TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Contabilidade na Administração de Micro e Pequena Empresa

Por:   •  29/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da contabilidade na administração da micro e pequena empresa

 

Por muito tempo, a contabilidade foi vista somente como uma área dentro das empresas que era responsável pela elaboração das demonstrações contábeis, principalmente para fins fiscais, de modo a atender aos órgãos reguladores e credores. Em consequência disso, as demonstrações produzidas são tinham muita importância para o gerenciamento da empresa; na maioria das vezes, o contador não se envolvia na administração.

Atualmente, com o novo marco regulatório da contabilidade no Brasil e com a adequação das demonstrações contábeis, essa visão não se sustenta, pois houve uma mudança de postura. As informações produzidas pelas demonstrações contábeis são cada vez mais utilizadas pela gestão da empresa, pois passaram a evidenciar de forma conjunta todas as variações que acontecem em seu patrimônio.

As demonstrações contábeis passaram a ser inseridas, aos poucos, entre outros aspectos, no modelo de negócio da empresa. Além de apresentar efeitos positivos nas transações econômicas realizadas, elas apresentam informações sobre a situação patrimonial e financeira das empresas, além de mensurar o seu desempenho.

Não se contesta mais o fato de que as demonstrações contábeis são de extrema importância para a gestão empresarial, além de serem excelentes ferramentas para as tomadas de decisões de todos os que se interessem pelas informações empresariais.

Devemos ter sempre em mente que a contabilidade trabalha com um processo de reconhecer, mensurar e evidenciar informações que podem ser úteis nas tomadas de decisão, principalmente por meio das demonstrações que produz. Sendo assim, é preciso conhecer um pouco sobre o objeto principal da contabilidade, assim como sobre os princípios e convenções que balizam todo o processo de produção da informação contábil.

 

Fonte: BAZZI, Samir. Contabilidade em ação. Curitiba: Intersaberes, 2014

SANTOS. Aroldo Luiz dos. A importância da contabilidade na administração da micro e pequena empresa. Revista Conteúdo, Capivari, v.2, n.1, jan./jul. 2012 – ISSN 1807-9539. Disponível em http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFile/69/62. Acesso em: 15 jan. 2022.

 

Com base no exposto pelo no texto, comente a importância da contabilidade para o gerenciamento das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com