TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Necessidade de organizar os estabelecimentos nasceram junto a Revolução Industrial

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13][pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Através deste portfólio aborda-se o contexto empresarial, conceituando as funções administrativas, enfatizando os teóricos que as desenvolveram, e quais as principais mudanças encontradas ao passar dos tempos.

Conceitua-se o patrimônio através de pesquisa bibliográfica três autores.

Enfatiza-se de onde são as fontes de recurso tanto do capital social quanto de terceiros, mostra-se uma analise de mercado, pelas demandas, ofertas e equilíbrio de mercado, mostrando as estruturas de mercado.

Para concluir veremos a contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

 

 


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

A necessidade de organizar os estabelecimentos nasceram junto a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, que levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração. (MAXIMIANO, 2000).

“As origens das teorias administrativas remontam a um passado muito distante. As primeiras contribuições, como não poderia deixar de ser, são provenientes de praticantes e não de teóricos. Destacam-se, desde o início da civilização, contribuições que, embora esparsas, marcaram significativamente o desenvolvimento dessas teorias, apesar de que a prática administrativa, bem como a coordenação entre os estudos de praticantes e teóricos, sejam uma característica de tempos mais recentes”. (http://www.cefetsp.br/edu/natanael/Apostila_ADM_parte1.pdf. Acesso 08/05/2013)

Henry Fayol foi o primeiro que definiu as funções básicas do administrador, tais como: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC).  É considerado o “pai da Administração científica” por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Ele também definiu

As funções administrativas se delimitaram nos atos de: planejar  que é a definição de suas metas, de que forma serão alcançadas e quais seus objetivos;  ato de organizar  que é o processo de dispor de qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas; o ato de comandar e coordenar envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. Metas traçadas responsabilidades definidas, é necessária neste momento uma competência essencial que influencie pessoas para que os objetivos planejados sejam alcançados e por fim o ato de controlar onde estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejamento e a correção de possíveis desvios (ARAÚJO, p.170, 2004).

Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração. As mudanças ao longo do tempo vieram pela contribuição do entendimento mais atual de Peter Drucker em suas abordagens neoclássicas da administração, onde os princípios foram retrabalhados e hoje são conhecidos como: planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC). Ressalta-se, então, que, destas funções, as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que, atualmente, são chamadas apenas de "dirigir" (Liderança). (http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o. Acesso 08-05-2013)

Assim nos últimos anos principalmente a partir de 80, com o início da era da informação, as funções administrativas eram realizadas rusticamente, tornando-se pouco eficientes, e sem ajuda da tecnologia da informação tinha restrição das ações gerenciais. Nota-se que as mudanças são cada vez mais rápidas e inesperadas, principalmente no campo do conhecimento e da explosão populacional. Tais mudanças impõem novas e crescentes necessidades. Neste contexto, o crescimento das organizações faz com que elas se tornem complexas e sem fronteiras.                                                      

Com o advento da era tecnológica digital aplicadas a gestão administrativas, trouxeram inúmeras mudanças no campo da ciência da administração, principalmente ao que concerne as atividades básicas do administrador, mudanças rápidas que até o presente momento ainda estão acontecendo, através de ferramentas descobertas que fornecem aparatos para agilizar, simplificar e reduzir incertezas no processo administrativo.

  1. PATRIMÔNIO

        A contabilidade praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos. No período Científico, Francesco Villa, escritor milanês, contabilista público, segundo ele a escrituração e guarda de livros poderiam ser feitas por qualquer pessoa inteligente. Para ele, a contabilidade implicava conhecer a natureza, os detalhes, as normas, as leis ou patrimônio. Fábio Besta, seguidor de Francesco Villa, superou o mestre em seus ensinamentos. Demonstrou o elemento fundamental da conta, o valor, e chegou muito perto de definir patrimônio como objeto da contabilidade. Foi Vicenzo Mazi, seguidor de Fábio Besta, quem pela primeira vez, em 1923, definiu patrimônio como objeto da Contabilidade. Teve sobre tudo, o mérito incontestável de chamar a atenção para o fato de que a contabilidade é muito mais do que mero registro, é um instrumento básico de gestão. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o. Acesso 09-05-2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (212.1 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com