TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Finalidade das análises das demonstrações contábeis é mostrar de forma detalhada a situação econômica

Por:   •  5/2/2018  •  Artigo  •  3.895 Palavras (16 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 16

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS:

APLICADA A EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

ANALYSIS OF FINANCIAL STATEMENTS:

APPLIED TO SMALL BUSINESS

AZEVEDO, Juliana Paez dos Santos[1]

BRUSCH, Igor Italvino [2]

FERREIRA, Sâmara Thalita[3]

VIDAL, Elen Laryssa de Arruda [4]

MATOS, Robson Jorge de Luna [5]

OLIVEIRA, Gliciene Ramalho de[6]

RESUMO: A finalidade das análises das demonstrações contábeis é mostrar de forma detalhada a situação econômica, financeira e patrimonial de determinada empresa. Existe a análise vertical, horizontal, dos índices, entre outras. A análise vertical é a comparação de contas e subgrupos dentro da própria demonstração identificando o percentual de participação de cada conta em relação ao grupo ou dentro de um período. A horizontal identifica o progresso ao longo do tempo das contas que integram a demonstração, sendo analisado o ano atual em relação ao ano anterior. Já a análise dos índices é de grande importância para conhecer a situação econômico-financeira da empresa, esses índices são aplicados nas demonstrações, destacando-se entre eles, os índices de solvência ou liquidez. Este artigo acadêmico irá mostrar a relevância da contabilidade gerencial, que em conjunto com a as demonstrações contábeis são indispensáveis para o crescimento de uma entidade, onde o planejamento financeiro será melhor elaborado se a empresa conservar um sistema de contabilidade integrado, que possibilite a qualquer tempo utilizar dados contábeis e gerenciais, onde essas informações de grande relevância, serão a base de uma administração segura e bem sucedida. Tendo em vista que com a concorrência de mercado o empresário não pode ficar preso apenas ao fato de ter grande experiência em seu ramo de atuação, deve acompanhar as mudanças e se adequar as tecnologias, não só pensando no hoje, mas sempre no futuro, sendo visionário.

Palavras-chave: Demonstrações Contábeis. Análise Vertical. Análise Horizontal.

ABSTRACT: The purpose of the analysis of the financial statements is to show in detail the economic, financial and equity situation of a particular company. There is the vertical, horizontal analysis of the indexes, among others. The vertical analysis is the comparison of accounts and subgroups within the own demonstration identifying the percentage of participation of each account in relation to the group or within a period. The horizontal identifies the progress over time of the accounts that comprise the demonstration, being analyzed the current year in relation to the previous year. The analysis of the indexes is of great importance to know the economic-financial situation of the company, these indices are applied in the statements, standing out among them, the solvency or liquidity indexes. This academic paper will show the relevance of managerial accounting, which together with the financial statements are indispensable for the growth of an entity, where financial planning will be better elaborated if the company maintains an integrated accounting system that enables at any time using accounting and management data, where this information of great relevance will be the basis of a safe and successful administration. Considering that with the market competition the entrepreneur can not be stuck only because he has great experience in his field of action, he must follow the changes and adapt the technologies, not only thinking about today, but always in the future, being visionary.

Keywords: Accounting statements. Vertical Analysis. Horizontal Analysis.

INTRODUÇÃO

Este artigo acadêmico tem como finalidade analisar as demonstrações contábeis de duas empresas de pequeno porte, que iremos chamar de “Empresa A e Empresa B”, e dividi-las em partes, onde se recomenda a análise mensal dos resultados, por se tratar de um método de vital importância para aferir o funcionamento e/ou, desempenho, onde esta auxiliará com a finalidade de orientar as medidas necessárias a fim de aprimorar a ação das áreas comerciais, de custos, financeira, e demais.

A importância das análises das demonstrações contábeis, principalmente do Balanço Patrimonial (BP), e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) está na exclusiva essência da contabilidade, não se resumindo a contabilidade apenas aos registros dos fatos contábeis, indo, além disso, principalmente em dominar os fatos econômicos e financeiros do patrimônio da entidade. O BP é uma reprodução sucinta e também essencial, dos valores patrimoniais, todavia a contabilidade é proativa e desembaraçada, se pretendermos analisar algumas peculiaridades do cenário econômico e financeiro do patrimônio de uma entidade, é importante se valer da metodologia de avaliação.

As técnicas de análise de balanços, embora tenham suas limitações, são ferramentas gerenciais de grande importância, sendo assim, iremos abordar duas técnicas aplicadas, transmitidas e aceitas nas empresas, que são: Análise Horizontal e Análise Vertical.

O artigo apresentado se firmou em explanar alguns dos fundamentais fatores citado por autores que serão aludidos no fluir do artigo. A relevância e aplicação das análises vertical e horizontal, os reflexos positivos e negativos apresentados no BP e na DRE, e ainda os fatores que propagam a que ponto está à rentabilidade da empresa, serão os objetivos a serem expostos por este artigo. A demonstração aglutinada dos mesmos prosseguirá na estrutura de analise vertical e horizontal das Empresas A e B, através dos demonstrativos contábeis, salientando a transformação dos parâmetros financeiros na análise dos períodos de 2014, 2015 e 2016.

A problemática irá perpassar pelas informações mencionadas, e utilizando os índices de comparação de duas empresas de pequeno porte, onde uma apresenta lucro, e outra apresenta prejuízo, têm-se então como problema, responder as seguintes questões: Por qual motivo, duas empresas de pequeno porte, com o mesmo regime de tributação, com suas sedes situadas no mesmo Estado e Cidade, apresentam tão grande disparidade em seus resultados, uma com saldo superavitário e outra com saldo final deficitário? Ambas as empresas, apresentam bom fluxos de atividades, com muita rotatividade de entrada e saída de mercadorias. Em quais situações se apresenta a discordância das informações, seria na gestão empresarial, ou na gestão na contábil das empresas pesquisadas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com