TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DA AUDITORIA E OS FATORES QUE EXIGEM A ATUAÇÃO DO AUDITOR NO BRASIL

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 9

A ORIGEM DA AUDITORIA E OS FATORES QUE EXIGEM A ATUAÇÃO DO AUDITOR NO BRASIL

Juliana Barnabé da Silva

RESUMO

A auditoria é uma técnica contábil onde são confirmados os registros contábeis. Está cada vez mais necessária, pois por meio dessa ferramenta pode - se obter resultados precisos e confiáveis. Para o crescimento das empresas é necessário um grande desempenho em controlar e fiscalizar os processos organizacionais / financeiros internos. Neste caminho, o artigo aborda o tema “A origem da auditoria e os fatores que exigem a atuação do auditor no Brasil” com intuito de mostrar uma visão das causas que contribuirão para o surgimento do profissional Auditor e como este se tornou algo fundamental para o desenvolvimento econômico das organizações. Para obter os resultados desse estudo, foi empregada como método, a pesquisa bibliográfica. Esse tipo de pesquisa estabelece um vínculo entre o pesquisador e todo o material já existente sobre o assunto (LAKATOS; MARCONI, 2001). Foi usada também a abordagem qualitativa que na visão de Chizzotti (2009) é um método onde há um forte vínculo entre a realidade e o sujeito, uma interdependência entre o sujeito e o objeto. Assim, foi possível identificar que a prática da auditoria vem se desenvolvendo paralelamente com o crescimento econômico do país, e vem tomando uma posição de suma importância na sociedade atualmente. Portanto, o profissional auditor sem dúvida é um beneficio de controle na economia e gestão de empresas.

Palavras-chave: Auditoria, Origem, Atuação do auditor.

ABSTRACT

The audit is a accounting technique where accounting records are confirmed. It is increasingly necessary, because through this tool we can obtain accurate and reliable results. For the growth of businesses it is necessary to have a great performance in controlling and supervising internal organizational/financial processes. In this way, the article addresses the theme "The origin of the audit and the factors that require the auditor's performance in Brazil" to show a view of the causes that will contribute to the emergence of the auditor professional and how this has become something fundamental to the economic development of organisations. To obtain the results of this study was employed as a method, the bibliographical research. This type of research aims to establish a link between the researcher and all the existing material on the subject, whether through single publications, either through oral or audiovisual communications (Lakatos; Marconi, 2001. It was also used the qualitative approach that in the vision of Chizzotti (2009) is a scientific research method where there is a strong link between reality and the subject, an interdependence between the subject and the object. Thus, it was possible to identify that the practice of the audit has been developing parallel with the economic growth of the country, and has been taking a position of paramount importance in the society today. Therefore, the professional auditor is no doubt a benefit of control in the economy and business management.

Key-Words: Audit, Origin of the audit, And the auditor's performance in Brazil.

1 INTRODUÇÃO

A auditoria surgiu da necessidade de controle dos registros contábeis. Esta se desenvolveu juntamente com o crescimento econômico, pois houve um crescente uso de capitais de terceiros, desenvolvimento de grandes empresas, o progresso das sociedades abertas, e a valorização do imposto de renda. Tudo isso contribuiu para o aparecimento de um profissional capaz de controlar e fiscalizar com precisão todo fluxo de capital, fundamentando – se em documentos oficiais.

Para direcionar esta pesquisa foi necessária estabelecer um norte a ser seguido, definindo um objetivo geral que é descrever a origem da auditoria contábil e os fatores que exigem a atuação do auditor no Brasil. Porém, com o intuito de se estabelecer melhor entendimento sobre o assunto foi necessário restringir a pesquisa em dois objetivos específicos, que são: a) apresentar as causas do surgimento da auditoria; b) levantar os fatores que exigem atualmente a atuação do auditor no Brasil.

Essa pesquisa, cujo assunto é a origem da auditoria e os fatores que exigem a atuação do auditor no Brasil é de grande importância para a academia e para os leitores. Esse estudo poderá contribuir para um melhor entendimento e compreensão sobre o surgimento e a importância dessa maravilhosa ferramenta: a auditoria.

2 DESENVOLVIMENTO

A origem da auditoria se deu pela necessidade de controle dos registros Contábeis. Segundo Franco e Marra (2000), seu surgimento foi na Inglaterra, a qual dominava o comércio mundial na época, sendo a primeira a criar taxas de Impostos de Renda fundamentadas nos lucros das empresas. Os primeiros profissionais auditores surgiram na Inglaterra na segunda metade do século XIX. Sua aparição tem base na expansão das empresas.

Assim de acordo com Oliveira e Diniz Filho (2001), a auditoria surgiu há mais de 4.000 anos na antiga Babilônia, e no final do século XIII foi praticada na Europa nos conselhos Londrinos, no Tribunal de Contas em Paris, no Collegio dei Raxonati e na academia dei Ragionari, na Itália.  A função de auditor foi criada na Inglaterra em 1314. No final do século XV houve expedições marítimas nas viagens às Américas, Índia e Ásia, como consequência surgiu a necessidade do controle das despesas X receitas.

Portanto, na visão de Attie (2011), a auditoria é uma ferramenta de confirmação da contabilidade. O seu surgimento está fundamentado na necessidade de confirmação do Real patrimônio das empresas investidas. O desenvolvimento econômico dos países gerou certa dificuldade na administração dos negócios e nas práticas financeiras dando um grande impulso na evolução da auditoria.

Entretanto, na visão de Perez Junior (1995), a auditoria teve seu surgimento no século XV ou XVI na Itália. Essa prática foi oficializada em Veneza, onde foi fundado em 1581 o primeiro colégio de contadores, no qual os alunos deviam praticar o aprendizado durante seis anos, e logo ser analisado por meio de exames. No começo a auditoria restringia – se a análise e comprovação dos registros contábeis.

Segundo Franco e Marra (2000) a auditoria interessa principalmente executivos de empresas que não controlam os atos de seus empregados, investidores que não tem participação ativa na administração da sociedade como os acionistas em sociedades abertas, financiadores e fornecedores que querem controlar a liquidação de seus créditos, o fisco que tem um refúgio na auditoria para a orientação dos contribuintes e para evitar sonegação de impostos.

Dessa forma, de acordo com Oliveira e Diniz Filho (2001) na Inglaterra, em 1756 com a Revolução Industrial e a expansão do capitalismo, houve uma grande força para a profissão em consequência do surgimento de fábricas e o uso Violento de capital. Em 1880 surgiu a Associação dos contadores públicos certificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com