TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE

Tese: A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este trabalho descreve as indústrias e suas definições contábeis. Mostra a contabilidade como instrumento maior da administração, onde apresenta sua importância e que a contabilidade é à base de uma administração segura, além de possibilitar um melhor acompanhamento do desempenho do negócio.

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE

A contabilidade é a ciência que estuda, orienta e controla o patrimônio de qualquer entidade, é um termômetro capaz de medir a saúde das empresas. Fornecendo elementos indispensáveis de controle e os dados necessários para tomada de decisões gerenciais. Das informações úteis extraídas da contabilidade onde estão aplicados os recursos e como foram obtidos, qual foi o desempenho econômico e qual a posição atual da entidade, tem objetivo também de fornecer informações aos usuários de como esta a empresa, fazer previsões e de tomar a melhor decisão relativa a situação futura. A coleta de dados esta em documentos diários, entradas e saídas classificados pelo plano de contas,escrituração nos livros contábeis e fiscais e relatórios, elaboração de balancetes,balanço patrimonial e outras demonstrações cujas informações serão utilizadas pelos usuários.

A globalização intensificou a concorrência entre as empresas com esta competitividade a criatividade e a inovação tornou-se importantes em todos os setores da organização incluindo na contabilidade. Os contadores devem estar preparados para o desenvolvimento de atividades de valor. Anteriormente o contador apenas dava suporte à empresa, não participava das tomadas de decisões. Hoje o contador atua como analista dentro da empresa, tendo grande participação nas decisões. Mas para ter uma posição importante dentro da organização o contabilista atual necessita de uma formação teórica, experiência prática, postura ética, espírito de liderança e visão empreendedora.

Portanto, com novas metas de gestão de negócios no mercado mundial, o contador assume novas atividades, e para que isso ocorra com sucesso é muito importante que esteja sempre bem informado, estando capaz de prever tendências e mudanças sem ser pego de surpresa por eventualidades do mercado.

CONTABILIDADE DE CUSTOS

A contabilidade de custos se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, com auxilio as funções de desempenho, planejamento, controle das operações e das tomadas de decisões. Ela coleta, classifica e registra os dados das atividades da organização. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Ex de dados físicos: Horas trabalhadas, quantidades de requisições de materiais, entre outros.

Entretanto a contabilidade de custos demanda conhecimentos de tecnologia Industrial e domínio dos processos de produção. Quanto mais estruturada for a empresa, melhores serão os resultados obtidos por meio de sistemas de custo. Ele Tem a responsabilidade de realizar a mensuração monetária das ocorrências que afetam o patrimônio da empresa, esta base de dados que a empresa ou indústria utiliza para levantar as informações sobre custos. Essa base de dados que constitui o sistema de custeio pode ser real ou padrão.

Os principais objetivos dos sistema de custeio são:

- Permitir a avaliação dos estoques, para atendimento das legislações comercial e fiscal;

- Apurar os custos dos produtos ou serviços vendidos;

- Dar suporte á tomada de decisões gerenciais;

- Embasar orçamentos e projeções financeiras.

Na indústria a contabilidade de custos ira determinar o custo dos produtos vendidos, o estoque de produtos em elaboração, o estoque dos produtos acabados e o estoque de insumos (matéria-prima).

TERMINOLOGIA CONTÁBIL BÁSICA

Terminologias em termos industriais são:

Gastos: Sacrifício financeiro que a entidade arca para aquisição de um produto ou realização de um serviço;

Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço;

Custo: Relativo ao consumo de bens ou serviços no processo de produção de outros bens e serviços;

Despesa: Bem e serviços consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas;

Investimento: São todos os bens e direitos registrados no ativo das empresas para baixa em função de venda, consumo, amortização ou desvalorização.

Perda: Bem ou serviço consumido de forma anormal e involuntária.

Por que classificar os custos?

- Para o melhor gerenciamento dos gastos das empresas;

- Identificação dos custos;

- Decisões futuras.

Custos Fixos e Variáveis

Custos Fixos: São aqueles que independem da quantidade que venha ser fabricada, qualquer que seja a quantidade produzida esses custos não se alteram. Ex: Aluguel do barracão.

Custos Variáveis: São aqueles que variam em função da quantidade produzida. Ex: Matéria - prima.

Custos Diretos e Indiretos

Custos Diretos: São aqueles que podem ser identificados nos produtos prontos, (quando consegue medir ou saber a quantidade de matéria- prima que foi utilizada em cada produto).

Custos Indiretos: São aqueles que necessitam de medição para definir o critério de rateio.

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA CONTABILIDADE

A informática proporciona a contabilidade inúmera facilidades, que vão desde o lançamento e processamento das informações até a geração dos relatórios que podem ser produzidos pelo sistema. As empresas que adotaram a contabilidade informatizada tiveram bons resultados e procuraram cada vez mais melhorar esse processo. Como o aumento da produtividade, melhoria na qualidade de serviços, mais estímulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com