TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERÍCIA E AUDITORIA

Por:   •  5/12/2020  •  Dissertação  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Descreva quais são as principais diferenças entre os trabalhos de PERÍCIA e AUDITORIA. Cite e explique no mínimo 03 diferenças.

 A AUDITORIA é geralmente contratada por companhias que querem apreciar de forma detalhada e sistemática de dados e informações seus controles internos ou demonstrações financeiras da empresa. Tem como objetivo de testar a eficiência dos controles patrimoniais implantados, a fim de demonstrar o real cenário econômico da entidade para uma tomada de decisão.

Já a PERÍCIA envolve uma questão de opinião que envolve duas partes e podem ser judiciais ou extrajudiciais para atestar a veracidade de um objeto. Nisto, envolve uma investigação detalhada do objeto, por meio de investigação, arbitramento, avaliação ou certificação. O juiz, neste caso obtém o seu próprio ponto de vista com ajuda de um perito que conhece com profundidade o assunto em questão.

Desta forma, nestas informações, as três diferenças entre auditoria e perícia são:

1- Profissional

 A auditoria, exclusivamente é realizada por um perito contador registrado em um Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiências, da matéria a ser periciada (DE SÁ, 1997).

As auditorias são realizadas por auditores contábeis com objetivos mais amplos com procedimentos técnicos e operacionais de determinada entidade.

2 - Caráter científico

A perícia está ligada a uma solicitação judicial ou extrajudicial com caráter de obter provas para esclarecer controvérsias. Já a auditoria, por meio de atos e fatos contábeis, apresenta um relatório técnico diretamente ligado a uma empresa.

3 – Usuário do serviço

A auditoria é contrata por uma empresa que é representada por sócios, investidores e administradores, enquanto que a pericia é solicitada pelas partes, no âmbito judicial pelo juiz responsável pelo processo em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com