TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Macroeconomia

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]   

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 5][pic 6]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Introdução à Macroeconomia

Curso: Ciências Contábeis

Professor: Jorge Henrique Brognoli

Nome do estudante: Caroline de Borba Tramontin

Data: 10/10/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2.5 pontos)

De acordo com o conteúdo apresentado nesta Unidade de Aprendizagem referente à Macroeconomia, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. Justifique as alternativas escolhidas como falsas.

a. ( V ) A macroeconomia tem como objetivo principal determinar os fatores que interferem no nível total da renda e do produto de uma economia. Ou seja, estuda as decisões conjuntas dos consumidores, das empresas e do governo.

b. ( F ) A macroeconomia estuda a parte da economia, analisando a determinação de preços da indústria e o comportamento dos consumidores.

c. ( V  ) Para medir a produção, o consumo, a renda, os investimentos e a capacidade de poupança – ou seja, a atividade econômica – a análise macroeconômica utiliza-se da Contabilidade Social ou Contabilidade Nacional.

d. (  V ) A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico como um todo. 

e. ( F  ) Ao estudar os grandes agregados, a macroeconomia leva em conta o comportamento das unidades individuais (empresas e consumidores) e de mercados em geral, temas estes da microeconomia.

 

Questão 2 (2.5 pontos) 

Os economistas se preocupam em medir a produção realizada por um determinado país podendo ser dividida em duas partes. Faça um comentário sobre as duas partes:

  • A primeira, o fato de a escassez de recursos constituir o problema fundamental da economia.

Resposta:

 Por essa razão,eles devem ser empregados de forma adequada, de modo que se consiga a maior quantidade possível de bens e serviços – o que nos remete à questão da eficiência do sistema produtivo. Esta eficiência, que consiste na maior produção possível a partir de certa quantidade de fatores da produção, precisa ser constantemente avaliada. Daí a necessidade de se ter registros da atividade econômica, considerada em seu conjunto, os quais permitam este tipo de análise

  • A segunda parte nos remete a um fato histórico. Quase todas as pessoas já ouviram falar da grande crise econômica de 1929, que consistiu na redução das atividades econômicas, ocasionando, entre outros problemas, o desemprego.

Resposta:

Tivemos, também, as duas grandes guerras mundiais, que envolveram diversos países e tiveram grande repercussão na economia. A partir dessa época e com a presença mais acentuada do Estado como regulador (gerente) das atividades econômicas, os economistas passaram a sentir necessidade de criar meios que lhes permitissem medir e avaliar as atividades econômicas desenvolvidas pela sociedade. Assim surgiu a contabilidade social ou nacional, com o objetivo de auferir e registrar a medição de toda a atividade econômica de um país, possibilitando que a macroeconomia atinja seus objetivos de determinação da renda e do nível de bem-estar social da população.

Questão 3 (2,0 pontos)

A contabilidade social se insere na moderna macroeconomia, que nos fornece os meios para a análise do conjunto da economia de uma sociedade. Ela nos mostra o desempenho global de uma economia. Responda:

  • Qual é período de tempo para medir o total de bens e de serviços produzidos no Brasil?

Resposta:

Atualmente esse período é de um ano e corresponde no Brasil ao ano civil, que vai de janeiro a dezembro.

  •  Há dois sistemas principais de contabilidade social adotados em quase todos os países, identifique-os.

1.

Resposta: o sistema de contas nacionais, que é aplicado da seguinte forma:

 utiliza-se do método das partidas dobradas;

consideram-se apenas os bens finais produzidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (302.9 Kb)   docx (107.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com