TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de Crianças com Deficiência

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa construir um texto para a comunidade externa, discutindo a temática: Lazer, aprendizagem, inclusão e acessibilidade, relacionando com as principais disciplinas estudadas no semestre vigente: Educação Inclusiva, Libras- Língua Brasileira de sinais, Educação e Tecnologia, Homem Cultura e sociedade, Praticas pedagógica: Identidade do docente, Educação a distancia.

Será tratados fatores que impossibilitam a inclusão dos tais, na vida escolar e social, nesse trabalho esta baseado em autores como Vigotsk e Piaget, autores que tem pesquisas relacionadas a desenvolvimento psicológico, físico e mental da criança.

Atribuo a importância desse trabalho aos profissionais da área de ensino, onde são responsáveis pelo processo de inclusão da criança na vida escolar.  


  1. DESENVOLVIMENTO

Ao pensarmos em escola, associamos ao aprendizado, na primeira infância esse aprendizado vem através do brincar, se divertir, ter lazer faz parte da necessidade do ser humano.

É no período  da infância que ocorrem interações entre o mundo e o meio em que a criança vive, assim tendo uma aprendizagem significativa.

 De acordo com a Lei 13.146/15, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, acessibilidade é a possibilidade e a condição de alcance, para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços,  mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público e privado de uso coletivo, pelas pessoas com deficiência. Do ponto de vista social, ela é um dos instrumentos  essenciais para que as pessoas com deficiência exerçam seus mais variados direitos na convivência com os demais cidadãos.

Como podemos ver essa lei  não esta limitado apenas no ambiente escolar, ele se estende ao lazer também. É no brincar que a criança desenvolve conceitos, idéias e explora saberes.

Destacando a importância da brincadeira durante a infância, precisamos garantir a acessibilidade de todas as crianças a esse beneficio, com o crescimento em massa, vemos cada vez mais prédios, casas de festas e lanchonetes expandindo para o alto, assim dificultando o acesso de cadeirantes.  

                 Infelizmente nem todas as crianças tem a oportunidade de brincar de forma adequada, existem fatores que impedem que isso acorra.

Existem as deficiências físicas (de origem motora: amputações, malformações ou sequelas de vários tipos). As deficiências sensoriais, que se dividem em deficiência auditiva (surdez total ou parcial) e visuais (cegueira também total ou parcial) e deficiências mentais (de vários graus, de origem pre, peri ou pós-natal). (RIBAS 1994, P.26)

Para cada indivíduo existe um diagnóstico, cada deficiência tem sua particularidade, mas o que fica claro para nos é que o fato da pessoa ser deficiente, ela não merece ser excluída ou impedida de usufruir de seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com