TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Aplicada

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADE:

Aulas:  01/02/03/04

Aluno: TATIELEM  SILVEIRA RODRIGUES

RGM: 103.6569

Polo : ARROIO GRANDE

Disciplina: PSICOLOGIA

ANO LETIVO:

2017

DATA PARA ENTREGA:  12/04/2017

Valor de cada atividade 1,25

Total das quatro Atividades: 5,0

[pic 2][pic 3]

ATIVIDADES DA AULA 1

1- A história da Psicologia tem por volta de dois milênios, iniciando-se entre os gregos, no período anterior à era cristã. Foi entre os filósofos gregos que surgem as primeiras tentativas de estudar o homem. Até o último quarto do século XIX, os filósofos estudavam a natureza humana mediante a especulação, a intuição e a generalização, baseadas em sua limitada experiência, após o século XIX, os filósofos evoluíram e passaram a utilizar métodos eficazes utilizados nas ciências físicas e biológicas. Após ler o guia de estudante:

  1. Descreva as escolas de Psicologia – Gestalt e Behaviorismo.

Gestalt- esta abordagem nasceu na Europa, e surgiu em protesto contra as ideias das escolas que estavam surgindo no início da psicologia cientifica que tinha uma visão fragmentada das ações e processos humanos postulava a ideia da necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. Por esta visão, ela é a tendência teórica mais próxima da filosofia. A percepção é o ponto de partida desta teoria. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para compreensão do comportamento humano. Na visão dos Gestalistas, o comportamento deve ser estudado em seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Ainda dentro dessa teoria, a aprendizagem ocorre a partir da relação entre o todo e a parte, onde o todo tem papel fundamental na compreensão do objeto pretendido.

Behaviorismo o ponto de partida desta teoria é o comportamento entendido como a interação indivíduo ambiente, ou seja, a interação do homem com o ambiente. Shirner formulou o conceito de comportamento operante, que inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que em algum momento tem efeito sobre o mundo.

Em resumo as duas tinham como objeto de estudo de psicologia o comportamento sendo que no Bahaviorismo tem a intenção de objetivar seu estudo isolando os conteúdos da consciência e no Getalistas o comportamento deve ser estudado em aspectos mais amplos.

  1. Descreva as teorias do Aparelho psíquico, propostas por Freud.

A psicanálise nasceu  com Freud na Áustria, caracteriza-se pelo método interpretativo que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras, ou até mesmo pela imaginação, sonhos e associação livre.

Freud apresentou sua primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico, definindo a existência de três níveis da consciência.

 Consciente do sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo informações do mundo interno e do mundo externo, ou seja, pensamentos dos que me dou conta neste momento e ideias que busco dentro da minha mente.

Pré Consciente refere-se ao sistema onde permanece os conteúdos acessíveis a consciência, mas que esquece por um momento porem com um pequeno esforço de memória posso lembrar.

Inconsciente exprime o conjunto de conteúdos que não tem acesso ao pré-consciente e ao consciente. São conteúdos esquecidos ou reprimidos devido à ação de sensuras. Todas as coisas que vivemos, as quais não temos mais lembranças, podemos dizer que estão no inconsciente.

Segunda Teoria do Aparelho Psíquico, Freud subdividiu a personalidade em ID, EGO e SUPEREGO.

 ID é alimentado pela energia instintiva é dirigido pelo principio do prazerá dimensão da personalidade que é irracional, ilógica e impulsiva é considerada a parte mais obscura, inacessível e desorganizada da personalidade.

EGO é parcialmente consciente, é dirigido pelo principio da realidade. É a parte do aparelho psíquico que esta em contato com a realidade externa, tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade.

SUPEREGO é parcialmente consciente representa valores e regras morais internalizadas. A dimensão da personalidade que é moralista, julgadora e perfeccionista. Estes sistemas não existem enquanto uma estrutura vazia, mas pelo conjunto de experiências particulares e pessoas de cada um.

ATIVIDADES DA AULA 2

1-  Segundo Marx (1985), trabalho é um processo em que o ser humano com sua própria ação, impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza. O trabalho sempre foi um fator estruturante da sociedade e da posição do indivíduo.

Considerando a afirmação acima e a após leitura da aula 02:

 (A) Descreva a importância do trabalho para o homem;

O trabalho é inseparável da pessoa humana, inúmeras vezes confundem-se com a própria vida da pessoa. As atividades laborais estimulam os pensamentos, planejamento e ações. O trabalho desempenha importante papel nas diversas fases do ciclo de vida do indivíduo e ainda esta entrelaçado com todos aspectos do desenvolvimento, fatores cognitivos, físicos, sociais e emocionais afetam o tipo de trabalho que as pessoas fazem, o trabalho das pessoas pode afetar todas as outras áreas de sua vida, inclusive o que elas escolhem fazer quando não estão trabalhando.

