TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DE CUSTO DE CAPITAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES. ARTIGO CIENTÍFICO 2018

Por:   •  6/2/2019  •  Artigo  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA DE EMPRESAS

INFLUÊNCIA DE CUSTO DE CAPITAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES.

 

ARTIGO CIENTÍFICO

2018


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA DE EMPRESAS

ARTIGO CIENTÍFICO

INFLUÊNCIA DO CUSTO DE CAPITAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES.

Ana Paula de Souza Okura – RA 71121700212

Luana Pereira dos Santos – RA: 71121700226

CAMPINAS – SP

2018

Ana Paula de Souza Okura

Luana Pereira dos Santos

ARTIGO CIENTÍFICO

INFLUÊNCIA DO CUSTO DE CAPITAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES.

Artigo Científico apresentado como requisito básico para a conclusão da disciplina de Risco e Retorno de Ativos.

Professor responsável: Flavio Almeida

CAMPINAS – SP

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        05

2. INFLUÊNCIA DO CUSTO DE CAPITAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES        06

3. METODOLOGIA DA PESQUISA        07

4. RESULTADOS        07

5. DISCUSSÃO        08

REFERÊNCIAS        09


1. INTRODUÇÃO

Em meio a grande evolução na gestão financeira, um dos temas mais relevantes para que a organização obtenha vantagem competitiva é a estrutura de capital, pois uma empresa que conhece o seu negócio define com mais precisão sua política de financiamento e investimento e aumenta o valor de sua empresa.[1]

A estrutura de capital tem como finalidade manter o equilíbrio entre os recursos próprios ou de terceiros e um ponto importante para se encontrar este equilíbrio é utilizando os recursos financeiros corretamente.[2]

O custo de capital é um dos recursos utilizados para se ter uma estrutura de capital rentável, ele calcula a taxa de retorno que a empresa espera ter comparado a outros investimentos com riscos similares.

Este artigo tem como objetivo demonstrar as principais fontes de captações disponível no mercado financeiro para obter um custo de capital mais baixo e principalmente para identificar a influência do custo de capital no processo de tomada de decisões.

Para se chegar a este objetivo o artigo será estruturado em três tópicos:

I        Conceito de Custo de capital.

II        Fontes de Captação e melhores taxas de retorno

III        Discussão sobre a influência de custo de capital no processo de tomada de decisões.

Como metodologia foi utilizado temas bibliográficos, artigos e pesquisas on-line de autores e sites bem conceituados.

2. INFLUÊNCIA DO CUSTO DE CAPITAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES

2.1        O QUE É CUSTO DE CAPITAL?

O custo de capital é a taxa de remuneração exigida pelos investidores ou credores, que a empresa deve adquirir nos projetos em que investe, para manter a viabilidade de investimento no negócio, e o valor de mercado de sua empresa. Ou seja, se o retorno adquirido for superior ao custo de capital, o valor de mercado da empresa irá aumentar. Porém se o retorno adquirido for inferior a custo de capital, o valor de mercado da empresa irá diminuir.

Em outras palavras, podemos dizer também, que o custo do capital nada mais é do que o custo que a empresa tem para manter seus recursos e se manter em crescimento.

É a escolha da composição desta estrutura de capitais, que irá impactar diretamente no custo de capital, para mais ou para menos. Esta estrutura pode ser formada por capital próprio ou capital de terceiros.

2.2        CUSTO DE CAPITAL PROPRIO E DE TERCEIROS

Capital Próprio, nada mais é que o patrimônio líquido (PL), está na própria atividade da empresa, é aquele que sai do próprio empresário, acionista ou lucro da empresa.

Já o Capital de Terceiros, está relacionado com o passivo exigível da empresa (obrigações da empresa com terceiros), comumente provindos de instituições externas, como financiamentos e empréstimos.

Além de possuírem origens distintas, cada modalidade apresenta também seus pros e contras, que impactará diretamente no cálculo do custo de capital do negócio.

  • Capital Próprio: nesta modalidade o fluxo de caixa é residual, ou seja, é representado pelo pagamento de dividendos. Porém, o dinheiro gerado pelo fluxo de caixa, não necessariamente precisa ser devolvido, ele pode ser reaplicado na empresa para fazer o negócio crescer. O risco de falência também é menor, nesta modalidade, uma vez que não há credores que possam forçar a empresa a decretar falência, caso o negócio vá mal, pelo contrário, podem aguardar uma mudança de cenário para investir. A maior desvantagem nesta modalidade, talvez seja a perda de autonomia, uma vez que todos os acionistas deverão ser consultados nas tomadas de decisões, onde poderão haver conflitos de diferentes visões gerenciais e de negócio.

  • Capital de Terceiros: o fluxo de caixa nesta modalidade será o contratual, onde tem se a exigibilidade de pagamentos de encargos contratuais. Apesar desta exigibilidade, este modelo garante um fluxo de caixa mais estável, aumentando a previsibilidade para um planejamento orçamentário e de crescimento mais acertado. Em contrapartida, tem se a obrigação de pagamento do investimento com juros, independentemente da situação econômica da empresa. É bom lembrar que empresas com grades dividas, são consideradas de alto risco por investidores potenciais.

2.3        FONTES DE CAPTAÇÃO E TAXAS DE RETORNO.

 

Podemos dizer que as principais fontes de captação de recursos no mundo corporativo estão divididas em três vertentes, que seriam:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (170.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com