TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação entre a Ética Profissional do Contabilista e os Princípios Contábeis

Por:   •  19/10/2017  •  Artigo  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

Matheus Ghitti Baione

RA 92869

Artigo 1 – A Relação entre a Ética Profissional do Contabilista e os Princípios Contábeis

O artigo teve como objetivo verificar a relação entre a aplicação prática da ética e os princípios contábeis junto aos contabilistas do município de Dourados-MS. Para tanto, o trabalho mostra a visão ética dentro do universo de pensadores como Sócrates e Platão.

Seguindo estes conceitos e princípios básicos da ética elaborados pelos grandes pensadores filosóficos de todos os tempos, o trabalho foi elaborado em busca de um estudo em relação à ética e os princípios contábeis na profissão do Contabilista. Utilizou-se de pesquisa exploratória bibliográfica e de campo; informações obtidas em livros, artigos, teses, dissertações e web site referentes ao objeto deste trabalho.

Para atingir aos objetivos da pesquisa, foi realizada uma pesquisa tendo como amostra os Contabilistas Sindicalizados no Município de Dourados, buscando obter o seu entendimento sobre a relação da ética e os princípios contábeis, por meio de um questionário aplicado.

A Pesquisa exploratória foi desenvolvida diante do seguinte problema a ser respondido: “Existe relação entre a aplicação prática da ética e os princípios contábeis junto aos contabilistas do município de Dourados-MS?”. Foi aplicado um questionário contendo questões abertas e fechadas, utilizando-se a “Escala de Likert”, sobre o tema abordado e aplicando o mesmo junto aos sindicalizados.

A escala Likert  é um tipo de escala de resposta psicométrica usada habitualmente em questionários, sendo a escala mais usada em pesquisas de opinião. Ao responderem a um questionário baseado nesta escala, os perguntados especificam seu nível de concordância com uma afirmação.

Por meio do questionário elaborado com questões abertas e fechadas sobre o tema, chegou-se ao seguinte resultado obtido através das respostas fornecidas pelos participantes da pesquisa:

 

1º Os contabilista participantes da pesquisa consideraram o Código de ética Profissional do Contabilista importante;

2º Conhecem os deveres e proibições do profissional da Contabilidade;

3º Consideram o Código de ética como um regulador de sua conduta profissional;

4º Conhecem os Princípios Contábeis e

5º Por meio da aplicabilidade destes Princípios, agem de forma ética e profissional.

Há relação entre a ética Profissional dos Contabilistas e os Princípios Contábeis, pois ambos são baseados em conceitos e teorias que formam a base para um bom desempenho e conduta legal e moral da profissão do contabilista.

Observou-se ainda que para exercer a profissão de forma justa, clara, eficiente, confiável e com a adequada valoração que tal profissão é merecedora, a aplicação prática da Ética e dos Princípios Contábeis deve seguir a mesma direção, lado a lado, de forma conjunta para se atingir um resultado comum, que é o reconhecimento e a valorização do profissional pela sociedade.

 ARRUDA, GLAUCEMARY; LEITE, ALDECIR; NOGUEIRA, MARIA. A Relação entre a Ética Profissional do Contabilista e os Princípios Contábeis. Dourados, MS.

Artigo 2 – O Papel da ética Profissional frente à Contabilidade Criativa

O objetivo deste artigo foi o de fazer uma reflexão sobre a ética profissional do contador perante os casos de contabilidade criativa. Foram relatados alguns casos de fraude ocorridos recentemente e conceituada a essência da ética como ciência do comportamento humano e como doutrina profissional

O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, relatando a forma como as manipulações de dados ocorreram, relacionando-as com a contabilidade criativa.

Após a análise dos casos, concluiu-se que apesar de a contabilidade criativa muitas vezes respeitar a legislação vigente e norma contábeis, esta fere os princípios éticos da profissão, uma vez que a ética contábil, através do código de ética, apresenta-se como um princípio a fidedignidade das informações.

Praticas como a da contabilidade criativa ferem a própria imagem do profissional contábil, abalando a credibilidade dessa classe profissional a cada novo caso de manipulação dos números.

DAPONT, ISMAEL. O Papel da ética Profissional frente à Contabilidade Criativa. Porto Alegre, RS. 2012

Matheus Ghitti Baione

RA 92869

Artigo 1 – Ética Profissional e Auditoria: Aliadas Contra As Fraudes Nas Empresas

        O trabalho teve como finalidade demonstrar a auditoria e a ética profissional na prevenção de ocorrência de erros e fraudes nas empresas, mostrando o importante papel que elas desempenham nas organizações e para a sociedade.

        A pesquisa classifica-se como qualitativa, pois não utiliza nenhum instrumento estatístico, quanto ao objetivo se enquadra como descritiva. Ainda classifica-se como uma pesquisa bibliográfica, uma vez que para a realização deste artigo foi feita uma revisão bibliográfica em livros, artigos e leis, além disso, utilizou-se o documentário Enron – Os mais espertos da sala.

Conquistar uma estabilidade profissional e financeira é o sonho almejado por todo ser humano e não se trata de uma tarefa fácil, já que existem muitos obstáculos no caminho. Mas, não é por isso que ele deverá burlar a lei, para conseguir o que ele quer, ou melhor, o que a empresa quer que ele faça, mesmo o recompensando muito bem por isso.

        Conclui-se que por meio da utilização de procedimentos de auditoria e da existência de profissionais éticos e responsáveis que exerçam o código de ética em sua plenitude, pode-se dar credibilidade às demonstrações contábeis, além de evidenciar a real posição da organização, só assim evitar-se-á as fraudes e golpes que acabam prejudicando milhares de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com