TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Para Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  21/10/2020  •  Artigo  •  4.281 Palavras (18 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 18

CONTABILIDADE GERENCIAL: importância para micro e pequenas empresas[1]

PIRES, E. [2]

SCALABRIN, I .3             

RESUMO

O artigo tem como tema a contabilidade gerencial e a sua importância para as micro e pequenas empresas, tendo em vista que a contabilidade gerencial é uma ferramenta estratégica que auxilia a gestão de toda e qualquer empresa, inclusive para micro e pequenas empresas, com o acompanhamento adequado o gestor pode tomar as suas decisões, com segurança. Sendo contabilidade gerencial conceituada como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, destacando-se a contabilidade financeira, a de custos e a análise das demonstrações contábeis, quando associadas, geram informações importantes para o processo de tomada de decisão nos empreendimentos. É com a contabilidade gerencial, como ferramenta, que as organizações conseguem fluir as suas operações, atividades, portanto é decisiva para a competitividade. Os objetivos do estudo são de analisar a importância da Contabilidade Gerencial para as micro e pequenas; demonstrar as técnicas e procedimentos da Contabilidade Gerencial que geram informações para o gestor na tomada de decisões. A realização do estudo possibilita a análise dos aspectos que fazem da Contabilidade Gerencial uma ferramenta estratégica para as empresas. O estudo justifica-se na oportunidade de verificar a importância da Contabilidade Gerencial para o gestor para tomada de decisão. A metodologia para a realização do artigo foi bibliográfica, com método indutivo, analítico-descritivo. A conclusão do tema desenvolvido é de que Contabilidade Gerencial através de instrumentos de controle e organização, é uma ferramenta estratégica, por meio de procedimentos atuantes, com controles padronizados para que as movimentações financeiras, e ainda, através de das Demonstrações Gerenciais, a partir das análises sobre os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças que um empreendimento possui. E, que com a inter-relação e o cruzamento das demonstrações, como a Demonstração de Resultado e o Balanço Patrimonial, oferece demonstração das evidências da realidade organizacional com o reflexo do fluxo de caixa, auxiliando o gestor, em seu empreendimento.

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial. Micro e Pequenas Empresas.

1INTRODUÇÃO

O tema deste artigo é a importância da Contabilidade Gerencial para Micro e Pequenas Empresas, como uma ferramenta estratégica, que faz grande diferencial para a competitividade no mundo globalizado. A contabilidade gerencial usa tópicos de estudos de diversas áreas da própria contabilidade, como também da Administração, de estudos de Gestão, marketing, e outras. Ela identifica-se como sendo uma área contábil autônoma, decorrente da forma dada à informação contábil, tem como foco o planejamento, controle e tomada de decisão, vinculado ao sistema de informação contábil.

A contabilidade gerencial é ligada a obtenção de informações para os gestores, assim pode ser verificado como a contabilidade financeira, que é vinculada com o oferecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização. Ainda, deve ter vinculação entre ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes consigam identificar que direção tomar, ainda é fundamental para que com as informações obtidas os gestores possam tomar decisões que resultem em ótimos resultados.

Portanto, a contabilidade gerencial é uma ferramenta estratégica que proporciona para a gestão das organizações de qualquer porte (grande, média e ou pequena), a tomada de decisões eficientes, pertinentes e seguras. A definição de contabilidade gerencial é de ser um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, com ênfase a contabilidade financeira, a de custos e a análise das demonstrações contábeis, quando associadas, geram informações importantes para o processo de tomada de decisão nos empreendimentos.

O artigo que apresenta-se tem como objetivos de analisar a importância da Contabilidade Gerencial para as micro e pequenas; demonstrar as técnicas e procedimentos da Contabilidade Gerencial que geram informações para o gestor na tomada de decisões. Com a realização do estudo busca-se analisar os aspectos que fazem da Contabilidade Gerencial uma ferramenta estratégica para as empresas. 

Para a realização da pesquisa o problema que busca-se responder é de qual a importância da contabilidade gerencial para as micro e pequenas empresas? O estudo justifica-se na oportunidade de verificar a importância da Contabilidade Gerencial para o gestor para tomada de decisão.

Para a realização do artigo utilizou-se a técnica da metodologia bibliográfica, com método indutivo, analítico-descritivo.

2 A CONTABILIDADE GERENCIAL – CONCEITOS E PERFIL DO CONTROLLER

Com a evolução tecnológica e econômica, a contabilidade acompanhou e foi determinante para a organização financeira e econômica das organizações da sociedade. A contabilidade gerencial tornou-se indispensável, tendo o objetivo de auxiliar, como ferramenta estratégica os gestores das empresas na tomada de decisões, com uma série de informações, que tornam as decisões eficientes e competitivas. Segundo Marion (2009):

A Contabilidade Gerencial é voltada para fins internos, procura suprir os gerentes de um elenco maior de informações, exclusivamente para tomada de decisões. Diferenciase de outras contabilidades, pois não se prende aos princípios tradicionais aceitos pelos contadores. O profissional que exerce a Contabilidade Gerencial também é conhecido como controller (MARION, 2009, p. 30).

Segundo Atkinson (2008), a informação contábil gerencial é utilizada em situações de tomadas de decisão, aprendizagem, planejamento e controle. As informações que os sistemas de contabilidade gerencial produzem auxiliam as necessidades operacionais e estratégias da empresa. As medições da condição econômica do empreendimento, tais como o custo e a rentabilidade dos produtos, serviços e clientes da organização, são apenas disponíveis a partir dos sistemas de contabilidade gerencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (202.2 Kb)   docx (565.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com