TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA COMO PILAR ESTRATÉGICO PARA PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  4/7/2018  •  Artigo  •  4.382 Palavras (18 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO SÃO LUÍS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LUIZ MORENO DOMINGUES FILHO

A CONTROLADORIA COMO PILAR ESTRATÉGICO PARA PEQUENAS EMPRESAS

SÃO LUÍS

2018

LUIZ MORENO DOMINGUES FILHO

A CONTROLADORIA COMO PILAR ESTRATÉGICO PARA PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Estácio São Luís para a obtenção do bacharelado em Ciências Contábeis.

Orientadora:  Lucimara Sampaio

        SÃO LUÍS

2018


A CONTROLADORIA COMO PILAR ESTRATÉGICO PARA PEQUENAS EMPRESAS

         MORENO DOMINGUES FILHO, Luiz1

 SAMPAIO, Lucimara2

 RESUMO

O presente trabalho tem como tema “A Controladoria como pilar estratégico para pequenas empresas”, trazendo à tona a importância socioeconômica deste nicho empresarial quando comparado ao cenário nacional, assim como os contratempos e reveses por elas enfrentados para manutenção da lucratividade e competitividade no mercado, além dos fatores determinantes para encerramento precoce das atividades das mesmas. Posteriormente, o seguinte trabalho tem por propósito, principalmente, apresentar a Controladoria como ferramenta de gestão que, ao ser aplicada corretamente, se tornaria primordial para alavancagem dos resultados operacionais e financeiros, sendo marco para melhoria do rendimento financeiro da empresa, destacando também sua origem, conceito e relação com a contabilidade. Concluindo, será apresentado o perfil do profissional que atua no ramo supracitado e forma de introdução do mesmo no organograma empresarial, seja ele interno ou terceirizado, para aperfeiçoamento do processo decisório da gestão.

 Palavras Chaves: Controladoria, Pequenas empresas, Controller

 ABSTRACT

The present work has as its theme "Controllership as a strategic pillar for small companies", bringing to the fore the socioeconomic importance of this business niche when compared to the national scenario, as well as the misfortune and setbacks they face in order to maintain profitability and competitiveness in the market, in addition determining factors for the early termination of their activities. Subsequently, the main purpose of this work is to present the Controllership as a management tool that, when applied correctly, would become paramount to leverage operational and financial results, being a milestone for improving the financial performance of the company, also highlighting its origin, concept and relationship with Accounting. In conclusion, it will be presented the profile of the professional that acts in the aforementioned branch and how to introduce it in the corporate organization chart, be it internal or outsourced, to improve the management decision-making process.

 Key Words: Controlleship, Small companies, Controller.

  1. INTRODUÇÃO

Estimuladas pelo desejo de empreender ou geração de ocupação e renda através do próprio negócio para parte da população mais abastada e fomentadas pela grande massa de trabalho com pouca qualificação, as pequenas empresas são amplamente difundidas no cenário econômico nacional, com quase 13 milhões de unidades, representando mais de 95% do número total de empresas registradas. Ademais, esses números se tornam mais representativos quando visto que aproximadamente 45% dos empregos formais do país são provenientes dessas empresas e seu faturamento responde por, em média, 27% do PIB brasileiro, segundo dados do SEBRAE.

No entanto, ao esmiuçar o desenvolvimento desses negócios, observa-se um alto número de mortalidade dessas empresas, quando em torno de 58% dessas não consegue superar dificuldades para manutenção e consolidação no mercado e sequer alcança o segundo ano de vida, desde que avaliados somente os números das pequenas empresas, desconsiderando assim o advento dos Microempreendores Individuais, em 2009. As principais causas para isso são falta de planejamento, déficit na capacitação do empreendedor e seus empregados e, principalmente, falha no processo de gestão dessas empresas.

Gráfico 1 – Sobrevivência das Empresas no Brasil

[pic 2]

Fonte: http://datasebrae.com.br/sobrevivencia-das-empresas/#taxa

Perante o quadro apresentado, é evidente a necessidade de criar formas mais eficientes de gestão, porém contrastado com a inabilidade do pequeno gestor para tal. Daí torna-se indispensável a aplicação de ferramentas capazes de melhorar os processos de tomada de decisão e gerência do pequeno negócio, facilmente representada pela introdução da controladoria, partindo do pressuposto de êxito dessa em organizações mais bem estabelecidas e de maior porte, porém, como veremos no seguinte trabalho, também viável para implantação em pequenas empresas, sendo possível pela atuação de profissional apto e capacitado a planejar, implantar e conduzir controles internos e de avaliação da gestão e resultados, sejam financeiros ou operacionais.

O alvo deste trabalho é demonstrar a relevância que as funções da controladoria têm sobre o processo de gestão e tomada de decisão, agregando valor aos resultados dessas organizações. No decorrer desse trabalho, discorreremos sobre: a dimensão das pequenas empresas no cenário econômico nacional frente aos obstáculos por elas enfrentados; definição, funções e importância da controladoria para pequenas empresas; e o perfil e responsabilidades do profissional da área de Controladoria.

Esse trabalho foi elaborado utilizando-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, composta a partir de materiais publicados em artigos, dissertações, livros e meios eletrônicos, que serviram como referencial teórico para o tema abordado.

  1. PEQUENAS EMPRESAS E A CONTROLADORIA

  1. PEQUENAS EMPRESAS

Pelo mundo, há diversas formas de se classificar uma empresa, seja por vendas anuais (faturamento, receita bruta), valor dos ativos, lucro líquido, etc. Somente como referência de grandes mercados, cabe destacar a classificação nos Estados Unidos, onde pequena empresa é aquela que possui menos de 500 empregados, quando trata de indústrias e com receitas anuais menores que US$ 7,5 milhões para outros setores. Já quando falamos do mercado europeu, a União Europeia define como pequena empresa aquela que possui menos de 50 empregados. Porém usemos como parâmetro o ambiente de que trata esse trabalho, o mercado brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (663.9 Kb)   docx (261.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com