TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Por:   •  13/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7


  1. INTRODUÇÃO

Aspectos históricos mostram que ao longo do tempo, a humanidade passou por transformações com relação aos movimentos de inclusão no Brasil e no mundo, até chegarmos ao que chamamos hoje de educação inclusiva nas escolas.  

Este trabalho apresentará alguns aspectos históricos, bem como alguns paradigmas, como por exemplo a segregação, a integração e a inclusão. Para tanto, serão abordado alguns movimentos sociais que contribuíram para o processo de inclusão, como era no passado e como é nos dias de hoje. A inclusão dos alunos público alvo da educação especial (PAEE), iniciou-se há mais de uma década, porém de modo pouco estruturado e de forma gradual.

Assim, o objetivo principal deste trabalho é demonstrar e justificar a importância da garantia dos direitos à educação, saúde e lazer das crianças com deficiência.


  1. DESENVOLVIMENTO

         Ao pensarmos no paradigma da inclusão, há que se refletir acerca de diversas outras questões como qualidade na educação e no acesso ao lazer da criança com deficiência. Esta visão requer sistemas de ensino para a necessidade de uma nova organização dos espaços educacionais e de lazer, com vistas à eliminação das barreiras que dificultam ou impedem tanto a participação e a aprendizagem de todos na escola, como no tempo de distração e entretenimento.

Além do tema da aprendizagem, a acessibilidade aos espaços de lazer destaca-se pela importância que  desempenha no desenvolvimento da criança, uma vez que o ato de brincar, o lúdico oferece situações imaginárias, possibilitando a exploração do mundo à sua volta, fortalecendo o conhecimento empírico. Outro fator que pode ser destacado é a interação com o ambiente, incentivando a locomoção da criança de forma global. Não menos importante, é a gama de possibilidades do desenvolvimento social da criança com deficiência, através da integração com outras crianças.

Associar o aprendizado na infância ao ato de brincar, se divertir, ter lazer faz parte de compreender que esta etapa é necessária ao ser humano, sendo ele com deficiência ou não.  É na infância que ocorrem interações que tornam a aprendizagem significativa, sendo parte do desenvolvimento humano a interação o indivíduo, o mundo e o meio em que ele vive.

Conforme previsto na Lei 13.146/15, que é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania, acessibilidade é a possibilidade e a condição de alcance, para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público e privado de uso coletivo, pelas pessoas com deficiência.  Como podemos ver, essa lei não está restrita apenas à escola, mas se estende também ao lazer.

Toda pessoa com deficiência (física, intelectual, visual, auditiva) deve ter direito à igualdade de oportunidades assegurada. De acordo com a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), isso deve começar ainda na fase escolar, a partir do contato com práticas e metodologias que garantam a acessibilidade na escola.

A rede regular de ensino deve oferecer educação especial para qualquer aluno com deficiência. Esse processo exige mudanças na maneira de conduzir as aulas e também no modo de se relacionar com as turmas e famílias. Em outras palavras, é preciso preparo por parte dos educadores e profissionais envolvidos na gestão escolar.

Apesar da importância desse tema, muitos locais ainda não contam com as adaptações necessárias para atender públicos tão diversificados. Nesse sentido, é importante buscar melhorias o quanto antes para que a inclusão escolar se torne uma realidade comum.

Apesar de todo o exposto, nem todas as crianças tem a oportunidade de brincar de forma adequada, existem fatores que impedem que isso acorra. É importante  considerar o fato de que o ser humano difere-se entre si em suas individualidades e não é diferente com a pessoa com deficiência. Para cada indivíduo existe um diagnóstico, cada deficiência tem sua particularidade. Segundo RIBAS (1994, p.26), existem as deficiências físicas (de origem motora: amputações, malformações ou sequelas de vários tipos), as deficiências sensoriais, que se dividem em deficiência auditiva (surdez total ou parcial) e visuais (cegueira também total ou parcial) e deficiências mentais (de vários graus, de origem pre, peri ou pós-natal).  Entretanto, o que fica evidente e assegurado, é que a pessoa com deficiência, não pode jamais ter seus direitos usurpados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com