TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica

Por:   •  26/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi construído pela interação de um grupo em um ambiente virtual. Dentre as 10 escolas apresentadas pelo autor, o grupo escolheu a escola do Planejamento para analisar. Este trabalhoversará sobre o conceito e, também, pontuará asprincipais características da escola do pensamento estratégicoeleita. E, para finalizar, buscará identificar uma empresa que apresente características associadas à essa determinada escola.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A Escola do Planejamento

A escola de Planejamento traz a maior parte das ideias da escola de Design, além de estar englobada nas escolas prescritivas, juntamente com as escolas do posicionamento e do design. Em adição, defende que o processo estratégico não é algo apenas mental e, portanto, deve ser formalizado. A base do sucesso dessa escola está em sua implementação e na forma de como será controlada, pois, está diretamente voltada a pontos específicos como objetivos, metas, estratégias, planejamento dentre outras características operacionais, tendo sempre como objetivo a melhora da empresa.

Na escola de Planejamento a estratégia é vista como formal e controlada pois é desdobrada em diferentes níveis e apoiada em check lists e controle analíticos, como centralizada pois o processo é elaborado por uma equipe de executivos e aprovada pelo diretor-presidente (CEO) e prática pois os processos levam as estratégias que são colocadas em prática considerando seus prazos, custos e padrões de qualidade.

O animal que representar esta escola é o ESQUILO, por sua sabedoria para gerir e organizar os recursos necessários para situações adversas.

2.4. A EMPRESA ESCOLHIDA: AMBEV

A Empresa em que evidenciamos as algumas características da Escola do Planejamento é a Ambev.

A AmBev surgiu em 1999, com a união de duas grandes empresas, a Cervejaria Brahma e a Companhia Antarctica.

O grupo é atualmente é proprietário de diversas marcas de bebidas populares como a cerveja Skol, Brahma, Budweiser, e refrigerantes como guaraná Antártica, Pepsi, Sukita e H2O, entre outras.

Ela adquiriu o conceito de escola de planejamento, pois, seus produtos são baseados em processos com qualidade, utilizando processos de auditorias, avaliação de estratégias, entre outros.

3. CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

Comparando a escola do planejamento com as demais apresentada no conteúdo, consideramos umas das mais importantes e completas por estar diretamente ligada a configuração estrutural de uma empresa tanto internamente atuando nas divisões hierárquicas e no quadro de colaboração quanto externamente na dimensão, idealização da organização, poder, meio envolvente, tecnologia e estratégia da empresa. A realização desde trabalho foi de extrema importância, pois agregou muito valor com o aprendizado obtido, onde conhecemos sobre as escolas de pensamento estratégico, tendo escolhido a escola do planejamento como enfoque, expandindo nossa visão quanto a importância e funcionamento das escolas nas empresas, além de proporcionar uma experiência de troca de conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com