TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO A PESQUISA

Por:   •  21/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO À PESQUISA

Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi

Ciências Contábeis – Prática do Módulo I – 20/11/2018

        

RESUMO

Origina-se uma pesquisa devido o homem estar em constante busca pela realização, com isto a construção do conhecimento se faz cada vez mais necessário. Para que se sanem as duvidas foi realizado este trabalho de maneira introdutória a pesquisa, demonstrando formas e etapas de se realizar uma pesquisa para que seu resultado quando apresentado seja satisfatório. Foi utilizado como fonte norma e conceitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), assim como o material de apoio fornecido pela instituição de ensino na qual esta sendo cursando ciências contábeis. Como toda pesquisa, foi dado inicio com a escolha do tema, seguindo com todas as etapas necessárias como revisão bibliográfica, metodologia, realização dos objetivos, abordagem do problema, entre outros. Estruturalmente a forma de apresentação deve seguir todos os elementos textuais desde os prés (capa, resumo, sumario...) até os pós (referências, apêndices e anexos).

Ao finalizar conclui que a pesquisa tem grande influencia no desenvolvimento humano desde o pessoal até o profissional, auxiliando cada vez mais na realização humana.  .

Palavras-chave: Pesquisa. Conhecimento. Humano. Profissional

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho procuramos demonstrar algumas formas de pesquisa e maneira de realizar uma pesquisa juntamente com a criação do trabalho final.

Conceituando o que é pesquisa e o quão influencia o ser humano, devendo ter grande influencia tanto na educação quanto na vida pessoal. Para isto foi utilizado varias fontes que pudesse sanar as duvidas e esclarecer de forma introdutória a pesquisa.

Descriminando as principais etapas de um trabalho desde os pré-textuais até os pós-textuais, todas as etapas possuem extrema importância para que se alcance um resultado positivo ao fim da pesquisa.

 

2. INTRODUÇÃO A PESQUISA

Conceitualmente o termo Pesquisa é muito brando, onde descrever sobre seus métodos e técnicas principalmente ligado ao campo da educação é algo que exige muito esforço e formas de entendimentos diferentes.

Segundo Ander-Egg (1978, p. 28) pesquisa consiste em um “procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”.

Na história brasileira nunca se foi dado uma devida importância à pesquisa, criando assim uma barreira diante da educação.

Quando se é mencionado o termo pesquisa, logo se imagina uma ligação com algo relacionado a cientistas, ciências experimentais. Por mais que não seja uma visão equivocada onde a pesquisa possui uma ligação direta com a ciência, deve-se compreender a importância da mesma na educação e de que o professor é um cientista, pois a pesquisa cientifica é própria de todo aquele que participa do universo acadêmico.

Para que possamos entender um pouco mais sobre o sentido da pesquisa devemos primeiramente entender o homem como um projeto para a realização fundamental, onde é um ser que deve realizar-se por si mesmo, buscando a ciência e o conhecimento para beneficio particular.

Segundo Vera (1980, p. 11), a pesquisa só existe de fato quando existe um problema que se deverá definir, examinar, avaliar e analisar criticamente para, em seguida, ser tentada sua solução. O primeiro passo será, então, delimitar o objeto de investigação - o problema - dentro dos temas possíveis.

Podemos considerar que pesquisa é a construção do conhecimento, possuindo este diversos tipos distintos que se fazem presente em nosso dia a dia.

  • Senso comum é um saber que nasce da experiência quotidiana, da vida que os homens levam em sociedade.
  • Conhecimento Teológico ou de fé baseado em revelações, em leis e dogmas normalmente inquestionáveis.
  • Conhecimento Filosófico decorre da razão pura, ou seja, é um desejo natural do ser humano.
  • Conhecimento Científico é um saber que se adquire pela leitura, meditação e reflexão.

O conhecimento científico pressupõe aprendizagem superior. Caracteriza-se pela presença do acolhimento metódico e sistemático dos fatos da realidade sensível. Por meio da classificação, da comparação, da aplicação dos métodos, da análise e síntese, o pesquisador extrai do contexto social, ou do universo, princípios e leis que estruturam um conhecimento rigorosamente válido e universal (FACHIN, 2003, p. 11).

Para a qualificação profissional, não se pode deixar de descrever sobre a importância da pesquisa para o preparo do profissional na relação entre teoria e pratica. Implicando num domínio da teoria associado ao conhecimento do real, onde se faz necessário estar dotado da capacidade de um olhar a realidade e perceber a complexidade de seus elementos.

3. ESTRUTURA DA PESQUISA

        Na construção de um artigo científico, a etapa referente à descrição dos materiais e métodos de pesquisa utilizados assume grande importância, pois quando esta etapa está bem escrita, o restante do trabalho será compreendido com mais facilidade. Esta etapa deve conter o detalhamento do trabalho, Para a elaboração de uma pesquisa é necessário a definição de um tema e deve-se considerar uma estrutura básica, baseada em tópicos conforme:

3.1 PARTE INTERNA (ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS)

 Composta por capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, sumário, conforme:

  • Capa: Título, nome do autor, cidade e ano;
  • Folha de Rosto: Nome do Autor, natureza do trabalho, orientador, cidade e ano.
  • Folha de aprovação: Título, autor do trabalho, objetivo, membros.
  • Resumos: devendo ser elaborado após a conclusão do trabalho.
  • Sumário: Trata-se de uma ideia global do trabalho em si.

3.2 PARTE INTERNA (ELEMENTOS TEXTUAIS)

  • Introdução: Apresentação do tema, as razões pela escolha e o objetivo, para que se possa ter uma ideia ampla do assunto abordado.
  • Desenvolvimento: É a elaboração do texto em si que descreve o que deu fundamentação às ideias e contribuiu para interpretar a pesquisa. Sendo necessário alguns tópicos como: Metodologia, Natureza da pesquisa, Abordagem do problema, Realizações dos objetivos, materiais e métodos, entre outros.

Neste desenvolvimento deve contar as citações, que se refere a fundamentação teórica. São informações extraídas de outras fontes.

  • Conclusão: É um resumo sintetizado de todo o assunto abordado durante o trabalho, precisando sempre estar fundamentada nos resultados obtidos.

3.3 PARTE INTERNA (ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS)

  • Referências: São as fontes de pesquisa utilizadas para a realização do trabalho.
  • Apêndices: É formado por documentos auxiliares, sendo estes elaborados pelo próprio autor.
  • Anexos: Documentos auxiliares não elaborados pelo autor.

4. ELABORAÇÃO DE UMA PESQUISA

Toda pesquisa deve conter a definição inicial do tema para que se possa iniciar a etapa dos elementos textuais, que consiste na fundamentação, na abordagem do problema, na metodologia e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com