TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração de Projeto de Pesquisa

Por:   •  19/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA (UVA)

METODOLOGIA CIENTIFICA

Elaboração de Projeto de Pesquisa

 

JULIA GONZALEZ

CABO FRIO – RJ 2021

Sentimento do investidor, incerteza econômica e política monetária no Brasil

A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo analisar o impacto da incerteza econômica e da política monetária do Brasil no sentimento do investidor. Observações preliminares mostram que a incerteza econômica e os choques cambiais são transmitidos ao mercado de ações por meio das reações dos investidores às notícias econômicas e cambiais, porque afetam diretamente o risco das ações e a aversão ao risco dos investidores. O sentimento do investidor pode ser definido como crenças sobre fluxos de caixa futuros e riscos relacionados ao investimento, que não são razoáveis ​​a partir das informações disponíveis aos investidores, portanto, não são razoáveis

Para esclarecer este aspecto, procuramos quatro variáveis ​​que representam os principais e mais reportados mecanismos de transmissão da incerteza económica e da política monetária e uma variável que representa o sentimento do investidor. As variáveis ​​utilizadas têm frequência mensal e incluem um total de 171 observações de janeiro de 2006 a março de 2020.

Para investigar a relação entre as variáveis, este estudo utilizou o modelo ARDL desenvolvido por Pesaran e Shin (1999) e Pesaran et al.

 Este método é superior a outros testes de cointegração e modelos vetoriais autoregressivos. A partir do modelo de defasagem de distribuição autorregressiva, verifica-se que os investidores são sensíveis a esses mecanismos de diferentes maneiras no curto e no longo prazo. Esse resultado é consistente com desenvolvimentos teóricos (Kurov, 2010; Silvia & Iqbal, 2011; Vuchelen, 2004) e estudos empíricos e experimentais recentes (Cohen & Kudryavtsev, 2012; Menkhoff & Rebitzky, 2008; Zhang, 2019).

 Embora os resultados obtidos sejam teórica e praticamente orientados, esta pesquisa apresenta limitações. Pesquisas futuras podem explorar a política monetária e outras variáveis ​​macroeconômicas com mais profundidade.

ISSN  1519-7077

QUALIS A2

Revista Contabilidade e Finanças

https://www.scielo.br/j/rcf/a/ZjPqyjRHyCNd5Mhjyfrsrkd/abstract/?lang=pt

https://www.scielo.br/j/rcf/a/ZjPqyjRHyCNd5Mhjyfrsrkd/?lang=pt

Como vimos no resumo da pesquisa aqui fornecido, a incerteza causada pela pressão política levou à depreciação da taxa de câmbio, que por sua vez se reflete na inflação e nas taxas de juros. As políticas do Brasil mais uma vez causaram volatilidade no mercado, e essa situação não deve mudar até as eleições de 2022.

A incerteza também amedrontou os investidores, que agora exigem maior retorno do investimento no país, o que prejudica o crescimento econômico e gera empregos. Além disso, há outras crises que se intensificaram, como a crise da água e a crise da cadeia de abastecimento global, que acabam por prejudicar o já frágil crescimento econômico. Acho que diante disso, já conhecemos os problemas existentes e as incertezas, por isso devemos buscar a verdade nos fatos. Devemos encontrar soluções, sejam de curto ou curto prazo. Mostrar uma proposta e apresentar dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (213.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com