TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE LUCRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PIZZARIA ARTESANAL EM SANTA MARIA-RS

Por:   •  3/4/2022  •  Monografia  •  8.943 Palavras (36 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 36

GESTÃO DE LUCRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PIZZARIA ARTESANAL EM SANTA MARIA-RS[1]

Ricardo Roberto Roque[2]

Faber Brum da Costa[3]

Resumo: O ramo de produtos alimentícios vem crescendo nos últimos tempos, em especial, produtos que podem ser consumidos imediatamente, seja in loco ou por delivery, apesar disso, ainda são poucos trabalhos acadêmicos que trazem informações que auxiliem na tomada de decisão e continuidade desse tipo de  negócio. Para isso, o objetivo principal desse trabalho  foi  compreender como os métodos de custeio e os padrões de precificação poderiam  contribuir na precificação e na lucratividade dos produtos de uma pizzaria artesanal, localizada na cidade de Santa Maria – RS. Trata-se de um estudo de caso, de  natureza é aplicada, quanto aos objetivos ela é explicativa, de abordagem qualitativa e a coleta de dados ocorreu através de pesquisa documental, levantamento, observação. Através de um mapa de apuração de custos, obtiveram-se informações como: o faturamento, ponto de equilíbrio e margem de contribuição. Ao término do estudo entendeu-se que os dois métodos de custeio são complementares, pois, cada um satisfaz necessidades específicas, como legais no caso do absorção e de gestão no caso do variável. Sobre a formação do preço de venda, foi possível compreender que os preços praticados e determinados pelo empirismo, não fornece  ao gestor a certeza de lucro no preço de venda praticado, e que  somente através da aplicação de um método para determinar o preço como Markup,  é possível determinar um valor de venda que cubra todos os custos e despesas e ainda gere lucro. Por fim, foi possível concluir que os métodos de custeio  e precificação podem contribuir na precificação e na lucratividade dos produtos de uma pizzaria artesanal.

Palavras-chave: Gestão de lucro. Métodos de Custeio. Precificação. Pizzaria Artesanal

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A boa gestão de uma empresa depende da tomada de decisão dos seus gestores, os quais são desafiados diariamente a minimizar o erro das suas escolhas. Bruni e Famá (2019) aponta que, dos aspectos financeiros de qualquer empreendimento, um dos mais importantes é a fixação dos preços dos produtos e serviços comercializados. Trata que, na arte do negócio, do sucesso de uma empresa comercial, pode até não estar ligado à definição responsável dos preços, porém um preço equivocado, certamente, causará sua ruína.

As decisões influenciam na continuidade da entidade, na manutenção dos empregos e produção de lucro aos sócios, por isso, não podem se basear em “achismos”. Conforme Yanasi (2018, p. 75), os comerciantes apostam mais em seu feeling para os negócios do que em criar um sistema de controle de estoque, o custo e o giro das mercadorias, bem como o da sua reposição e o lucro, por exemplo.

Contra essa concepção, a proposição de estratégias requer o conhecimento técnico daquilo que o negócio necessita, tendo como parâmetro o objetivo de seu negócio. Para se obter uma boa margem na elaboração dos preços, não existe o acaso, isso está aliado ao conhecimento técnico. Nesse sentido, Bernardi (2017, p.124) destaca que, muitas vezes, sem preparação até acontecer uma boa margem de negócios, mas é raro, é preciso um conjunto de fatores para isso, como estar no lugar certo com produto certo na hora certa e preço certo.

Fica evidente que, para formulação do preço de venda de um produto ou serviço, é necessário muito mais que a sorte ou o acaso, é preciso de ferramentas que deem subsídios na tomada de decisão que impactará no futuro da entidade. Por isso, em um cenário cada vez mais competitivo, como se apresenta nos dias atuais, as decisões poderão representar o êxito ou o insucesso do empreendimento.

Invariavelmente, haverá o momento em que o gestor ficará diante de uma das decisões mais importantes que deverá tomar: o preço que será definido sobre o produto comercializado ou o serviço prestado. Trata-se de uma tarefa muito complexa, porém, com uso de ferramentas adequadas, poderá facilitar esse processo decisório. Moreira, Oliveira, Furlan, Brito e Gaio (2015), então, comentam que as empresas, de um modo geral, necessitam de ferramentas que as auxiliem a se manterem de maneira vantajosa em relação aos seus concorrentes.

Através de técnicas contábeis, apuraram-se os dados do sistema de produção (custos) e da parte administrativa (despesa), a fim de realizar uma correta alocação dos custos aos produtos, com o intuito de gerar informações úteis para tomada de decisão do empresário. Yanase (2018, p.17) aponta que “[...] mesmo que o mercado defina o preço do produto, da mercadoria ou do serviço, ter o conhecimento da estrutura de custos é muito importante, pois só será possível melhorar a margem de lucro se houver redução nos custos”.

O ramo de produtos alimentícios vem crescendo nos últimos tempos, em especial, produtos que podem ser consumidos imediatamente, seja in loco ou por delivery. Os alimentos prontos estão ganhando cada vez mais espaço em uma sociedade que busca, crescentemente, ganhar tempo. Nesse contexto, encontra-se, aqui no Brasil, um tipo de estabelecimento comercial que faz grande sucesso: as pizzarias. Além de ser um ambiente que proporciona a confraternização, é responsável por grande movimentação econômica e promoção de emprego.

O título deste trabalho, denominado “Gestão de lucro: um estudo de caso em uma pizzaria artesanal em Santa Maria-RS” compõe o escopo da gestão de custos e está ligado à necessidade em se trabalhar com micros e pequenas empresas, pois ainda são poucos explorados na literatura. Kaurak, Manhães e Medeiros (2010) afirmam que “[...] os temas podem surgir da observação do cotidiano, da vida profissional, do contato e relacionamento com especialistas, do feedback de pesquisas já realizadas e do estudo de literatura especializada”.

A partir disso, o presente trabalho fundamenta-se no seguinte questionamento: Como os métodos de custeio podem contribuir na precificação e na lucratividade dos produtos de uma pizzaria artesanal?Para isso, o objetivo principal é compreender como os métodos de custeio e os padrões de precificação podem contribuir na precificação e na lucratividade dos produtos de uma pizzaria artesanal. Assim, os objetivos específicos são: analisar possíveis diferenças entre os métodos de custeio Absorção e Variável, juntamente com a estrutura de custos, despesas e receitas e definição de preços; verificar, com simulações, os cálculos do custo final dos produtos, a partir de cada um dos métodos, juntamente com apresentação de um comparativo com os preços finais, a partir da formação do preço de venda praticada pelo proprietário e o método de formação de preço Markup; apontar possíveis resultados provenientes das escolhas entre os métodos apresentados e seu impacto na lucratividade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.5 Kb)   pdf (285.6 Kb)   docx (88.8 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com