TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Contabilidade Gerencial para Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  15/3/2020  •  Artigo  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Título: Importância da Contabilidade Gerencial para Micro e Pequenas empresas.  

Introdução:

A contabilidade gerencial é um ramo da contabilidade que consiste em um conjunto de técnicas e procedimentos, que objetivam o fornecimento de informações por meio de relatórios para que os gestores possam tomar decisões de forma mais assertiva. Ou seja, a contabilidade gerencial é voltada para o usuário interno, sendo de extrema importância para o processo de planejamento, controle e gestão empresarial. Dessa forma, torna-se imprescindível a utilização desta ferramenta pelos gestores ou pelo próprio empresário, principalmente em Micro e Pequenas empresas, visto que, estas são fundamentais para a economia brasileira, contribuindo para a geração de renda e de empregos para a população.

Objetivo

Este presente trabalho tem como principal objetivo descrever a importância da utilização da Contabilidade Gerencial como ferramenta de Planejamento e Gestão em Micro e Pequenas Empresas, dada a importância da manutenção dessas empresas para fortalecer a economia brasileira, diante do elevando índice de mortalidade das micro e pequenas em seus primeiros anos de existência ocasionados por má administração.

Metodologia:

Este trabalho foi elaborado mediante pesquisas bibliográficas. Tomando como base, livros, artigos e materiais já publicados. Por meio destes, foi realizada um análise sobre o assunto, que possibilitou o conhecimento das principais ferramentas da contabilidade gerencial e de que maneira cada uma delas pode contribuir para o processo de gestão de uma organização, tendo como foco principal Micro e Pequenas Empresas.

Resultados:

O Fluxo de Caixa é uma importante ferramenta que proporciona um controle financeiro para o empresário, pois registra as entradas e saídas de dinheiro que ocorreram na empresa em determinado período, possibilitando a realização de projeções de saldos futuros, fundamentais para o planejamento e a tomada de decisões.

O Balanço Patrimonial é um instrumento que evidencia a situação patrimonial da empresa, onde estão constantes os seus bens, direitos e obrigações. Possibilitando assim, o cálculo de índices de rentabilidade, liquidez, endividamentos, além de análises verticais e horizontais que possibilitam a observação de sua evolução histórica.

A Demonstração de Resultado do Exercício é uma ferramenta composta pelas receitas, custos e despesas, que irá apurar o resultado líquido da empresa, ou seja, indicará se a empresa obteve lucro ou prejuízo com suas operações.

Além dos demonstrativos supracitados, é fundamental também a Análise do Ponto de Equilíbrio da empresa, pois esse indicador determinará o faturamento mínimo necessário para que sejam cobertos os custos e a empresa não opere com prejuízo.

Conclusão:

É imprescindível utilização da contabilidade gerencial em Micro e Pequenas empresas para sua manutenção no mercado, tendo em vista a grande competitividade que há atualmente, aliada à grande taxa de mortalidade de empresas que ingressam nesse mercado. Empresas que utilizam a contabilidade apenas para cumprir com as obrigações fiscais podem estar comprometendo seu futuro, pois tomar decisões sem ter como base dados concretos da empresa é extremamente arriscado, poia a chance de erros é muito elevada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com