TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de Crianças com Deficiência

Por:   •  21/8/2020  •  Artigo  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anhanguera[pic 1]

Pedagogia, 1º Semestre

Luzia Aparecida da Costa Rosa

Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de crianças com deficiência

São José dos Campos

2020


Luzia Aparecida da Costa Rosa

Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de crianças com deficiência.

O presente artigo tem como finalidade a obtenção de nota nas disciplinas: Educação Inclusiva; Filosofia da Educação, Práticas Pedagógicas: Identidade Docente; Educação à Distância; LIBRAS; Homem Cultura e Sociedade.

Orientadores

Prof Aline Gonçalves Nogueira

Prof Tirza Cosmos dos Santos Irata

Prof Juliana Chueire Lyra

Prof José Matias dos Santos Filho

Prof Maria Eliza Correa Pacheco

Prof Lilian Amaral da Silva Souza 

São José dos Campos

2020

Sumário

Introdução ........................................................................................................................ 4

Objetivo ............................................................................................................................. 5

Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de crianças com deficiência ........ 5

Projeto: Inclusão social, acessibilidade e lazer ............................................................ 6

Modelo dos brinquedos .................................................................................................. 8

Apresentação do Projeto à Comunidade ..................................................................... 10

Referências .................................................................................................................... 11

Introdução

Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de crianças com deficiência.

Inclusão é o conjunto de ações que combate a exclusão da vida em sociedade provocada pelas diferenças de classe social,deficiência, raça e gênero.

A inclusão social orientou a elaboração de políticas e leis na criação de programas e serviços voltados ao atendimento das necessidades especiais de deficientes .

Na antiguidade as pessoas com deficiências não tinham lugar na sociedade, eram extintas, condenadas a morte. Houveram os períodos de exclusão, segregação, integração e por fim a Inclusão.

        A partir da Lei dos Direitos Humanos fica garantido que todas as pessoas tem direito a inclusão,na escola,na sociedade, no trabalho,todos somos iguais e temos a mesma capacidade de aprendizagem isto, se deve aos estímulos que nos são apresentados.

Temos o apoio da Lei das crianças com deficiência que lhes garante entre outros o direito à aprendizagem,seja deficiencia fisica, mental, (TEA,Atas habilidades/superdotação).

É garantido aos deficiêntes que estudam em salas regulares o apoio do professor da AEE, e no caso dos surdos a prensença do TILS.

É garantido também o direito ao Lazer, a todas as pssoas deficienentes.

 As diversas possibilidades de lazer, como as atividades físico-esportivas, manuais, artísticas, intelectuais, sociais, turísticas e virtuais devem estar ao alcance das pessoas com deficiência, pois estas contribuem para seu processo de desenvolvimento pessoal e social e pode garantir processos de autonomia para quem dele participa.

Palavras Chave: Inclusão, Lazer, Acessibilidade, Aprendizagem,

Objetivo

Conscientizar a comunidade sobre importância da adaptação de aparelhos / instrumentos de interação social e lúdica às crianças deficientes . Propiciar a interação da escola com a comunidade e lazer à todos.

 

Situação Problema (SP)

            Amanda é professora de uma escola municipal e mãe de uma menina com deficiência motora, decorrente de uma paralisia cerebral. Conhecedora das leis que determinam o direito das pessoas com deficiência, Amanda não se conforma em ver sua filha presa à cadeira de rodas apenas assistindo, impedida de participar da interação com outras crianças nas atividades recreativas, seja no intervalo das aulas da escola ou espaços públicos como praças e parques. Essa situação a faz pensar sobre as dificuldades que as crianças com deficiência encontram para se divertir nos espaços públicos. A escola em que leciona, onde sua filha também estuda, fica próxima ao parquinho público, sendo que este, muitas vezes, também é utilizado para atividades escolares.

Em um final de semana, esse parque recebeu as atividades do Projeto LIA, que trouxe brinquedos e atividades adaptadas que possibilitaram a participação de sua filha com deficiência e sua interação com as outras crianças. Essa experiência levou Amanda a ter uma ideia: criar um projeto de parceria da escola em que leciona com a comunidade para que os espaços públicos da escola e do parque sejam adaptados para que ocorra a inclusão de todas as crianças que os frequentam, assim como para a promoção de atividades diversas que ampliem as experiências motoras, cognitivas e sensoriais das crianças. A primeira ação será redigir um texto que apresente o projeto e justifique sua importância para a garantia dos direitos à educação, saúde e lazer das crianças com deficiência. Esse texto será divulgado para a comunidade, com o intuito de sensibilizá-la para o tema. Dada a situação, agora é a sua vez: coloque-se no lugar da Amanda, realize a leitura e o estudo do material proposto, pesquise outras referências e elabore uma produção textual que represente o texto que será divulgado para a comunidade, a partir do tema “Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de crianças com deficiência”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (221.5 Kb)   docx (152.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com