de recursos ( recursos não utilizados) ou quando são insuficientes para determinada produção. Na prática, o gráfico permite que a indústria analise com antecedência quais produtos poderiam ser produzidos em maior quantidade e por mais tempo.

Os pontos se movimentam de acordo com a capacidade que a empresa tem de gerir seus recursos para a produção, sendo eficiente ou não.

  1. De que modo as famílias fazem parte dos mercados de bens e de fatores de produção?

As famílias representam demanda no mercado de bens, pois consomem produtos e serviços.

[pic 1]

Já no mercado de fatores, as mesmas, representam oferta, pois ofertam sua mão de obra no mercado de trabalho.

3. Conceitue e represente graficamente as Leis Gerais da Demanda e da Oferta.

Lei de demanda: quanto menor o preço, maior é a demanda. Esta lei admite duas exceções, os bens de Veblen, que representam os ostentatórios; e os bens de Giffen, que são de pequeno valor monetário mas de grande importância, bens que sempre serão consumidos.

Lei da oferta: quanto maior o preço, maior é a quantidade disponível. Esta lei não admite exceções. “Quanto mais me pagam, mais eu produzo”.

[pic 2]

  1. Defina e represente graficamente o funcionamento de fluxo Circular de Renda.
  • um modelo que explica a interação entre os agentes da economia - família, empresas, governo. Essa interação acontece em dois mercados diferentes : o de bens e serviços ( oferecidos pelas empresas e consumidos pelas famílias) e o mercado de fatores ( oferecidos pelas famílias e consumidos pelas empresas).

[pic 3]

  1. Com relação às conclusões de Adam Smith, descreva o que ele propôs em sua principal obra, que acabou por determinar os rumos econômicos das sociedades seguintes ao seu tempo?

Smith defende um modelo de capitalismo libera, onde o governo não interfere no mercado, pois o mercado tem dinâmica própria, para a qual é necessária uma segurança institucional, que aí sim, seria fornecida pelo estado.

De acordo com ele, uma economia livre de interferência tem capacidade de, através do trabalho e da mão de obra especializada, gerar aumento de produtividade e por consequência acúmulo de capital. O que refletirá nos salários dos trabalhadores, automaticamente rendendo mais produtividade,e assim por diante. Na época (1776), o autor descreveu essa dinâmica como uma “mão invisível do mercado”.

Em teoria, essa economia concorrencial dá ao indivíduo a capacidade de se desenvolver, fazendo com o mesmo desenvolva também a coletividade.

6. Para Adam Smith, onde está a riqueza de uma nação? Porque?

Adam Smith escreve que “o trabalho é a verdadeira troca por mercadoria”.

Para ele, a riqueza das nações está na especialização de mão de obra através da divisão do trabalho. Pensando no exemplo de uma empresa, onde cada funcionário fica responsável por uma etapa do processo produtivo, cada um se tornará especialista na função que desempenha, tornando o processo muito mais rápido e eficaz, ao invés de todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (114.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com