TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA ESCOLHA DO REGIME TRIBUTÁRIO APLICADO À EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  29/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.379 Palavras (26 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 26

        Palhoça-Grande Florianópolis - SC – 20 e 21 de Maio de 2021[pic 1][pic 2]

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA ESCOLHA DO REGIME TRIBUTÁRIO APLICADO À EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Resumo:

Esse artigo aborda o reflexo que a carga tributária representa para as empresas do ramo de construção civil. O planejamento tributário é considerado a melhor ferramenta para definir o regime tributário ideal para ser adotado, considerando o IRPJ e CSLL que são os tributos mais influentes no resultado da organização. É apresentado as opções que o sujeito ativo oferece às empresas quanto ao recolhimento dos tributos. Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional e Lucro Arbitrado são os regimes abordados na pesquisa e utilizados para exemplificação da pesquisa bibliográfica e estudo de caso numa empresa de construção civil que detalhara sua tributação nos dois últimos regimes tributários elencados. Nota-se que a construção civil apresenta características diferentes dos diversos tipos de empresas como sazonalidade das receitas, por exemplo, e percebe-se que o Lucro Presumido é o melhor regime tributário para construção civil.

Palavras-Chave: Regime Tributário; Planejamento Tributário; Tributos Diretos; Construção Civil.

  1. Introdução

O objeto da contabilidade tributária é apurar com exatidão o resultado econômico do exercício social, demonstrando-o de forma clara e sintética para, em seguida, atender de forma extracontábil às exigências das legislações do IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro, determinando a base de cálculo fiscal para formação das provisões destinadas ao pagamento desses tributos, as quais serão abatidas do resultado econômico (contábil), para determinação do lucro líquido à disposição dos acionistas, sócios ou titular de firma individual.

Para atingir esse objetivo, é necessário estudar, registrar e controlar os atos e fatos administrativos que produzem mutações patrimoniais, e consequentemente o resultado econômico positivo ou negativo (lucro ou prejuízo).

O estudo deste artigo busca particularmente uma seção da economia, no caso a construção civil, que é um dos segmentos empresariais mais influentes da sociedade, pois além de empregar diversos tipos de trabalhadores, sem distinção de cultura, credo, raça ou posição social, é notório a utilidade de seus produtos que se concentram nas residências e imóveis corporativos, públicos e particulares, abarcando também outras esferas em formas de obras como: viadutos, ruas,  estádios, rodovias, ferrovias entre outros, a fim de melhorar o cotidiano da coletividade. Na tributação de uma empresa de construção civil é necessário ser analisado diversos aspectos para que se defina qual o melhor regime tributário. Atualmente existem algumas legislações que possibilitam realizar esta escolha, porém tais normativos levam consigo interpretações difíceis e atualizações recorrentes que dificulta para que o próprio empresário determine tal escolha, surgindo assim um problema: Qual o regime tributário ideal a ser adotado por uma empresa de Construção Civil, em relação aos Impostos incidentes sobre a renda?

Busca-se como objetivo geral a identificação através do planejamento tributário do melhor regime tributário para as empresas desse ramo, priorizando como objetivos específicos: o exame dos regimes tributários previstos pela legislação, as particularidades da construção civil em relação aos impostos incidentes sobre a renda e a comparação dos regimes tributários aplicados ao setor. Para sustentação da pesquisa, será utilizado o método de abordagem indutivo, quanto aos métodos de procedimento, têm-se a comparação e o estudo de caso, as técnicas utilizadas constituem-se aquelas relacionadas à documentação direta e indireta. Para delimitação desse universo, elegeram-se os impostos incidentes sobre a renda (tributos diretos), por estes refletirem maior peso tributário nas empresas, impactando diretamente seus resultados. Percebendo o peso da carga tributária do setor é de grande relevância um estudo detalhado sobre a escolha correta do regime tributário a ser adotado, considerando que o mesmo é o maior responsável por definir os percentuais devido ao fisco.

  1. Fundamentação Teórica

Neste capítulo será apresentada a fundamentação teórica com base na concepção de autores relativos a teorias e conceitos de Contabilidade Tributária, Planejamento Tributário, Tributos e Regime Tributário.

  1. Conceito de Contabilidade Tributária

A Contabilidade Tributária é definida por Fabretti (2015) como “o ramo da contabilidade que tem por objetivo aplicar na prática conceitos, princípios e normas básicas da contabilidade e da legislação tributária, de forma simultânea e adequada”.

Em relação às atribuições exercidas por esta ciência, Oliveira G., (2013), “Contabilidade Tributária tem como uma de suas funções o uso de regras e princípios próprios para interpretar e aplicar as normas legais provenientes da legislação tributária e apurar rigorosamente os proventos que devem ser tributados das empresas”.

Segundo o mesmo autor, para a realização do controle tributário, é importante destacar que o objetivo da contabilidade tributária além de obedecer às normas e princípios contábeis, é seguir a legislação tributária realizando assim o registro contábil e a divulgação correta dos tributos que incidem em diversas etapas de atividade das empresas em determinado período.

Assuntos tributários são temas explanados na gestão dos negócios, uma vez que o adequado planejamento possui o objetivo de minimizar o ônus provocado pelos tributos.

  1. Contabilidade como Instrumento de Planejamento Tributário

A Contabilidade Gerencial nas empresas de Construção Civil:

O avanço da contabilidade acompanha a evolução das organizações. A ascensão e expansão das companhias fizeram com que a preocupação pelos custos, aquisições, gastos, despesas, receitas, e investimentos, fossem cada vez mais vigiados pelos sócios e melhor registrados pela contabilidade. A competitividade entre as empresas reforçou ainda mais o uso da contabilidade como ferramenta gerencial.

Com menciona Marion (2003, p 23), “A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, mensurando os dados e transformando em relatórios, analisando e comparando-o com anos anteriores para uma melhor análise da situação da empresa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (284.1 Kb)   docx (90.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com