TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA EXTERNA

Por:   •  21/9/2021  •  Monografia  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

                                       A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA EXTERNA

RESUMO

 A auditoria externa desempenha um papel extremamente importante para as organizações sujeitas a esta avaliação. Os acionistas e investidores das empresas de capital aberto, precisam sempre confirmar a veracidade das informações prestadas pelos responsáveis pela função administrativa destas empresas, sempre com imparcialidade para com os interesses da organização auditada no momento. O responsável por esta auditoria desempenha suas funções com um respaldo de informações suficientes formando uma opinião sobre as demonstrações contábeis, para a construção de um parecer direcionado aos sócios e demais interessados. O mundo corporativo vem ao longo dos anos passando por constantes mudanças advindas da globalização dos mercados; desta forma, a auditoria externa surge como uma alternativa importante dentro do processo de decisão nas empresas. Uma auditoria externa bem realizada tem a capacidade de fornecer fatos e informações das mais diversas áreas de atuação e departamentos de uma organização, fazendo assim com que o mercado se sinta mais protegido e confiante. Grandes fraudes e escândalos financeiros foram descobertos no Brasil, na história recente, a partir de auditorias externas. Esta função tem sido visualizada como grande agregadora de valor no meio organizacional.

 A importância da auditoria externa dentro das organizações, como uma forma de detecção de fraudes e também como uma ferramenta eficaz na descoberta de fatores capazes de direcionar o trabalho da empresa à um nível de qualidade e excelência acima daquilo que se espera. Com a mesma velocidade que vem acontecendo a evolução das tecnologias, a fraudes e as formas com que elas acontecem, vêm crescendo em um número considerável na sociedade atual.

Grandes e pequenas empresas são alvos diariamente de algum tipo de fraude, principalmente as empresas do setor público, talvez pela facilidade em fraudar documentos e desviar verbas, produtos, e pela falta de fiscalização de um responsável direto pela gestão de recursos financeiros. Ao se realizar uma análise sobre o crescimento das organizações, tanto em complexidade, como também em tamanho, conclui-se que a gestão dos recursos humanos e materiais dentro desta deve ser cada vez mais eficaz e eficiente. Desta forma, surge o profissional auditor. Segundo afirmação de Silva (2002), a contratação de um profissional especializado em auditoria, vem se tornando uma prática bastante comum dentro da administração de empresas moderna, devido as constantes modificações e formas de gestão que as organizações vem passando ao longo dos tempos. Para um entendimento mais claro, a auditoria busca a fundo descobrir e entender os fatos que estão ocorrendo, como também aqueles que ainda irão ocorrer em uma linha de pensamento moderna, adequada ao atual momento administrativo, sempre buscando resultados que possam contribuir de forma efetiva para a correção destes acontecimentos. A auditoria, objeto de estudo, também conhecida .A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (23.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com