TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Código De Ética Para O Profissional Contábil

Por:   •  2/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

A IMPORTÂNCIA DO CÓDIGO DE ÉTICA PARA O PROFISSIONAL CONTÁBIL

[1]

RESUMO

O tema abordado no artigo é sobre a ética na profissão contábil. A escolha foi devida a constantes casos de fraudes e escândalos no país, com um tema tão amplo que preferimos aprofundar na interferência que as questões éticas causam na rotina desses profissionais e para alcançar este objetivo foi por meio de estudo bibliográfico do Código de Ética do Contador, neste artigo podemos ver a importância do indivíduo em se manter integro em seguir o código de ética contábil e também o código de ética civil, para melhor relacionamento, transparência e reputação do profissional contábil para com seus clientes e colegas de profissão.

Palavras-Chave: Código de ética. Profissional contábil. Ética contábil.

1 INTRODUÇÃO

Cada pessoa tende a adotar comportamentos baseados em seus interesses e valores, visando em benefícios para si mesma, como esses valores são diferentes para cada uma, há uma importância de se estabelecer um código de ética.

Porém devido ao aumento da economia capitalista, tem se apresentado a falta de valores éticos do profissional contábil. Sendo assim tornou-se necessário a elaboração de códigos de ética atualizados, com obrigações, punições e deveres bem definidos, com a intenção de inibir tais pessoas a executarem atitudes que sejam contrárias a conduta estabelecida (CORRÊA; FERREIRA; SHINZAKI, 2005).

É de grande relevância estudar esses conceitos de ética, para que assim o profissional possa exercer sua função para como próximo de maneira correta. O estudo retrata caráter bibliográfico, visto que foi elaborada através de obras, e materiais já existentes. Para Castilho, Borges e Pereira (2014) a pesquisa bibliográfica é fundamentada em fontes secundárias correspondente ao tema proposto para realização da obra, abrangendo todas as obras literárias como: livros, revistas, monografia, teses, artigos e etc. Lakatos e Marconi (2003) ainda contemplam que a pesquisa bibliográfica ou de fontes secundárias, engloba todas as obras já compartilhadas à domínio público em relação ao estudo, levando o pesquisador a ter relação direta com tudo que já foi escrito, dito ou filmado sobre o tema em questão. Em relação aos objetivos a pesquisa é realizada com métodos exploratórios, visto que foram descritos todos conceitos acerca do tema. De acordo Prodanov e Freitas (2013) a pesquisa exploratória tem o intuito de fornecer mais informações a respeito do tema a ser investigado, oportunizando o delineamento e o conceito, geralmente engloba o levantamento bibliográfico e a análise de exemplos que incentivem o entendimento. 

2 TÍTULO DA SEÇÃO (Desenvolvimento/Referencial Teórico)

Esta seção é o resultado da revisão de literatura (livros, artigos etc.) das áreas de conhecimento relacionadas com o tema do artigo. Nela são apresentadas as ideias principais de autores da área. As referências do artigo devem incluir, no mínimo, 3 livros e 2 artigos de revistas idôneas sobre o tema em questão.  

A seção pode ser dividida em tantas subseções quanto desejáveis. Sua adequada organização permite, posteriormente, realizar comparações e análises, levando a uma melhor compreensão do assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com