TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Tributária

Por:   •  24/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: GESTÃO DE TRIBUTOS

Módulo:

Aluno: NICHOLAS MARSHAL

Turma: ONL021KG-POGFIRS12T4 -

Tarefa: fetuar um planejamento tributário para a Sempre Varejo visando ser mais competitiva no mercado atual e maximizar os seus resultados.

Questão 1

A escolha pelos diferentes tipos de regime de apuração tributária impacta apenas os tributos diretos ou podem também impactar os tributos indiretos? Dê exemplos.

A escolha pela tipo de tributação de uma empresa ou o planejamento tributário nada mais é do que uma gestão estratégica de pagamento dos tributos que onera o seu lucro, esse planejamento recebe o nome de ELISÃO FISCAL. Uma forma de reduzir legalmente a carga tributária de uma entidade. O objetivo desse planejamento é contribuir para que a organização se torne mais competitiva no mercado, entre outros beneficios.

Para que possamos realizar um bom planejamento tributário primeiramente precisamos conhercer os três principais regimes de tributação existentes no Brasil.

O primeiro é o Lucro Real, como o nome já diz, essa metodologia visa apurar o lucro da empresa o mais próximo possivel da realidade, esse lucro é ajustado com todas as adições, subtrações ou compensações autorizadas de acordo com a legislação brasileira, ou seja, o lucro liquido. Uma das grandes vantagens desse regime é a possibilidade de compensação de prejuizos fiscais, ou seja a empresa não irá recolher a CSLL e IRPJ normalmente tendo prejuizo, uma vez que essa sistematica visa apurar o lucro real da companhia, mas essa compensação fica limitada a 30% da base de calculo desses dois impostos.

Temos também o lucro presumido, que como o nome já diz, também é uma sistemática que possibilita que a legislação possa presumir o lucro que a empresa possa auferir levando em consideração as suas atividades. A escolha dessa modalidade chama a atenção por não impor muito controle contábil o quanto é imposto pelo Lucro Real, porém, antes de optarmos pela facilidade na apuração é necessário que tenha o conhecimento de que ao auferir lucro inferior ao presumido essa facilidade pode custar caro para a empresa, mas também temos seu lado bom, caso o lucro auferido seja superior ao presumido será mais vantajoso para a empresa. Nessa modalidade não enquadra empresas com faturamento anual superior a 78.000.000,00. A apuração por meio desse regime so pode ser efetuado por empresas que se emquadram nas permissoes legais, e caso se encaixe, o intuito é apenas uma escolha menos onerosa para a empresa. O percentual de presunção dos lucros é estipulado pela legislação levando se em consideração o ramo de atividade da empresa, nesse caso a Sempre varejo é comércio o percentual estipulado é de 8% para o IRPJ e 12% para a CSLL de acordo com a legislação.

O Simples Nacional, é uma sistemática que se tornou muito utilizada entre as microempresas e empresas de pequeno porte no Brasíl. Como essas empreas são resposáveis por uma boa parte dos empregos formais no país, a constituição federal buscou possibilitar o pagamento de uma menor taxa de tributação, o que as possibilita uma maior competitividade no mercado, porém essa sistemática pode não ser tão vantajosa, obrigando assim a empresa optar por poutra modalidade de tributação, o que torna tão importante o planejamento tributário. Essa modalidade trouxe a unificação de diversos tributos aplicando apenas uma aliquota sobre a receita bruta da empresa. O Simples Nacional diferente dos demais regimes de apuração não permite a apropriação dos créditos fiscais, reforçando a necessidade de um bom planejamento tributário.

Em se tratando dos tributos indiretos é de suma importancia lembrar que o PIS e a COFINS são afetados diretamente em relação ao regime tributário, pois temos a incidencia cumulative e não cumulativa, temos a mudança na base de calculo dos impostos além da diferença na aliquota.

Questão 2

Acerca do IRPJ e da CSLL, qual regime de apuração tributária seria mais interessante à empresa Sempre Varejo, lucro real ou lucro presumido?

Como ja evidenciado acima, um bom planejamento tributário é essencial para que as empresas possam se manter competitivas no mercado, sabendo disso iremos realizar o planejamento tributário da Sempre Varejo afim de torna-la mais lucrativa e mais competitiva no mercado.

Iremos apurar nesse primeiro momento o valor do IRPJ e CSLL a Sempre Varejo irá pagar caso opte pelo regime de tributação pelo Lucro Real. Após feito todas as deduções exigidas por lei chegamos na LAIR, valor que será a base de calculo no regime pelo lucro real.

Conforme calculo realizado abaixo, a Sempre Varejo irá arcar com 226.000,00 de IRPJ e 90.000,00 de CSLL.

