TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura e Organização Micro Empresas

Por:   •  12/4/2018  •  Dissertação  •  31.311 Palavras (126 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 126

FACULDADE ALVES FARIA– ALFA[pic 1]

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Ionara Lúcia de Melo Castro Oliveira

ESTRUTURA, GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL PARA APLICAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DE GOIÁS: NORMAS E PROCEDIMENTOS.

GOIÂNIA

JUNHO DE 2015

FACULDADE ALVES FARIA – ALFA[pic 2]

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Ionara Lúcia de Melo Castro Oliveira

ESTRUTURA, GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL PARA APLICAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DE GOIÁS: NORMAS E PROCEDIMENTOS.

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Profissional em Administração da Faculdade Alves Faria como requisito parcial para obtenção do título de Mestre Profissional em Administração, sob orientação do Professor Doutor Mariano Yoshitake.

       Linha de Pesquisa: Gestão Integrada de Finanças

GOIÂNIA

JUNHO DE 2015

FACULDADE ALVES FARIA – ALFA[pic 3]

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Ionara Lúcia de Melo Castro Oliveira

ESTRUTURA, GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL PARA APLICAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DE GOIÁS: NORMAS E PROCEDIMENTOS.

AVALIADORES

Prof. Dr. Mariano Yoshitake

(orientador – Faculdade Alves Faria)

Prof. Dr. Bento Alves Filho

(membro – Faculdade Alves Faria)

Prof. Dr. Carlos Henrique Silva do Carmo

( Universidade Federal de Goiás)

GOIÂNIA

JUNHO DE 2015

[pic 4]

AGRADECIMENTOS

A Deus, Pai e Criador, que me concedeu, nesta trajetória, a graça de perseverar.

A meu Esposo, que comigo trilhou rumo à conquista deste objetivo, completando o que em mim faltava e me dando suporte em meio a tantas madrugadas ausentes.

À minha Mãe, pelas oportunas palavras e apoio.

Às minhas três pequenas Princesas, que compreenderam inocentemente a opção da Mamãe em buscar ser melhor por elas por meio do mestrado.

Aos amigos, principalmente aos professores.

Ao meu orientador, Prof. Mariano Yoshitake, por ser uma referência em competência, disciplina e sabedoria. Um exímio contador e docente.

Aos Professores e Colegas do mestrado.

Aos Micro e Pequenos Empresários, que contribuíram para esta pesquisa.

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, sem a qual não seria possível a concretização deste sonho a partir da realização desta pesquisa.

[pic 5]

Ser um Empreendedor

Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos.

É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças.

É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola.

É tomar atitudes que ninguém tomou.

É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória.

É não esperar uma herança, mas contribuir uma história.

Augusto Cury

RESUMO[pic 6]

OLIVEIRA, Ionara Lúcia de Melo Castro. Estrutura, gestão financeira e contábil para aplicação nas micro e pequenas empresas do estado de Goiás: normas e procedimentos. Mestrado Profissional em Administração das Faculdades Alves Faria (ALFA). Goiânia, 2015.

O presente estudo objetiva apresentar conhecimento e análise de quatro áreas específicas que envolvem planejamento e execução eficazes, demonstrando a elaboração e aplicação de uma estrutura de organização e contabilidade com intuito de gerenciar o ciclo financeiro e contábil das Micro e Pequenas Empresas no Estado de Goiás. As áreas específicas da estrutura de organização e contabilidade destes tipos de empresas envolvem, respectivamente, as finanças, a organização societária, a tributação e as informações socioeconômicas e ambientais. Torna-se necessário abordar a base conceitual relacionada a cada área, bem como referências legais, normas e procedimentos a ela inerentes, para, em seguida, identificar a percepção dos gestores e sócios das MPE’s com relação à sua aplicabilidade nas situações práticas de gestão. A investigação possui caráter qualitativo, com ênfase no processo exploratório-descritivo. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2015, a partir da amostra constituída por micro e pequenos empresários de alguns municípios do estado de Goiás. Utilizou-se de questionário com perguntas de múltipla escolha para a coleta dos dados e posterior análise e avaliação das respostas. Os resultados da pesquisa indicaram que as MPEs organizam-se a partir do modelo de Estrutura Simples, com reduzida divisão de trabalho e centralização de chefia e processo de tomada de decisão. Não fazem uso das demonstrações contábeis, bem como não observam o processo de integração existente entre aplicação, captação de recursos, avaliação de capital e gestão de custos. Não realizam atividade de pesquisa e desenvolvimento, não se atentam à apuração de informações sócio ambientais, desconhecem os riscos operacionais e mensuram o capital de giro segundo as necessidades emergenciais e demanda. De modo semelhante, não possuem um sistema de gestão de custos consistente, desconhecem a terminologia de custos e são altamente dependentes do profissional contábil. Por fim, foi identificado um modelo de estrutura a ser conhecido em suas áreas específicas que, posteriormente, foi adotado pela maioria dos sócios e gestores, atendendo à perspectiva da utilização da ferramenta de gestão e contabilidade por parte das Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (218.1 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (678.4 Kb)  
Continuar por mais 125 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com