TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OFICINA DE LEITURA

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2
  1.  importância da leitura e o papel do leitor na compreensão do texto
  2. Relate sua experiência como leitor e apresente exemplos.
  3. reflexão sobre a leitura e a participação do leitor como um coautor, capaz de compreender o código linguístico, apreender a mensagem transmitida e ampliar os sentidos do texto.  

        A leitura é o mais completo modo de aprendizagem e é fundamental para formação de um pensamento critico. E através da leitura você tem acesso a perspectivas inacessível de outra forma. Por exemplo, ao ler um livro que se passa no Brasil na época da colonização, você entendera como era o mesmo nessa época como se te tivesse feito uma viagem no tempo para aquela época. Se você lê um livro que se passa na época do Japão feudal e você vê quais eram os costumes e como os japoneses se organizavam como sociedade. E mesmo quando lê um livro que se passa em um universo ficcional opressor, você pode verificar as críticas feitas nele que se adequam a nossa própria sociedade.

A leitura estimula nossa própria imaginação, nos ajuda a cultivar nossa própria consciência e nosso próprio sistema de crenças. Assim conseguimos observar um mundo melhor a nossa volta e buscar respostas as nossas dúvidas. E o resultado disso é o conhecimento e através dele você se destaca. Através da leitura conhecemos outros mundos antes desconhecidos.

Durante a leitura de uma passagem do livro 1984 de George Orwell, onde durante uma conversa entre o protagonista, Winston, e  Syme, o responsável por cuidar da Novafala, que é a linguagem usada naquela sociedade. Syme diz: “Tenho a impressão de que você acha que nossa principal missão é inventar palavras novas. Nada disso! Estamos destruindo palavras – dezenas de palavras, centenas de palavras todos os dias. Estamos reduzindo a língua ao osso... Você não vê que a verdadeira finalidade da Novafala é estreitar o âmbito do pensamento? No fim teremos tornado a crimeideia (crime do pensamento) literalmente impossível, já que não haverá palavras para expressa-las. Todos os conceitos necessários serão expressos exatamente por apenas uma palavra”.

Na época que li esse livro, essa passagem me mostrou como nosso repertorio linguístico no da mais poder de pensamento e reflexão e essas habilidades nos dá o poder de defender e preservar nossas próprias vontades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (212.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com