 (B) Explique a psicologia organizacional;

Inicialmente denominada como psicologia industrial, seus objetivos de estudo são os comportamentos do homem na realização de suas atividades de labor ( trabalho) e tem por objetivo contemplar a adequação dos indivíduos nas organizações a fim de promover um bem estar geral entre organização e colaboradores bem como estudar os fenômenos psicológicos presente nas organizações.

ATIVIDADES DA AULA 3

1- Arthur Jaque citado por Wagner III (2002, p.244), definiu “liderança como o uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado para a realização de objetivos do grupo".

(A) Explique qual a teoria da Liderança que mais lhe chamou a atenção, justifique.

A teoria que mais me chamou atenção foram as teorias situacionais, pois elas explicam a liderança dentro de um contexto mais amplo e partem do principio que não existe um único estilo ou característica de liderança para alcançar a eficácia dos subordinados. O líder é capaz de se ajustar a um grupo de pessoas e sobre condições variadas. O líder pode assumi diversos tipos de liderança, levando em consideração as situações, assim poderá dar maior liberdade ou impor maior autoridade a seus subordinados. Sendo assim acredito que esta é a melhor forma de liderar um grupo já que ele é composto por indivíduos com diferentes formações, então se adaptar a s estas situações trará mais eficácia ao grupo.

2- Após leitura da 03. Explique como um líder deve agir, de forma que os liderados façam o que é preciso sem que haja conflitos, num determinado grupo de trabalho.

Liderar exige o uso do poder e para atingir este poder de influenciar o comportamento de seus colaboradores, é necessário reconhecer os meios para adquirir a confiança na construção da relação entre líder e liderado. Os lideres precisam desenvolver habilidades como paciência, para compartilhar informações, confiar nos outros, abrir mão do autoritarismo e compreender o momento certo para intervir, pois a negociação equilibrada é o melhor caminho.

ATIVIDADES DA AULA 4

1-  Algumas pessoas podem desenvolver relacionamentos satisfatórios com umas pessoas e não com outras. A estas informações, com conteúdos afetivos, que o indivíduo disponibiliza para uma determinada ação (com o outro ou com um objeto), chama-se atitude.  Explique atitudes e mudanças de atitudes.

Atitudes podem expressar estilos de vida, a personalidade, enfim, a maneira como as pessoas vivem as informações que o individuo expõe através de suas atitudes contribuem para o surgimento das atividades interpessoais. As atitudes sofrem influencias dos motivos, interesses e necessidades com os quais nos deparamos e podem ser modificadas a partir de novas informações, novos afetos, novos comportamentos ou situações, em que somos obrigados a nos comportar em desacordo com nossa vontade.

2- A Psicologia social estuda dentre as manifestações comportamentais, a influência dos fatores situacionais no comportamento do indivíduo frente ao estimulo social. Um dos temas preferido pela psicologia social moderna é o estudo dos grupos. Sob essas afirmações:

(A) Defina grupos sociais e dê exemplos.

Grupos sociais são pequenas organizações de indivíduos que, possuindo objetivos comuns, desenvolvem ações na direção desses objetivos, buscam metas comuns, possuem uma percepção coletiva de unidade. Os grupos sociais podem ser:

Grupo Familiar basicamente composto pela família, Grupo Profissional composto no ambiente de trabalho, Grupo Educativo se forma a partir de um ambiente de educação, uma graduação, por exemplo, Grupo de Amigos indivíduos que se reúnem para atividades de lazer e descontração, entre outros.

(B) Explique qual o seu papel social e os conflitos enfrentados.

Acredito ter mais de um papel social, vou destacar alguns, na faculdade desempenho o papel social de acadêmica, na casa de meus pais o de filha, na minha casa, embora não casada, desenvolvo o papel de esposa, no trabalho desempenho o papel social de colaboradora em uma cooperativa de crédito, todavia o papel social mais conflituoso para mim é o de filha, pois mesmo tendo minha casa, minha própria organização social e financeira, ainda tenho sempre que me reportar e dar satisfação a meus pais, mais precisamente a minha Mãe, acho que pelo fato de ser filha única.

Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades,  disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .

Bons Estudos.

Profa. Doutoranda Silvia Mara Pagliuzo Muraki

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (237.2 Kb)   docx (119 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com