TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA COMO FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO EMPRESARIAL EM EMPRESA DE GRANDE PORTE

Por:   •  18/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE RIO

ÉRICA SINÉSIO DA SILVA DO NASCIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA COMO FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO EMPRESARIAL EM EMPRESA DE GRANDE PORTE

Rio de Janeiro

2019

ÉRICA SINÉSIO DA SILVA DO NASCIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA COMO FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO EMPRESARIAL EM EMPRESA DE GRANDE PORTE

Anteprojeto de Pesquisa apresentado em cumprimento à disciplina de Metodologia da Pesquisa do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio como requisito para aprovação.

Prof.ª Dra. Patrícia da Motta Vieira Figueredo.

Rio de Janeiro

2019

Sumário

1        INTRODUÇÃO        3

2        REVISÃO DE LITERATURA        5

2.1        ORIGEM DA AUDITORIA        5

2.2        CONCEITO DE AUDITORIA        6

2.3        DIFERENÇA ENTRE AUDITORIA INTERNA E EXTERNA        7

2.4        A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO        8

3        METODOLOGIA        10

4        CRONOGRAMA        13

5        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

  1. INTRODUÇÃO

Na constante evolução do mercado e no avanço da globalização, notou-se a extrema necessidade pela busca de aperfeiçoar as práticas de controle e gestão nas empresas, a propósito de obter êxito na tomada de decisões. Assim, a auditoria interna tornou-se um elemento estratégico, otimizando essas atividades, visando a eficácia e eficiência na produção de informações vitais ao apoio do processo decisório (SANTOS; MELO, 2017).

A busca por maiores lucros e redução nos custos, acarretou que as empresas se submetem a execução da auditoria para que possam conferir e analisar se a organização está acatando as normas legais e produzem a relação de informações que a empresa pode apresentar, direcionando a mesma a elaborar métodos para corrigir as possíveis divergências existentes (LONGO, 2014).

Considerando que as Auditorias Internas vêm tornando cada vez mais necessárias, onde a competitividade tem tornado uma realidade inegável e, ao mesmo tempo, onde os gestores tem procurado aprimorar os controles para a identificação de desvios dentro da empresa, tem-se um questionamento acerca dessa situação: “Como a Auditoria Interna pode contribuir para as decisões gerenciais e para o aprimoramento dos controles realizados pelas empresas de grande porte? ”

Como objetivo geral, demonstrar as contribuições da auditoria interna no processo da gestão empresarial. Buscou-se os seguintes objetivos específicos:

  1. Evidenciar o conceito e origem da auditoria interna;
  2. Descrever as técnicas da auditoria interna;
  3. Apresentar a relevância da auditoria interna no desenvolvimento da tomada de decisão dentro da gestão empresarial.

Está pesquisa tem o objetivo de verificar as seguintes hipóteses:

  1. O papel da auditoria interna poderá se constituir um relevante instrumento na produção de informações vitais de apoio ao processo da gestão empresarial
  2. As tomadas de decisão poderão ser melhor fundamentadas a partir das informações produzidas pela auditoria interna

A contabilidade tornou-se um campo de carreira em rápido crescimento. Com o aumento da regulamentação no que diz respeito aos negócios, também houve um aumento na equipe que cada empresa precisa para garantir que está obedecendo a essas regulamentações, onde o auditor entra como um garantidor de que a legislação e as normas contábeis estão sendo cumpridas.

Além disso, o estudo da auditoria pode ser útil em muitas outras áreas, pois entendem como o dinheiro pode ser gerenciado da melhor maneira possível. Eles conhecem as melhores formas de se adequar as leis e normas às políticas das empresas, para assim maximizar lucros e minimizar perdas. Eles podem ajudar uma empresa a tomar boas decisões financeiras. Essas são habilidades que qualquer auditor deve desenvolver em sua carreira.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

Nesta seção, serão apresentadas considerações sobre a Auditoria Interna, seus objetivos, sua importância e necessidade para as empresas, assim como serão também estão evidenciados os conceitos referentes ao Controle Interno, seus objetivos e categorias.

  1.  ORIGEM DA AUDITORIA

A auditoria nasceu da insuficiência de comprovação dos registros contábeis, em virtude da ascensão das grandes empresas e da elevada taxação dos impostos, especificado nos resultados apurados das demonstrações contábeis. Seu crescimento ocorreu com o progresso econômico, onde foi o início de grandes empresas, muitas vezes sociedades, que têm nos registros contábeis a evidenciação da segurança de seu patrimônio (CREPALDI, 2016).

A auditoria surgiu primeiramente na Inglaterra, que como dominadora dos mares e controladora do comércio mundial, foi a primeira a possuir as grandes companhias de comércio mundial, foi à primeira também a instituir a taxação do imposto de renda, baseada nos lucros das empresas. Além disso, já se praticava na Inglaterra a auditoria das contas públicas desde 1314, conforme relata a Enciclopédia Britânica (PEREIRA, 2018).

A auditoria veio para a comprovação de registros contábeis, na ocasião que expandiu na Inglaterra e com o crescimento ao longo do tempo foi se tornando fundamental como mecanismo de controle das riquezas e apuração da arrecadação de impostos, oferecendo maior segurança aos coordenadores de finanças (LONGO, 2014).

O cenário econômico brasileiro está muito competitivo, sendo essencial a auditoria, em razão do aperfeiçoamento dos processos internos e também pela investigação nas informações contábeis, uma organização com auditoria passa mais segurança para os seus clientes, fornecedores e investidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (201.7 Kb)   docx (87.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com