TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Oficina de Leitura e Interpretação

Por:   •  2/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Veiga de Almeida

Nome: Renato Souza                                                           Curso: Ciências Contábeis

Trabalho da Disciplina  – Oficina de Leitura e Interpretação

Rio de Janeiro, Maio de 2020 – Brasil

A Importância da Leitura na Formação Social do Indivíduo

A sociedade utiliza a leitura em muitas situações de sua trajetória, mas a ação da leitura infelizmente ainda é muito pouco aproveitado e incentivado pelas pessoas. O leitor não deve fazer apenas a decodificação das palavras, e sim compreender o sentido completo do texto; Desta forma, conseguirá se tornar um bom leitor reflexivo e crítico. O conhecimento se tornou uma das ferramentas mais cruciais na atualidade, contudo, infelizmente essa ferramenta não é bem vista pela elite/burguesia, ou seja, pela maioria daqueles que tem o poder, porque nesse aspecto se torna cada vez mais complexo a alienação e manipulação da população. Com certeza isso explica a falta de interesse dos nossos governantes com a educação pública, produzindo assim uma falta de incentivo da leitura e uma carência na qualidade do ensino.

Tornar prático a leitura em nossas vidas a partir do momento em que iniciamos a entender o mundo ao nosso redor. A prática da leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, nada mais é que, compreender e interpretar o que se lê.

Desta forma, a leitura se configura como um essencial e poderoso meio de libertação para que homem possa sobreviver, a ponto de caminhos serem abertos de diferentes conhecimentos, tanto no seu cotidiano como na educação, ou seja, aparece na convivência de cada um, é posto em prática no entendimento do mundo na qual o indivíduo está inserido. Acredita-se que há três níveis de leitura: o emocional, o sensorial e o racional, que estão interligados. O nível emocional lida com as emoções de cada indivíduo, o nível sensorial é diretamente ligado aos sentidos e o racional concentra-se na parte intelectual, dinâmica questionadora.
Seguindo dados da revista ABC do Educativo, a escola se tem hoje como um espaço central na explanação da leitura à deriva, fazendo com que seja ensinado apenas os comportamentos alfabéticos, isto é, alfabetiza, mas não desenvolve o indivíduo, também não estimula nos alunos as condutas que são essenciais para constituir, e de fato, construir um leitor. Não deve-se deixar de citar a família como um dos fatores principais no incentivo à leitura, Entretanto, em meio a uma sociedade em que a maioria dos pais trabalha fora de casa , não tiveram acesso à leitura, nem mesmo ao espaço escolar, é quase impossível tomando, por exemplo, a um típico e corriqueiro depoimento de pais de família que não conseguem lidar e ajudar seus próprios filhos em tarefas da escola.
Levando em consideração o que foi citado anteriormente, não se pode generalizar nesse aspecto a culpabilização dos pais por não se dedicarem aos estudos e na influência da prática da leitura para com os filhos, já que os mesmos em sua grande maioria não vivenciam essa prática.
Diante disso, constata-se a notória dimensão que essa prática possui na função ao mesmo tempo social e individual de qualquer ser humano. E é neste universo que o leitor deverá ser chamado a se integralizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com