TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Tributaria

Por:   •  12/11/2021  •  Artigo  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 8

1 O QUE É GESTÃO TRIBUTÁRIA

É um processo de gestão das características fiscais de uma determinada empresa, com o objetivo de adequação e planejamento, visando o controle das atividades diretamente relacionadas com os impostos.

1.1 ATUAÇÃO

Basicamente, os executivos trabalham no departamento tributário da empresa certa.

Isso não significa que este departamento seja o único dirigido pela direção. Outros departamentos que influenciam a receita tributária (como o Departamento de Comércio) também devem estar dentro do escopo da administração tributária.

O erro mais comum que as empresas cometem é focar muito no sistema tributário, esquecendo que outros departamentos também produzem sistemas tributários.

 
1.2 OBJETIVOS

A gestão não pretende “fazer”, mas “fazer”. O objetivo desta administração é:

  • Corrija quaisquer possíveis interpretações errôneas e erros no cumprimento das obrigações financeiras e procedimentos da empresa.
  • Evite emergências fiscais (multas e sanções), bem como pagamentos indevidos de impostos.
  • Use meios legais para economizar impostos.


1.3 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO TRIBUTÁRIA

O sistema tributário brasileiro é notoriamente complexo, faz parte do que se chama de "custo brasileiro".

Existem muitos impostos que são necessários em nosso país, incluindo impostos, taxas e doações.

O excesso de impostos inviabiliza muitos empregos e cabe ao gestor possibilitar, com custo, a continuidade de determinados produtos e serviços, a um preço condizente com o que o mercado consumidor deseja pagar.

No entanto, ainda existe muita legislação que rege o sistema tributário, que vem de 3 contribuintes (União, Distritos e Municípios).

Cálculos complexos mostram que um contador, para acompanhar essas mudanças, precisa aprender centenas de regras (regras, regulamentos, instruções gerais, ações, etc.) a cada ano.

E ainda, há dezenas de obrigações acessórias que uma empresa deve cumprir para tentar estar em dia com o fisco: declarações, formulários, livros, guias, etc.

Se esses conflitos não bastassem, ainda haveria uma carga financeira direta de tributos, que chegaria a 40% do faturamento da empresa. Só o ICMS pode incidir 18%, IPI 10%, PIS e COFINS, até 9,25%, além de Imposto de Renda, Contribuição para Benefício Público, INSS, FGTS, Contribuição Sindical, IPTU, IPVA, etc.

Assim, a grande quantidade de informações e sua complexidade contínua acabam por dificultar a implantação de processos e o planejamento. Os responsáveis ​​pela tributação das empresas têm pouco tempo para se dedicar ao estudo das leis pertinentes, para deixar de cumprir os procedimentos e para pagar impostos, por vezes de forma indireta ou indevida.

Em linha com isto, importa referir que numa empresa de média dimensão, várias pessoas, para além das que trabalham directamente na área fiscal, estão envolvidas em processos fiscais. Um exemplo é o pagamento de funcionários, a emissão de notas fiscais e o cálculo de impostos.

Portanto, a adoção de um sistema, de forma normal e sistemática, pelo menos dará à empresa as condições que ela precisa para exigir das vítimas de seus conhecimentos e ideias, para fazer frente à "inundação tributária" em que operam. . todos os dias.

1.4 A IMPORTÂNCIA DO SUCESSO DA PRODUÇÃO E DA GESTÃO DE APOIO DOS IMPOSTOS - IPI, ICMS E ISS - OBTENDO PRODUTOS DE ALTO PRODUTO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS.

 

Três fatores determinam o cumprimento dos tributos sobre a produção e a circulação - IPI, ICMS e ISS - no atual ramo de atividade econômica das empresas.

O primeiro é sensibilizar as empresas para o nível crítico de complexidade e complexidade da legislação relativa aos elementos estruturais e à implementação sistemática da carga tributária acima referida.

Em segundo lugar, é a condenação dos empresários de que este tipo de impostos representa um encargo financeiro significativo para as empresas.

Em terceiro lugar, por outro lado, o reconhecimento dos empresários de que a obtenção de uma dedução formal do imposto sobre a venda de produtos industriais, mercadorias ou, por outro lado, a prestação de serviços, será, como resultado, reduções equitativas, em relação a seus vários valores e, como tal, vão aumentar seus negócios.

 Com efeito, tendo em conta a interdependência e o impacto destes fatores na constituição e no desenvolvimento dos segmentos empresariais societários, é possível sublinhar que uma administração fiscal eficaz tem assumido, dia a dia, uma posição elevada no planeamento estratégico. atividades comerciais de organizações comerciais.

  

No entanto, é de referir que existem empresários interessados ​​em alcançar um elevado nível de eficiência da administração fiscal na condução dos seus negócios, bem como profissionais que se empenham em desenvolver a sua engenhosidade e, sobretudo, as competências criativas na área. de estratégias de gestão fiscal, enfrentam sem dúvida a notória carência de documentos pragmáticos sobre a estrutura e funcionamento da administração tributária das sociedades para a sua atividade empresarial, nomeadamente: documentos intencionais e práticos relativos ao planeamento, consolidação e controlo do imposto sobre as sociedades.

 Portanto, o valor prático desses tributos - IPI, ICMS e ISS - no mundo dos negócios - que decorre, inevitavelmente, dos fatores acima - sempre exigiu expressivos investimentos de poder e recursos no corpo gerencial das organizações empresariais para a aquisição de conhecimentos técnicos , ideias e programas - uma conciliação completa dos aspectos setorial, comercial e financeiro, visando ao cancelamento legal, redução ou reversão da carga tributária.

 Essas ideias e planos baseiam-se no direito de economizar impostos, enquanto seu curso apoia os contribuintes na realização de ações que levem a menores resultados fiscais.

 No domínio do direito estatutário, esta competência dos contribuintes limita-se apenas à estrita observância dos fundamentos dos requisitos legais e legais indispensáveis ​​ao desempenho das suas funções.

Assim, o exercício desse direito isento de impostos inclui a prática de ações judiciais e judiciais

Portanto, as idéias e planos que visam a economia de impostos promovem o uso de estruturas e formas jurídicas comuns e padronizadas adequadas para empreendimentos industriais, atividades comerciais e prestação de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com