TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Pesquisa

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO À PESQUISA

Fernanda Brezolin

Lucas de Melo Bonez

        

RESUMO

A pesquisa surge da necessidade de fazer descobertas e formular explicações para tudo no nosso dia a dia. Neste trabalho procurei trazer de forma resumida os conceitos básicos sobre o que é pesquisa, a forma como deve ser iniciada, planejada e executada. Como fonte de pesquisa posso citar obras que tratam do tema específico, normas e conceitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), assim como o material de apoio fornecido pela instituição de ensino em que curso Ciências Contábeis. A elaboração da pesquisa tem início com a escolha do tema e depois começa a revisão bibliográfica, seguindo pelas justificativas, formulação do problema, determinação dos objetivos, metodologia, organização de um cronograma e definição dos recursos. Importante é trazer a realidade da pesquisa para dentro do orçamento disponível e a realidade do pesquisador. Após isso, vem a execução da pesquisa onde se coleta os dados, organiza, analisa e discute os resultados, finalizando com a conclusão. Estruturalmente a forma de apresentar a pesquisa deve conter elementos pré-textuais como: capa, resumo, sumário, etc.; elementos textuais como: introdução, desenvolvimento e conclusão; por fim os elementos pós-textuais, que consistem em: referências, apêndices e anexos. A maneira como se apresenta a pesquisa deve seguir uma formatação específica de acordo com cada modelo. Concluímos que a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento humano, seja pelo crescimento pessoal ou pelo apoio à instituições coletivas, melhoria para a população entre outros.

 

Palavras-chave: Conceito, Estrutura, Elaboração.

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho estou propondo de modo explicativo ao leitor entendimento sobre os conceitos e métodos da pesquisa como ferramenta de aprendizado. Sanando dúvidas sobre o que é, sua estruturação cientifica e o modo de elaboração da pesquisa. Foram utilizadas diversas fontes para a construção deste trabalho, buscando encontrar de forma ampla e diversificada o melhor conceito para entender de forma introdutória o que é pesquisa.

O artigo foi desenvolvido através do Seminário Interdisciplinar I, que o correu ao final do primeiro modulo do curso de bacharel em ciências contábeis, pela instituição de ensino Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi.

2. CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DA PESQUISA

Conceitualmente podemos encontrar várias definições sobre pesquisa, vários autores transcorreram sobre o tema, mas citamos a seguir o que nos trouxe Gil (2007, P. 17.), onde pesquisa é definida como “[...] procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados.”

O termo pesquisa é muito amplo e abrangente. Para podermos entender oque é pesquisa devemos primeiramente entender qual sua dimensão fundamental ao homem. Só pesquisa quando se tem a necessidade da descoberta daquilo que ainda está encoberto ao ser humano. Segundo Vera (1980, p.11) a pesquisa só existe de fato quando existe um problema que deverá definir, examinar, avaliar e analisar criticamente para, em seguida, ser tentada sua solução. O primeiro passo será, então, delimitar o objeto de investigação, o problema dentro dos temas possíveis.

Quando se fala em pesquisa, logo vem à nossa mente algo complexo que pertence aos cientistas, suas pesquisas elaboradas com grandes investimentos. Numa visão mais ampla, como já definido acima, pesquisa é a busca por conhecimento. A pesquisa tem como fundamentação a construção social e cultural do ser humano. A pesquisa cientifica pode ser dividida em dois pontos essenciais: as razões intelectuais que se derivam do desejo de conhecer pelo próprio saber e as razões práticas que se derivam de conhecer por razões mais eficazes. Para tanto em qualquer tipo de pesquisa serão necessários procedimentos metodológicos para que se tenha uma pesquisa confiável e com o máximo de veridicidade. A pesquisa é um projeto que deve ser planejado e executado dentro dos limites intelectuais e financeiros do pesquisador. Não há, por exemplo, como através   de uma   pesquisa minuciosa encontrar a cura do câncer sem grandes investimentos financeiros   e intelectuais.

Mas   se pesquisa   é construção do   conhecimento através de métodos, o que   é conhecimento? Conforme o pensamento de Fonseca (2002, p.10)

(...)o homem é, por natureza, um animal curioso. Desde que nasce interage com a natureza e os

Objetos à sua volta, interpretando o universo a partir das referências sociais e culturais do meio

Em que vive. Apropria-se do conhecimento através das sensações, que os seres e os fenômenos

Lhe transmitem. A partir dessas sensações elabora representações. Contudo essas

representações, não constituem o objeto real. O objeto real existe independentemente de o

homem o conhecer ou não. O conhecimento humano é na sua essência um esforço para resolver

contradições, entre as representações do objeto e a realidade do mesmo. Assim, o

conhecimento, dependendo da forma pela se chega a essa representação, pode ser classificado

de popular (senso comum), teológico, mítico, filosófico e cientifico.

Como podemos definir a importância da pesquisa para a formação profissional? A função da pesquisa está vinculada à importância da correlação entre teoria e prática. Todo e qualquer profissional deve ter um olhar mais amplo às suas funções e sua área de atuação, de modo que esteja sempre elaborando pesquisas e que não o deixe limitado ao conhecimento teórico adquirido simplesmente. A renovação profissional deve ser constante e, como já foi constatado, o conhecimento é adquirido através de pesquisas que tem como enfoque razões intelectuais e práticas, ambas trazendo mudanças no seguimento de qualquer área de atuação profissional.

3. ESTRUTURA DA PESQUISA

A elaboração de uma pesquisa ocorre após a definição de um tema, sendo assim, deve-se considerar uma estrutura, baseada em tópicos conforme:

3.1 PARTE INTERNA (ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS)

Consiste nas partes compostas por capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, sumario, conforme:

  • Capa: deve conter basicamente título,  nome do autor, cidade e ano.
  • Folha de rosto: Nome do autor,  natureza do trabalho, orientador, cidade e ano.
  • Folha de aprovação: Título, autor do trabalho, objetivo do trabalho, membros.
  • Resumos: deve apenas ser elaborado após a conclusão do trabalho.
  • Sumário: Trata-se de uma ideia global do trabalho em si. A

Alguns tópicos são opcionais como: Dedicatória, agradecimentos, ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas.

3.2 PARTE INTERNA (ELEMENTOS TEXTUAIS)

É a parte do trabalho em si, onde constam introdução, desenvolvimento e conclusão, que seguem as seguintes premissas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com