TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?        

3        A CONTROLADORIA BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS?        

4   A CONTROLADORIA EM UMA CISÃO OBTERÁ QUAL FUNÇÃO?.....................7

5 O PROCEDIMENTO ADOTADO PARA ELABORAÇÃO DO BALANÇO CONSOLIDADO APÓS O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO É UMA PRÁTICA DE  ELISÃO OU EVASÃO FISCAL?...................................................................................9

6  ESTUDO DE CASO ................................................................................................9

7 PARECER DO AUDITOR EXPRESSANDO SUA OPINIÃO SOBRE A DEMONSTRAÇÃO CONTABIL (BALANÇO PATRIMONIAL) APÓS INCORPORAÇÃO .....................................................................................................11

8        BALANÇO AJUSTADO APÓS INCORPORAÇÃO        

9 PARECER SOBRE BALANÇO PATRIMONIAL AJUSTADO APÓS INCORPORAÇÃO......................................................................................................12

10 CONCLUSÃO .......................................................................................................14

REFERENCIAS .........................................................................................................15



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho vem mostrar a importância da controladoria e suas ferramentas de gestão para uma empresa, e até onde estas podem influenciar na estratégia, planejamento e tomada de decisão da mesma. O controle é peça fundamental para a administração podendo auxiliar na tomada de decisões e no dia-a-dia em suas atividades. Há muito se fala em globalização e na crescente competitividade que as empresas do setor privado vêm sofrendo, e diante deste cenário é cada vez mais importante ter um eficaz controle dentro da organização de maneira que todas as atividades realizadas possam ser constantemente monitoradas e otimizadas, tendo como base principal a redução de custos, e aumento dos benefícios e lucro para a organização.

Analisando as dificuldades da empresa com relação aos controles e planejamentos, este trabalho mostrará como a Controladoria e seus instrumentos podem ser úteis à gestão e trazer melhorias e maior competitividade para as organizações.


  1. A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

O planejamento tributário de uma organização é de vital importância para sua manutenção e existência. Atualmente em nosso país existem vários tipos de obrigatoriedade de tributos, resultando em uma alta carga tributária e influenciando significativamente no resultado econômico das empresas. Diante de um mercado cada vez mais competitivo as empresas devem buscar uma gestão tributária eficaz que evite o pagamento indevido de tributos, multas e contingências, apresentando soluções seguras e legais para a redução da carga tributária, objetivando uma  busca continua por benefícios, organização e planejamento a logo prazo. Uma empresa que opta pelo planejamento tributário facilita também um melhor planejamento de proteção do patrimônio.

Para Mosimann e Fisch (1999, p. 118)

A controladoria, como órgão administrativo da empresa, por meio de seu gestor, cabe coordenar e participar da escolha da melhor alternativa, no que tange a aspectos econômicos, no processo de planejamento global, de modo a garantir a eficácia da empresa.

A controladoria e o departamento responsável por projetar, elaborar, formatar e controlar as informações operacionais financeiras e contábeis, organizando e reportando as informações para a tomada de decisão, mantendo constantemente forte monitoramento sobre os controles das diversas atividades, no qual com certeza influencia nas decisões dos gestores. Seu principal objetivo é o estudo e prática das funções de planejamento, controle de registro e divulgação dos fenômenos da administração econômica e financeira em geral. Uma empresa que possui uma eficaz controladoria sabe a qualquer instante as origens de cada ingresso de recurso, o destino de cada item de saída, se as receitas e despesas estão dentro dos valores e também limites esperados, quaisquer desvios nestes parâmetros serão de rápido conhecimento dos gestores. No entanto pode se dizer que a principal função da controladoria e controlar, conhecer e acompanhar o plano de negocio, sempre controlando e analisando os sistemas operacionais, medir constantemente a eficiência dos objetivos do negocio, proteger os ativos da organização, reduzir os custos, analisar possíveis causas de desvio e sugerir solução para o problema.

Neste contexto pode se dizer que a controladoria é de suma importância para o planejamento estratégico em todas as decisões de uma organização, pois esta traz consigo vários benefícios para a empresa, tais como, visão integrada, informações confiáveis, análises precisas, aplicações imediata das decisões corporativas. Na área tributária a escolha da melhor alternativa está ligada diretamente aos processos que envolvem o planejamento tributário e a gestão tributária eficaz. Sendo assim, a controladoria deve coordenar a redução da carga tributária por meio das diversas alternativas existentes, tais como: planejamento tributário, incentivos e benefícios fiscais concedidos e o conhecimento profundo da legislação tributária vigente. A preocupação da controladoria com a eficácia organizacional está contribuindo para uma busca eficiente das práticas tributárias que fazem parte das atividades de determinada organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (208.4 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com