TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Custo Para A Tomada De Decisão

Exames: A Importância Do Custo Para A Tomada De Decisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho norteia com a seguinte temática A importância do custo na tomada de decisão.

Uma nova visão de mercado é a necessidade da busca de informações ágeis e confiáveis para que se possa atingir metas e alcançar os objetivos. Vemos a analise de custo como uma ferramenta adequada para a busca de informações e tomada de decisão, para isso precisa ser utilizada corretamente.

O nível de competitividade, faz com que as empresas busquem qual a método mais adequada para atender suas necessidades. Dentro deste raciocínio, é que foi desenvolvido este trabalho, para que se possa conhecer alguns métodos, e tomar as decisões corretamente, não deixando com que os fatos aconteçam sem o devido conhecimento.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Custos

2.1.1 Conceitos de Custos

Muitos dos conceitos básicos utilizados na Contabilidade de Custos são bastante aplicáveis às empresas, tanto os conceitos antigos quanto os mais modernos. Sá (1995), define custos como tudo o que se investe para conseguir um produto, um serviço ou uma utilidade. Para Leone (1997), custos referem-se ao valor dos fatores de produção consumidos por uma firma para produzir ou distribuir produtos ou serviços, ou ambos. Martins (1992), refere-se a custos como gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços, ou seja, o valor dos insumos usados na fabricação dos produtos da empresa. Custo também pode ser considerado como gasto, só que é reconhecido como um custo, no momento da utilização de bens e serviços, para fabricação de um produto ou execução de um serviço.

2.1.2 Custos para Tomada de Decisões

Tomada de decisão é a opção entre cursos alternativos, nesse processo a Contabilidade de Custos surge como coletora e relatora de dados relevantes para que a mesma seja tomada. Para que o processo de tomada de decisão seja utilizado da melhor forma, com mais aproveitamento e resultado é necessário determinar metas, os objetivos a serem alcançados e depois as ações relevantes para quem tomará a decisão.

Segundo Catelli (1999), o modelo de decisão, assim concebido, é visto como um processador de informações, cuja função no processo de tomada de decisão é apoiar o gestor na fase de escolha.

2.1.3 Processo de Tomada de Decisão x Gestão

Sabe-se que é de extrema importância que o processo de tomada de decisão esteja em perfeita harmonia com o processo de gestão, que os resultados esperados de uma tomada de decisão estejam de acordo com os resultados planejados pela empresa ou que, no mínimo, não estejam contra estes resultados planejados.

Segundo Catelli (1999), o processo de tomada de decisões tem uma perfeita correspondência com o ciclo gerencial de planejamento, execução e controle. Com isso as diversas etapas analíticas do processo de tomada de decisões podem ser identificadas com cada uma das fases do ciclo gerencial. Os objetivos atuante de uma empresa são inúmeros, ou pelo menos devem ser muitos, ou seja, um acréscimo nas vendas, uma redução de custos, uma posição no mercado, a obtenção de

Um novo cliente, etc., para que esse processo seja colocado em prática é necessária a atuação da gestão (planejamento, execução e controle). Dessa maneira, o processo de tomada de decisão tem como objetivo antecipar e detalhar os efeitos das alternativas possíveis sobre um determinado evento, tendo ciência de que as decisões devam ser tomadas sobre determinado evento.

2.2 Contabilidade De Custos

Nas últimas décadas a Contabilidade de Custos deixou de ser uma mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais, tornando-se uma importante peça de controle e decisão gerencial. Com esse novo espaço a Contabilidade de Custos tem duas funções relevantes, ela auxilia no controle e ajuda às tomadas de decisões. Na época atual, muitas empresas ainda passam por dificuldades de ajustamento e readequação de custos e preços de sua estrutura em função da globalização da economia. Muitas empresas, que não se reorganizarem e se readaptarem a esse novo ambiente competitivo, certamente não sobreviverão. E essa reorganização e readaptação estão diretamente inseridas na valorização ainda maior a Contabilidade, como a melhor ferramenta de controle e de avaliação de desempenho da gestão de um negócio empresarial existente na atualidade. (SANTOS ,2005, p. 17) Vale ressaltar que o objetivo da contabilidade de custos é prover o usuário (tomador de decisões) de informações relevantes e necessárias ao processo de tomada de decisão. A avaliação dos estoques e apuração do resultado econômico através do controle de custos, neste ciclo apresentado, cria condições para acompanhar o desempenho empresarial e vinculando as informações de custos ou vinculando a aplicação do ciclo da contabilidade de custos aos resultados pré-estabelecidos.

2.3 Classificação do sistema de custeio

Os sistemas de custeio referem-se às formas como os custos são registrados e transferidos internamente dentro da entidade. É o fundamento da Contabilidade de Custos ligado à decisão de como deve ser mensurado o custo do produto. Então, podemos dizer que é o método de custeio um modelo para a decisão, mensuração e informação.

A mensuração da receita dos produtos e serviços, recursos, atividades e da empresa tem como o fundamento o preço de mercado. Custeio significa método deApropriação de Custos. Assim, existe Custeio por Absorção, Custeio Direto, Custeio Padrão, Marginal, ABC, RKW e etc.

A) Custeio por absorção:

É aquele que utiliza todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis diretas ou indiretas, para apuração do custo dos produtos. Esse método derivado da aplicação dos princípios fundamentais da contabilidade, sendo no× Brasil adotado pela legislação comercial e pela legislação fiscal.

B)Custeio Direto ou Variável:

É aquele que se utilizam apenas os custos diretos e variáveis, não utilizando os custos fixos e indiretos. Fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e gastos fixos. Isto é, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com