TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA CONTÁBIL NAS EMPRESAS DE GRANDE PORTE

Por:   •  5/1/2021  •  Seminário  •  2.825 Palavras (12 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA CONTÁBIL NAS EMPRESAS DE GRANDE PORTE

Judite Cardoso dos Passos Moreira Leite

Vorlei Cruz Sobrinho

RESUMO

Diante de um cenário de crise instalado no país e o governo tentando buscar os investimentos estrangeiros para serem alocadas em grandes empresas, em um país com pouco ou nenhum crédito, a auditoria contábil seria capaz de atuar com previsibilidade nessas empresas a fim de evitar escândalos relacionados às fraudes e corrupções? Este trabalho possui o objetivo geral de abordar e comentar sobre a importância da auditoria contábil no Brasil para empresas de grande porte com o intuito de evitar fraudes processuais, corrupção ativa e passiva envolvendo governo e empresas. Os objetivos específicos são definir a auditoria contábil, descrever os tipos de auditoria contábeis e comentar a importância de uma auditoria contábil eficaz em empresas de grande porte. A justificativa ideal para a realização deste trabalho e escolha deste tema está relacionada em uma proposta de valor que somente a auditoria contábil pode trazer de benefícios a qualquer empresa de grande porte. A pesquisa científica em questão será desenvolvida fazendo uso da metodologia de revisão bibliográfica de literatura. Em relação aos aspectos metodológicos, esse trabalho configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa que, esta abordagem se dá por conta de sua estrutura de coleta de dados ser de ambiente natural, buscando a interpretação e significados para estes fenômenos.

Palavras-chave: Auditoria Contábil; Importancia da auditoria; Auditoria nas grandes empresas

  1. INTRODUÇÃO

A definição global de auditoria interna foi criada pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), que defendem que é uma atividade independente, criada para agregar valor e melhorar as operações de uma organização, ajudando também as companhias a atingirem seus objetivos, avaliando e melhorando a efetividade dos processos, o gerenciamento dos riscos, os controles internos e a governança corporativa.                  

Diante de um cenário de crise instalado no país e o governo tentando buscar investimentos estrangeiros para serem alocadas em grandes empresas, em um país com pouco ou nenhum crédito, a auditoria contábil seria capaz de atuar com previsibilidade nessas empresas a fim de evitar escândalos relacionados às fraudes e corrupções?

Este trabalho possui o objetivo geral de abordar e comentar sobre a importância da auditoria contábil no Brasil para empresas de grande porte com o intuito de evitar fraudes processuais, corrupção ativa e passiva envolvendo governo e empresas. Os objetivos específicos são definir a auditoria contábil, descrever os tipos de auditoria contábeis e comentar a importância de uma auditoria contábil eficaz em empresas de grande porte.

A justificativa ideal para a realização deste trabalho e escolha deste tema está relacionada em uma proposta de valor que somente a auditoria contábil pode trazer de benefícios a qualquer empresa de grande porte.

A auditoria contábil em grandes empresas, além de, atender às obrigações estatutárias, prestar serviços de auditoria e conformidade, se caracteriza por ser a forma proativa de reduzir os riscos e impulsionar estratégias de negócios, melhorando o desempenho de qualquer negócio, desafiando suposições e resolvendo problemas internos ou externos que podem estar maculando a governança corporativa de empresas de grande porte (ALMEIDA, 2010).

Com base nos pontos abordados acima, é importante desmitificar através deste trabalho alguns pontos, que para muitos estudantes, ainda são obscuros ou desconhecidos, mas que sem dúvida serão esclarecidos e servirão de objeto de estudos posteriores. Em face do exposto até agora, este estudo será útil para minimizar de forma considerável os gaps de informação já identificados em relação ao assunto “A importância da Auditoria Contábil em empresas de grande porte”.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. A AUDITORIA

A origem da auditoria está fortemente associada com a história da contabilidade, onde surgiu da necessidade de controle e verificação dos registros das informações encontradas. Os primeiros registros de auditoria da história ocorrem por volta do século XIV. Segundo Sá (2018) dados históricos a auditoria surgiu primeiramente na Inglaterra por volta do ano de 1.314 era utilizada periodicamente para controle das contas públicas. Já sua evolução está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico, ao crescimento do mercado e consequentemente da concorrência que trouxe com a ela a necessidade das empresas de aperfeiçoamento os seus controles e procedimentos internos.

Com a ampliação do mercado e da concorrência surge também produção em massa e a necessidade de a empresa ampliar seus espaços e serviços investir em tecnologia e aprimorar os controles e procedimentos internos tendo em vista à redução de custos e, portanto, tornando mais competitivos seus produtos e serviços do mercado (VICENTE, 2011).

No início as auditorias eram denominadas corretivas, com objetivo de detectar fraudes e erros, assegurando aos administradores o controle exato das contas, atingindo todas as operações e registros contábeis. Atualmente sua função vai muito além sendo ela fundamental para auxiliar os administradores até mesmo nas tomadas de decisões e futuros investimentos (BARRETO, 2018).

Conforme afirma Vicente (2011), a auditoria é o procedimento utilizado pelo auditor para se assegurar da veracidade das demonstrações contábeis, através da auditoria examina se os procedimentos adotados na demonstração e se estes estão condizem com os princípios e normas da contabilidade.

Sá (2018) destaca um dos princípios da auditoria no qual afirma que a auditoria é um artifício da contabilidade onde examina-se minuciosamente os registros e demonstrativos em busca de conclusões críticas e orientações sobre o patrimônio da empresa que já tenham ocorrido ou até mesmo os planejados e diagnosticados.

A auditoria é uma especialização na área da contabilidade que testa a eficiência do controle patrimonial, é uma técnica utilizada para analisar e validar as informações contábeis da uma empresa afim de demonstrar a realidade financeira da mesma.

  1. Tipos de Auditoria

Podemos classificar a auditoria de duas formas: interna e externa. A principal diferença entre elas é a pessoa que realiza auditoria interna feita pelos administradores e funcionários da empresa e externa por um auditor contratado temporariamente apenas para essa função. No que diz respeito ao auxílio para com o administrador no processo de tomada de decisões, a auditoria externa também pode ser tida como auditoria independente pela imparcialidade da equipe de avaliação (CHIAVENATO, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com