[pic 3]

[pic 4]

Logo abaixo simulamos a carga tributária da empresa considerando o Lucro presumido e apesar de não mudar a aliquota incidente sobre o IRPJ e a CSLL vimos que os impostos a pagar variaram significativamente, pois apesar de manter a mesma aliquota a base de calculo mudou de um regime para outro. No Lucro Real a base de calculo considera o lucro antes dos impostos (LAIR), já no Presumido a margem de lucro da empresa já é prefixada pelo governo de acordo com o seu ramo de atividade(8%). Sendo assim temos que o IRPJ a pagar no lucro presumido é de 216.000,00 e a CSLL 129.000,00.

Vejamos abaixo:

[pic 5]

A carga tributária que a Sempre varejo irá arcar considerando o faturamento anual informado e o ramo de atuação é de 316.000,00 no lucro real e 345.600,00 no lucro presumido, uma economia em seu Caixa de 29.600,00 na opção pelo Regime de Tributação pelo lucro real. lembrando que apenas estamos considerando o IRPJ e CSLL nesse primeiro momento.

[pic 6]

Questão 3

Acerca do PIS e da Cofins, qual regime de apuração tributária seria mais interessante à empresa Sempre Varejo, lucro real ou lucro presumido?

Vamos analisar a cerca do PIS e da COFINS para sabermos realmente qual o melhor regime de apuração para a Sempre Varejo. Esses tributos são devidos a todas as empresas, não obstante as suas atividades, uma vez que inside sobre o faturamento ou receita e a alíquota depende do regime escolhido.

O PIS e a COFINS na apuração do IRPJ pelo lucro real serão possíveis fazer a compensação dos impostos pagos anteriormente (incidência não cumulativa). Nesse regime a alíquota é de 7,6% para a COFINS e 1,65% para o PIS. Esses dois impostos são afetados diretamente na escolha pelo regime de tributação, no lucro real temos alíquotas maiores, mas a empresa é beneficiada na apropriação do crédito, já no lucro presumido temos alíquotas maiores, mas a empesa perde o beneficio. Vejamos abaixo como fica a apuração desses dois impostos no regime de apuração pelo lucro real.

[pic 7]

No lucro presumido temos  aliquotas de 0,65% para o PIS e 3% para a COFINS,como mencionado acima as aliquotas são menores o que torna o regime interessante mas a empresa perde o beneficio da compensação dos impostos já pagos (incidencia cumulativa). Vejamos abaixo como ficaria a carga tributária da Sempre Varejo caso opte pelo regime de apuração pelo lucro presumido.

[pic 8]

Como podemos perceber nas duas imagens acima que apesa das alíquotas serem maiores, a opção pelo lucro real se torna mais interessante pelo fato de a incidência ser não cumulativa. Nesse caso, a melhor opção seria pelo lucro real pois a Sempre Varejo terá uma economia de 97.600,00 na opção pelo lucro real.

Questão 4

Caso a empresa pense em optar pela sistemática do Simples Nacional, se possível, qual será a alíquota efetiva a ser aplicada sobre o faturamento mensal da mesma (considerando que a receita bruta dos últimos 12 meses é idêntica à receita bruta do ano de 20XX)?

O Simples Nacional é uma opção de enquadramento tributário assim como o Lucro Presumido e o Lucro Real. Desta forma deve ser observadas todas as vantagens e também as desvantagens para uma escolha consciente.

O simples nacional é uma sitemática que permite ao contribuinte a unificação de diversos tributos sobre o seu faturamento bruto no qual se aplica uma única alíquota, essa aliquota pode variar de acordo com a faixa de faturamento e ramo de atividade. Nesse regime, se encaixa as microempresas e empresas de pequeno porte com faturamento anual de até 4.800.000,00, o que tira a opção da Sempre Varejo desse regime. Para a Obtenção da base de calculo nesse regime, apura-se a receita nos últimos 12 meses e identifica-se o valor nas listagens veiculadas pelos anexos, conforme abaixo;

[pic 9]

Ao analisar qual o melhor regime de apuração da Sempre Varejo, tivemos a oportunidade de perceber que cada um dos três tipos de regimes tem suas diferenças que podem ser bons ou ruins dependendo apenas do ramo de atividade da empresa optante. O melhor regime de apuração encontrado através desse planejamento tributário foi o regime pelo lucro real uma vez que não foi possível emquadrar a empresa no regime pelo Simples Nacional. Esse mesmo regime pode não ser bom pra outra empresa, pois cada uma tem suas diferenças como faturamento, despesas e ramo de atuação, o que eleva a necessidade de um bom planejamento tributário.

Vejamos um quadro comparativo onde podemos ver com clareza o melhor regime de apuração para a Sempre Varejo;

[pic 10]

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

https://capitalsocial.cnt.br/simples-nacional/#1-o-que-e-o-simples-nacional

http://www.portaltributario.com.br/tributario/forma_tributacao.htm

Curso de Pós Graduação Online em Gestão Financeira, 2021. Apostila da Disciplina Gestão de Tributos oferecida pela fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro,2021.

Slides Video Aula modulo 4 Disciplina Gestão de Tributos, Pós Graduação Gestão Financeira Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro,2 021.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (294.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com