TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OFICINAS PEDAGÓGICAS: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO CONTEXTO EDUCATIVO

Por:   •  15/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.433 Palavras (10 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 10

OFICINAS PEDAGÓGICAS: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO CONTEXTO EDUCATIVO 

Grasiela Regina dos Santos¹ 

Jozelia Padilha Fernandez¹

Milene Maria Botelho

Rosali Sueli Martins¹

                                                                                                         Wharlley dos Santos ²        

RESUMO

Este paper tem como temática as oficinas pedagógicas, direcionada para a importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem, na sala de aula. Tem-se por objetivo trazer a importância da leitura no processo de ensino, tanto para aprender a ler o mundo onde vive quanto para trazer uma metodologia lúdica onde se faz o aprender algo prazeroso a partir do mundo da literatura. A noção de que a aprendizagem ocorre desde que o indivíduo nasce, a partir de um processo em que o desenvolvimento e a aprendizagem se constituem mutuamente em uma unidade dialética, à medida que o sujeito interage com o mundo, confere à educação papel fundamental.  A descoberta do prazer da leitura, de forma mais lúdica, contribui para que a criança aprenda que a leitura é uma ferramenta que lhe permite descobrir o mundo. Em outras palavras, tendo prazer com o ato de ler, a criança estará motivada para “decifrar” as palavras e, o fazendo, desvenda a realidade sócio-histórica e cultural na qual se insere.  

Palavras-chave: Leitura. Processo de ensino e aprendizagem. Benefícios.

1. INTRODUÇÃO

A leitura é uma forma de recreação muito importante para a criança, principalmente para o seu desenvolvimento intelectual, psicológico e afetivo que pode contribuir na formação de um cidadão crítico e reflexivo onde possa transformar a realidade em que vive. Formação esta que tem papel fundamental na vida da criança, que incentiva e ensina quando for fazer sua leitura, para que não se limite apenas na busca de um livro e sim entender e interpretá-lo melhor.

 Com essa vivência literária, o professor poderá contribuir para as funções críticas do aluno, familiarizando e preparando para o futuro além do estudo a aprendizagem e a riqueza de motivações, sugestões e de recursos que favorecem ao seu desenvolvimento, especificamente, nos anos iniciais do ensino fundamental.

Cabe lembrar, que é na leitura que tudo tem início, em termos de gostar de ler. Daí sua importância e o respeito que se deve ter com ela, seus conteúdos devem levar a criança a desenvolver sensibilidade, o senso crítico, a fantasia, o imaginário, e possibilita sua aproximação com culturas e saberes historicamente acumulados pelo homem, adquirindo informações que o ajudarão na construção do seu conhecimento.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Trabalhar as múltiplas inteligências é de suma importância, para o desenvolvimento e o autoconhecimento do aluno, uma vez que o professor não consegue atingir todos os alunos usando somente uma metodologia , há diversas formas de aprendizagem, e cada aluno aprende por um canal diferente , alguns de maneira visual, outros de maneira escrita . Por exemplo uma criança talvez não consiga escrever a respeito do local onde mora , mas desenhando consegue dar muitos detalhes.

Esse pensamento crítico e amplo pode e de ser estimulado pela leitura, sendo veiculo comunicativo e ampliador de conhecimento.

Os primeiros indícios da evolução da leitura ocorreram na antiguidade, as práticas humanas foram se aperfeiçoando, dando espaço para as novas tecnologias, podemos encontrar as primeiras escritas em taboas de barro, metal, couro e papiro, os pergaminhos, até chegada do papel e hoje em dia temos até os livros eletrônicos.

Os homens liam os sinais deixados nas cavernas, haviam os desenhos rupestres, onde contavam fatos do dia a dia e deixavam avisos. Segundo os registros antigos foram os sumérios que tiveram a ideia de fazer a associação de som a um símbolo gráfico. Esses símbolos evoluíram cada qual com objetivos diferentes.

Os professores tem um papel fundamental no incentivo a leitura , não basta apenas ensinar as crianças a ler , juntar as silabas , vai muito além disso, é necessário que se incentive o habito da leitura , que ler seja prazeroso e que desperte o imaginário trazendo aprendizagens, despertando também seu autoconhecimento e a compreensão do mundo que o cerca.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

        

Vários processos internos de desenvolvimento são somente despertados através do aprendizado, sendo capaz de operar somente quando o individuo interage com outras pessoas em seu ambiente ou cooperação com seus companheiros. Vygotsky (2014) ainda afirma que o aprendizado deve ocorrer na zona de desenvolvimento proximal, possibilitando o delineamento do estagio presente como a antevisão do futuro assim como a compreensão do curso interno.

Em uma reflexão sobre estas questões propões uma inter-relação entre o ato de educar e a escola, tendo fundamental contribuição para o ensino e formação de indivíduos para a autogestão, capacitando-os para derrubar barreiras e vencer desafios, com base em fundamentos éticos e morais do respeito mútuo e da liberdade. Para que sejam atingidos esses objetivos é importante pensar nas alternativas de atuação em sala de aula, propondo estratégias que possibilitem no atendimento deste intento (VYGOTSKY, 2014).

O desenvolvimento da oralidade inclui não apenas a capacidade de falar de modo articulado e com desenvoltura, mas também a capacidade de ouvir com atenção, chegando a compreensão da mensagem. Essa capacidade é crucial para a plena participação di cidadão na sociedade. É preciso saber ouvir e entender o que se fala nos jornais, na rádio, na televisão, nas entrevistas, nas declarações dos políticos, entre outros. Quando a criança acompanha a aula e compreende o que professores e colegas falam já está praticando esta capacidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (222.9 Kb)   docx (66.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com