TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Por:   •  16/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 9

Página  de

                                        [pic 1]

PEDAGOGIA

LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA.

BIANCA SOARES MEDRADO SANTOS

LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA.

Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia em Licenciatura –

Unopar, para as disciplinas: Ed. Gramatica, Educação a Distância, Educação e tecnologias, Educação Inclusiva,

Filosofia da Educação, Homem, cultura e sociedade,

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais Praticas Pedagógicas:

Identidade docente.

Professores: Lilian Amaral da Silva Souza, Natalia Germano Gejao Diaz, Jose Matias dos Santos Filho, Maria Eliza Correa Pacheco, Tirza Cosmos dos Santos Hirata, Juliana Chueire Lyra; Luciane Guimaraes Batistella Bianchini.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................9

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Na introdução será abordada importância da inclusão social de alunos com deficiência nas escolas. No paradigma da inclusão, que propõe a importância da sociedade de se preparar para receber estas pessoas, falaremos sobre o papel do Estado em relação à garantia da Educação, Acessibilidade e Lazer a pessoas com Deficiência. As pessoas com deficiência sempre enfrentam dificuldades por conta de sua dificuldade de se comunicar e de expressar aprendizagem. E a escola seja uma das instituições responsáveis por promover os direitos de todos.

DESENVOLVIMENTO

Na antiguidade, as pessoas com deficiência já sofriam com as dificuldades que enfrentavam ao se comunicar e expressar, as pessoas com deficiência sofreram por muito tempo, por serem vistos como pessoas incapazes de aprender e desenvolver habilidades. No Brasil a lei de inclusão a pessoa com deficiência foi desenvolvida, através do paradigma da inclusão, com a finalidade de assegurar e promover condições de igualdade, com o direito da liberdade fundamentais destas pessoas.

A inclusão social é entendida como a participação nos vários tipos de grupos de convivência social. A deficiência é conceituada como qualquer anormalidade ou perca de movimentos ou função corporal e a psicológica. A acessibilidade de crianças com deficiências é compreendida como um dos elementos básicos buscado na inclusão efetiva, por meio do desenvolvimento da sensibilização e conscientização de toda comunidade escolar.

E assim a criança passa a receber um ambiente adequado ao seu desenvolvimento, e se tornando um momento de paz e lazer, que também é notado um processo de aprendizagem.

Quando é falado em todos, a educação passa a ser assegurada, incluindo as pessoas com deficiência. E assim acreditamos na grande importância de se considerar o paradigma da inclusão social nas escolas, creches e demais instituições. Na instituição de ensino em relação à inclusão, não se da no ato da matricula do aluno com deficiência. Estas podem se tornar efetiva quando as politicas publica necessário, o AEE “atendimento educacional especializado” o aluno com deficiência, as adaptações são garantida por lei nos espaços físicos, na lei N° 10.098, DE 19 DEZEMBRO DE 2000, Forem colocadas em pratica.

Art. 205 – A educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho “Brasil 1988”.

A lei 10.098/2000, que trata sobre as normas gerais e critérios básicos na promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, descrito a baixo:

Art. 1° - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência.

Art. 2° l – acessibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao publico, de uso publico ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Sendo um tema de inclusão social, sendo possível na hora do intervalo, que as crianças irão se misturar no pátio para comer seu lanche e brincar, pode haver a possibilidade de fazer novos amigos. E estes alunos venham a se encontrar esteja pronto para recebê-los de igual maneira, se dando o papel da inclusão de pessoas com deficiência em meios sociais, na escola e em qualquer outro lugar.

 A convenção de Direitos das pessoas com Deficiência “2006” define:

“pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais em interação com diversas barreiras podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas. (Brasil, 2011, p.26)”.

Através deste conceito, percebemos as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência não são apenas as que possuem, mais devem ser vistas como um problema de toda a sociedade como veste na legislação elas tem barreiras que as limitam e assim não conseguem desempenhar sua participação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com