TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE ESTOQUE NO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  15/1/2016  •  Artigo  •  5.220 Palavras (21 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 21

A IMPORTANCIA DO GERENCIAMENTO DE ESTOQUE NO SETOR SUPERMERCADISTA.

Monique Schneider Ferreira[1]

Catchucia Smaniotto - Orientadora[2]

RESUMO

Cada vez mais a competitividade do mercado está maior, seja qual for o setor e o conhecimento de todos os processos da empresa, em especial o estoque de produtos, pode tornar os preços mais competitivos e atraentes aos clientes. Desta forma, este trabalho destaca a importância de gestão de estoque em supermercados, com o objetivo de identificar a importância das ferramentas utilizadas no processo de gestão de estoque com base na realidade vivida nos supermercados. Além disso tem o objetivo de descrever acerca das teorias de Estoque, Varejo e Gestão de Estoques na moderna administração. Através de pesquisa de campo identificar se a empresa possui controle de estoque e a forma deste controle. Além disso, discutir e analisar se os resultados se mostram positivos na administração de estoques. Para este trabalho utilizou-se as pesquisas exploratórias e explicativas, pois examinou as informações que serviram de base para o resultado final e buscou conhecer acerca do assunto pesquisado, utilizando especialmente a entrevista e questionário, que teve a finalidade de esclarecer como é feito o controle de estoque nas referidas empresa. Os objetivos do estudo foram alcançados e concluiu-se que é muito importante a utilização das ferramentas adequadas no processo de gestão de estoque e a correta utilização dos mesmos só traz benefícios para as empresas, portanto recomenda-se que haja o maior domínio possível dos diversos fatores que compõem uma melhor administração de tal gestão.

Palavras-chave: 1. Estoque. 2. Gestão de estoques. 3. Administração. 4. Varejo

ABSTRACT

The competitiveness of the market is increasing more and more, regardless the sector and the knowledge of all the company processes, especially product stocks, it can turn the prices more competitive and attractive to the clients. In this way, this paper enlightens the importance of the stock management in supermarkets, with the goal of identifying the importance of the tools used in the stock management process based on the supermarkets reality. Besides, there is the goal of describing about the theories of Stock, Retail and Stock Management in modern administration. Through the camp research, identify if the company has the stock control and the way of this control. In addition, discuss and analyze if the results are shown positive in the stock administration. For this paper were used exploratory and explanatory research, because the information used as basis for the final result were examined and sought to know about the researched subject, using especially an interview and a questionnaire, that had as the goal an enlightenment of how it is made the stocks control in the referred companies. The goals of this study were reached and it was concluded that it is very important the use of the right tools in the stock management process. The right use of them only brings benefits for the companies, therefore, it is recommended to have the best knowledge as possible in the several factors that set a better administration of such management.

Keywords: 1. Inventory. 2. Inventory Management. 3. Administration. 4. Retail

____________________________

INTRODUÇÃO

Muitas vezes, por falta de conhecimento sobre a demanda futura e/ou indisponibilidade de produtos no mercado, as empresas necessitam de estoques. Por um lado, eles garantem sucesso nas vendas, por outro geram custos de armazenagem entre outros. O estoque pode ser mínimo, médio ou máximo, cabe a cada administração planejar e controlar seus materiais de acordo com objetivos e metas traçadas.

A competitividade do mercado está cada vez maior e os administradores se deparam cotidianamente com o desafio de atrair e fidelizar clientes, não somente com a qualidade dos produtos oferecidos, mas também com a oferta de preços compatíveis e justos. Para tanto, vê-se a necessidade da diminuição dos custos destes produtos – desde o fornecedor até sua chegada ao consumidor final.

O caminho percorrido pelo produto, portanto, é minimizado ou maximizado em seus custos, o que deve ser repassado aos preços apresentados aos clientes. O estudo de todo o processo, inclusive a estocagem dos produtos, pode apresentar alternativas para fazer com que os preços se tornem mais competitivos e atraentes aos clientes.

Os sistemas de informação são de suma importância para que as organizações possam desempenhar suas funções com o máximo de eficácia. Através desses sistemas pode-se transformar dados, informações e criar um banco de dados para consultas futuras o que pode auxiliar o gestor a ter uma visão geral do seu negócio. Utilizar os meios disponíveis para obter conhecimentos que auxiliam na tomada de decisão é obter um diferencial num mercado globalizado e totalmente competitivo.

Neste estudo buscaremos descrever os conceitos de estoque e varejo além do objetivo de manter estoques e os custos que o mesmo gera, entender o processo de gestão de estoque, fazendo uma análise da teoria com a prática demonstrando a influência do gerenciamento dos estoques na competitividade e nos lucros de empresas do comercio varejista denominados Supermercados.

  1. A CONTABILIDADE E OS ESTOQUE

Contabilidade é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, seguimento e sua forma de tributação. A Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades. Através dela é fornecido o máximo de informações uteis para as tomadas de decisões, tanto dentro quanto fora da empresa, estudando, registrando e controlando o patrimônio. O estoque faz parte deste patrimônio.

Pode-se definir a Contabilidade como uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da Administração e da Economia. Mais especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das entidades (empresas). Isso é feito por meio dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos (BARROS, 2002, p.01).

Estoques são produtos ou materiais que ficam fisicamente disponíveis para empresa, até o momento de entrar no processo produtivo ou serem comercializados diretamente ao consumidor final. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (322.9 Kb)   docx (802.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com