TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  4/10/2019  •  Artigo  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS PEQUENAS EMPRESAS

LOPES, Rosimeire Trindade ; SILVA, Reginaldo José

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da controladoria nas pequenas empresas. De acordo com Perez Junior (1997), "Controladoria é otimizar os resultados econômicos da empresa por meio de um sistema de informações baseado num modelo de gestão". Todos os anos surgem milhares de pequenas empresas, mas a grande maioria fecha suas portas antes mesmo de completarem dois anos. Isso se deve muitas vezes a falta de conhecimento dos empreendedores, não havendo por parte desses, um planejamento adequado, para controlar e gerir corretamente suas empresas. O controle correto traz benefícios e ajuda na tomada de decisão. A elaboração na forma do gerenciamento é um item muito importante que deve ser destacado, é necessário um estudo mais aprofundado, para mostrar o quanto o controle é essencial, para que as empresas tenham fôlego para permanecer no mercado e assim se destacar das demais. Ter um espírito empreendedor não é suficiente para manter uma empresa em funcionamento, é preciso planejamento e acompanhamento. A controladoria ajuda a ter uma visão futurística de seu negócio.

Palavras-chave: pequenas empresas; controladoria; tomada de decisão

INTRODUÇÃO

As pequenas empresas são de grande importância para o mercado de trabalho, somando-se a outras podemos dizer que é um montante significativo na economia do país. Conforme pesquisa do SEBRAE, a quantidade de novas pequenas empresas vem crescendo a cada ano, em 2012 a quantidade superou 26% frente ao ano anterior. A criação de legislações específicas para este tipo de empresa, como por exemplo, a Lei das Micro e Pequenas Empresas em 2006, a ampliação dos limites de faturamento para optantes pelo regime de tributação do Simples Nacional em 2012, e ainda a implantação do Microempreendedor Individual (MEI) em 2009 favoreceram o surgimento em massa de novas pequenas empresas. Mas para que as empresas se consolidem no mercado é preciso muita luta, muita persistência, espírito empreendedor e controle de suas ações, é necessário ter em mente o que fazer, onde se quer chegar e principalmente disciplina, pois muitas vezes por não ter conhecimento desses fatos a empresa não consegue sobreviver por mais de dois anos.

Quando uma pessoa decide abrir uma empresa, pensa em tudo, ou melhor em quase tudo, decide qual o ramo a seguir, muitas vezes por achar que é o que mais se parece com ele, mas esquece de pensar de como ira gerenciar tudo isso. Muitas vezes pela necessidade e a pressa em ver seu empreendimento funcionando a pessoa já vai metendo os pés pelas mãos, como se diz. Inicia seu negócio sem antes se quer fazer uma pesquisa de campo ou planejamento qualquer. Pode-se dizer que uma grande maioria de pessoas, já se aventuram em um empreendimento, muitas vezes por ficarem desempregadas e não ter um trabalho fixo para o seu sustento. Mas para que tudo de certo e funcione de maneira satisfatória terá que se inteirar da necessidade em controlar e planejar tudo isto, é ai que entra a controladoria que tem como objetivo prestar informações para a tomada de decisões da empresa, visando inovações e correção de atitudes indevidas. Conforme Peres Júnior; Pestana; Franco (1997, p.37):

O processo decisório é influenciado pela atuação da Controladoria através das informações de planejamento e controle, que exigem sistemas de informações que suportem estas decisões. A missão da controladoria é aperfeiçoar os resultados econômicos da empresa através da definição de um modelo de informação baseado no modelo de gestão. O papel da controladoria, portanto, é assessorar a gestão da empresa, fornecendo mensuração das alternativas econômicas e, através da visão sistêmica, integrar informações e reportá-las para facilitar o processo decisório.

Segundo Souza, (2012, p. 32) as principais causas de fechamento de empresas são: comportamento do empreendedor pouco desenvolvido (pecam pela falta ou pouca habilidade, pouco conhecimento e melhor atitude na condução dos negócios; falta de planejamento prévio (falta de planejamento antes da abertura da organização, e, quando existe, ele é precário; gestão deficiente do negócio (problemas de gestão depois que a empresa está em atividade);

Como podemos ver este artigo tem como objetivo principal demonstrar a importância, e os benefícios que a controladoria traz para manter as pequenas empresas em funcionamento, de como ela é importante na tomada de decisões, pois um negócio bem planejado só tende a crescer e se sustenta ao longo dos anos, mesmo sendo de pequeno porte.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada na elaboração deste artigo foi de pesquisa bibliográfica baseada em referencias teóricos produzidos em vídeos, livros, artigos e outras publicações. Devido às pesquisas realizadas verificou-se que com a implantação da Controladoria, os benefícios são reais e significativos, profissionalizando o processo de tomada de decisão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Verificou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com