TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS

Por:   •  8/5/2021  •  Dissertação  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

            SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

MATEMÁTICA

                           

                          NATHAN OLIVEIRA DOURADO

    LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS  

                                                 COM DEFICIÊNCIAS

[pic 4]

                                                         CAIAPÔNIA

                                                              2020

NATHAN OLIVEIRA DOURADO

    LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS  

                                                 COM DEFICIÊNCIAS

Trabalho apresentado ao Curso (Matemática)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  [Nome da Disciplina].

Orientador: Prof. Darlini Ribeiro Marino

Caiapônia

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO .................................................................4,5,6,7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................8

REFERÊNCIAS ....................................................................................................9,10

  1. INTRODUÇÃO

A concepção atual de trabalho com a deficiência intelectual é a de apropriação dos conceitos de educação inclusiva que deve se der por meio de atividades lúdicas. É importante esclarecer que isso só acontece quando há uma intenção educativa, ou seja, quando o professor media a situação na tentativa de alcançar os objetivos traçados e planejados.

Às pessoas com necessidades especiais e, principalmente das pessoas com deficiências, deve atuar como complemento da educação básica ou superior, um instrumento a estar disponível quando necessário.


  1. ESENVOLVIMENTO

O direito à educação é um direito de todos, e não é diferente às pessoas portadoras de deficiências, sancionado como um direito constitucional, regido na  Lei no 13.146/2015 onde institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.A educação e um costituinte importante para a deficiência, amplia o desenvolvimento da aprendizagem e o sistema neorológico, amplificando a inclusão, e é especifíco que os deficientes merecem igualdade, mas com cautela e acessibilidade, com a efetividade e a participaçâo de todos. A institucionalização legal da educação especial surge na Lei de Diretrizes e Bases de 1961. Nos artigos 88 e 89 está explícito que a educação de pessoas com deficiência, então chamadas de excepcionais, deve “enquadrar-se no sistema geral de educação, a fim de integrá-los na comunidade”.É importante a aceitação do deficiente, a legislação brasileira torna inegável a negação de oferta de educador especial a criança possuidor da deficiência, é dever do estado assegurar a sociabilidade, cuidando principalmente de toda violência e discriminação, mas do que adianta leis e diretrizes que exigem uma apta educação se não tem infraestrutura adequada.

A educação para os deficiêntes incluem vários fatores, leis que regem um bom ensino, escolas regulares precisam organizar e ordenação para as crianças portadoras de deficiência, a maioria das escolas apesar teoricamente deverem estar preparadas possuem inumeras dificuldades de infraestrutura.

Existe uma precariedade muito grande quanto a adaptação em equipamento de lazer para pesssoas com deficiência. Pensando nisto foi sancionada  a Lei 13.443/2017 onde se dá a obrigatoriedade em espaços públicos a instalação de equipamentos de lazer para pessoas com deficiência, no mínimo 5% dos brinquedos deverão passar por essa adaptação.

A brincadeira em geral é muito importante no desenvolvimento de qualquer criança, pois esta estimula a curiosidade,desenvolvendo prazer em aprender, aumenta a concentração, favorecendo novas descobertas.

Segundo alguns pesquisadores que estudam o desenvolvimento da criança com deficiência apontam para a criação e manuntenção de espaços físicos acolhedores, adequados às necessidades das crianças.

O processo de inclusão socialvem passando por diferentes adaptações, buscando uma igualdade a qual cabe a todo ser humano. Para Vygotsky a inclusão social tem que ser algo significativo para o sujeito, dar sentido a sua vida,trata-se de possibilitar interações sócias que sejam mediadoras proporcionando ao sujeito que compreenda o mundo que está inserido e possa ser autônomo, participativo e ativo na construção desse mundo. Deste modo, a inclusão social é muito mais do que um direito adquirido em lei, é a possibilidade de  dar uma vida de qualidade aos que de alguma forma já sofrem com suas condições.

                                                             

                                                                       A inclusão social, portanto, é um processo que contribui para a      

                                                                construção de um novo tipo de sociedade através de transformações,

                                                                pequenas e grandes, nos ambientes físicos (espaços internos e      

                                                                externos, equipamentos, aparelhos e utensílios, mobiliário e meios de  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com