TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA

Por:   •  6/5/2017  •  Resenha  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

METODOLOGIA: segmento que estuda os métodos de construção de determinada área de produção do conhecimento.

CARACTERISTICA DO MITO:1 teve origem imaginativa e intuída, sua aceitação decorre da fé e da crença. É ilógico e irracional, não reproduz a realidade, por conta de ser transmitido via oralidade. 2. Desenvolveram-se os rituais, como técnicas de obter os acontecimentos desejados. O ritual é o mito em ação. “o homem se movia num mundo animado por forças(deuses e semi deuses) que ele precisava agradar para haver caça abundante , para fertilizar a terra, para que a tribo ou grupo fosse protegido, para que as crianças nascessem e os mortos pudessem ir em paz”. 3.O mito reflete um mundo caótico. 4.narrativa de uma criação, de algo que não era e passou a ser. 5. A natureza é vista de modo encantado e contemplativo. 6.O tabu é justamente o que implicava em desagradar aos deuses, eram as proibições.

MITOLOGIA: expressão de uma forma de conhecimento. Deve ser abordada como uma religião primitiva constituída ao longo do tempo a partir da imaginação do ser humano (sujeito). Esta ligado a abordagem de um mundo a partir de caráter religioso, porém, ao longo do desenvolvimento do conhecimento humano absorvida num contexto em que voltou a um caráter artístico.

MITO:é uma historia de tradição oral, passada de geração em geração , onde narra a encarnação de forças da natureza em forças humanas.. Conta a criação do mundo ou explicar fenômenos da natureza. O mito pode ter nascido do desejo e da necessidade de dominar o mundo, para fugir ao medo e a insegurança. Serve para acomodar e tranquilizar o homem num mundo perigoso e assustador, dando lhe segurança.

MITOLOGIA X FILOSOFIA: A Mitologia exprimia na forma divina e celestial todo o conjunto de relações, quer do homens entre si, quer entre homem e natureza. A Filosofia era física, olhava para o mundo material e perguntava qual era o final e irredutível componente das coisas.

FILOSOFIA: nasceu da busca de um conhecimento acerca da natureza do universo, rompeu com o vínculo estabelecido com as crenças mitológicas. Na explicações de provar os processos naturais, saíram de agentes e poderes sobrenaturais, a magia e o ritual e foram lentamente cedendo lugar a ciência e ao controle.

PRÉ-SOCRATICOS

(Romperam com a visão mítica e religiosa da natureza, por uma forma cientifica. São conhecidos como Naturalista ou filosofo da physis. Foi inserida a ideia da existência de uma ordem natural no universo, despedia da influência ou interferência das vontades divinas).

TALES DE MILETO: ensinava ser a AGUA a substancia única de todas as coisas. Segundo Tales, a agua, ao se resfriar torna-se densa e da origem a terra; ao se aquecer torna-se vapor e ar e volta em chuva. Desse ciclo nascem as diversas formas de vida, vegetal e animal. Sua cosmologia é “a terra flutua sobre a agua, a Agua é causa material de todas as coisas.

ANAXIMANDRO: O elemento primordial seria o indeterminado (ápeiron), infinito e em movimento perpetuo, isto é, quantitativamente infinita e qualitativamente indeterminada. Imagina a terra como um disco suspenso no ar. Eterno, o ápeiron está em constante movimento. O ápeiron é assim algo abstrato, que não se fixa diretamente em nenhum elemento palpável da natureza.

ANAXIMENES: O mundo é o AR um elemento não tão abstrato como o áperion, nem palpável demais como agua. Tudo provem do ar, o ar é respiração e é vida; o fogo é o ar rarefeito; a agua, a terra, a pedra são formas cada vez mais condensadas do ar.

PITAGORAS: O mundo é número, reduz tudo que existe as figuras geométricas simples, cabe então descobrir as características de cada um, e suas relações.

HERACLITO: A existência surgiu de todos os acontecimentos particulares e fundamentos da harmonia universal. Para ele o mundo explica-se não apesar das mudanças de seus aspectos contraditórios, mas exatamente por conta destas mudanças e contradições. O conflito é o pai e rei de todas as coisas.

PARMÊNIDES: é imutável, única e harmônica. Movimento é ilusão dos sentidos. É totalmente inverso do heraclito. Tudo é ilusão, meras aparências produzidas por opiniões enganosas.

ZENÃO: Não existe vazio, tampouco existe o movimento. Ele segue o pensamento de Parmênides que diz que o movimento e a pluralidade das coisas são ilusões.

EMPEDOCLES: Agua, ar, fogo e terra, todas elas imutáveis e indestrutíveis, é preciso algo que as faça mover-se aproximando-se ou separando-as.

DEMOCRITO: O mundo é composto por ATOMOS, não divisível e imutável, idêntico a si mesmo. É no vazio que os átomos movem.

PRINCIPAIS IDEIAS PRE SOCRATICAS: 1. novo modo de pensar racional e filosófico. Libertado da mitologia e da religião. 2. Existência de uma ordem natural no universo. 3. Seus fenômenos estavam relacionados a causas e forças naturais que podiam ser conhecidas e previstas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com