TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Orçamentaria

Por:   •  30/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.963 Palavras (16 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 16

2. ADMINISTRAÇÃO GERAL

Numa época de complexidades, mudanças e incertezas como a que passamos hoje, a administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. Para Bateman (1998) uma organização é um sistema administrativo projetado e operado para atingir determinado conjunto de objetivos, não é um grupo de pessoas que estão juntas por acaso, ela estabelece consciente e formalmente para atingir certos objetivos que seus membros não estariam capacitados a atingir por si sós.

E são de fundamental importância às empresas terem o conhecimento e saber os benefícios que trazem a administração. Nas palavras de Chiavenato (2000) administrar é colocar os objetivos propostos pela empresa em prática, através de um planejamento, organização e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa. Então administrar é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais a fim de alcançar os objetivos determinados de maneira eficiente e eficaz.                                                                                                                                      

A administração e uma ferramenta que auxilia e define e orienta os administradores em diversos aspectos. Para Harding (1992) os administradores necessitam de uma gana de habilidades para fazer as coisas com sucesso, habilidades são conhecimentos específicos que resultam em entendimento, informação, prática e aptidão, embora os administradores necessitem de muitas habilidades individuais pode-se dizer que as habilidades são divididas em três categorias: habilidade técnica, que é poder desempenhar uma tarefa especializada que envolve certo método ou processo, habilidade interpessoais e de comunicação que influencia o modo como o administrador trabalha com as pessoas pelo fato de os administradores terem de lidar com outras pessoas devem desenvolver as habilidades de conduzir, motivar e comunicar-se eficazmente com aqueles que o circundam, a habilidade de se relacionar bem com diversos tipos de pessoas e trocar informações com eles é vital para uma carreira de administração bem-sucedida, e as habilidades conceituais e de decisão que envolve o reconhecimento de questões complexas e dinâmicas, resolvendo problemas para os benefícios da organização e de todos envolvidos, na medida em que se adquirem maiores responsabilidades, devem-se exercitar as habilidades conceituais e de decisão com frequência crescente.

Nas palavras de Bateman (1998) os melhores administradores são lideres que são participantes ativos nos departamentos e organizações pelos quais são responsáveis, eles não podem ser passivos ou observadores desligados, sentados num escritório sem contato com os funcionários e as operações.

Segundo Harding (1992, p.17) “o administrador deverá elaborar um planejamento estratégico que é razão por que certas companhias sempre parecem ter o melhore produto”.  

O mundo de hoje engloba uma sociedade de organizações, onde toda a atividade ligada à produção de bens e serviços envolve o planejamento, organização, direção e controle dentro dessas organizações.

2.1 PLANEJAMENTO

No mercado de hoje as empresas tende a se precaver de alguma forma para que possa enfrentar as mudanças de forma mais segura e proporcionar saída com eficiência quando se deparar com algum conflito.

Para Bateman (1998) planejar é especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente ás ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos, incluindo a análise de situação atual, a antecipação ao futuro, a determinação de objetivos, a decisão sobre em que tipos de atividades a organização deverá se engajar escolher estratégias corporativas de negócios determinando os recursos necessários para atingir as metas das organizações.

Em relação a organizar significa reunir e coordenar os recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atingimento dos objetivos, incluindo atividades para atrair pessoas para organização, especificando responsabilidades por tarefas agrupando as tarefas em unidades de trabalho, ordenar e alocar recursos e criar condições tais que as pessoas e as coisas trabalhem juntas para alcançar o máximo de sucesso.  

  Mais o planejamento não pode ser avaliado como ferramenta única ou de alta definição com inicio meio e fim, pois devido ao mercado acarretara mudanças. Para Stone e Freeman (1994, p. 136) “Planejamento, obviamente, não é acontecimento único, com inicio e fim determinados. Ao contrario, pois é um processo permanente, que reflete e se adapta á mudança em ambos os ambientes de ação direta e indireta”.

Para Oliveira (2010 p.3) “Existe certa dificuldade, quando da conceituação da função do planejamento na empresa, de estabelecer sua real amplitude e abrangência”.

Afirma Robbins e Decenzo (2004) pode-se definir o planejamento em dois termos formal e informal. Onde todos os gerentes se envolvem no planejamento, mesmo que seja de inconstância informal. No planejamento informal geralmente pouca coisa é escrita se há alguma, e o que deve ser alcançado está numa variedade pequena onde abrange poucas pessoas. Além do mais, os objetivos traçados pela organização raramente são proclamados.

Frente a isso Oliveira (2010) imediatamente do planejamento formal os objetivos específicos são delegados e disponibilizados aos membros da organização. Isso caracteriza que a gerencia claramente define o caminho que quer seguir, a fim de ir de onde está e alcançar o que pretende.

Pode-se afirmar que as organizações precisam de um apoio e de direção, para que isso aconteça é necessário esboçar um planejamento. Nesse sentido, para Stone e Freeman (1994, p.136) “sem plano, administradores não podem saber como devem organizar a pessoas e os recursos; podem até mesmo não ter uma ideia claro sobre o que precisam organizar. E sem um plano, não podem liderar com confiança ou esperar que os outros os sigam”.

Porque os gerentes devem planejar formalmente?                                                                Os autores Robbins e Decenzo (2004, p.55) afirmam que ´”Os gerentes devem se envolver no planejamento por, pelo menos, quatro motivos”. Conforme apresentado quadro 1:

Quadro 1: Causas das mudanças no ambiente                                                                                                           [pic 1]

                                                                                                                       [pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com