TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS NO MERCADO

Por:   •  20/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

         IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS NO MERCADO

A contabilidade tem uma fundamental importância para quem administra uma empresa, embora muitos empresários estejam dispostos a fazer a contabilidade para estar em dia com o governo e muita das vezes não fazer essas contabilidades corretamente. A informação contábil é um raio x da pessoa física, mostrando tudo que aconteceu com a empresa para seus sócios e investidores. Os relatórios como o Balanço Patrimonial e o DRE (Demonstrativo de Resultado), tem uma série de informações extremamente útil para o empresário, auxiliando na tomada de decisão e estratégias para o futuro da empresa. O Balanço Patrimonial, evidencia como anda a estabilidade entre a empresa e seu endividamento. Nele, podemos encontrar o quanto há no caixa, nos bancos, em investimentos e também o que há no imobilizado da empresa (imóveis, estrutura, software, etc.)

Desde que começamos a globalização e tecnologia no setor de finanças, tivemos que optar por uma adaptação ao novo sistema. Hoje em dia tudo é muito rápido e volátil, com a criação da internet e supercomputadores, ficou tudo mais acessível, mercados de outros países, empresas e etc. com isso, houve uma necessidade de criar um padrão internacional para minimizar os diferentes critérios e práticas para reconhecer e mensurar cada transação. É preciso lembrar que o processo de harmonização contábil respeitou as características legais e societárias do Brasil e, com isso, muitos dos pontos foram adaptados para a realidade brasileira.

Podemos assim notar um destaque para o caso da transparência das demonstrações e em como esta deve ser constantemente verificada por um auditor. Afinal, a área da contabilidade lida com valores e negócios e, portanto, pede transparência e honestidade.

Esse novo padrão internacional, protege, os investidores; credores e empresas pois atua de uma forma mais clara, com mais transparência das empresas. E esses capitais não vão inserir dinheiro em um bloco em que a contabilidade não é organizada e não oferece uma solidez razoável para o mercado de risco. A empresa tem que se mostrar muito bem pela contabilidade, que está gerando lucro, que não tem dividas, que tem investimentos, bens, ou não vai receber credito de ninguém. A contabilidade é uma profissão que necessitamos quando falamos de mercado financeiro, nada será negociado ou receber investimento sem a análise feita em seus ativos e passivos, e não somente sem analisar isso, a análise geral de como anda a toda a administração da empresa será feita pelo Balanço Patrimonial, DRE e outros documentos.

Um dos tópicos mais analisados quando se busca novos investimentos, restringindo ao mercado mobiliário o qual estou inserido. Analisamos, o Balanço Patrimonial trimestralmente para ver como anda o endividamento da empresa e também analisamos o DRE para ver o lucro que a empresa está tendo. Antes de qualquer investimento é analisado a contabilidade do CNPJ.

Concluímos que o entendimento do profissional de contabilidade sobre o equilíbrio do mercado financeiro fornecido pelas informações contábeis é de suma importância, e o padrão internacional ajuda na generalização dos sistemas de organização das empresas no mundo inteiro, melhorando e agilizando as transações; investimentos; liberação de créditos; compra e venda nas empresas entre países diferentes. O que necessitamos hoje em dia no mercado financeiro, agilidade e organização, assim, empresas ficam mais visadas e facilitando a entrada de dinheiro na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com