TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFÍCIOS DO MARKETING PARA O PROFISSIONAL CONTABILISTA AUTÔNOMO

Por:   •  28/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DO MÉDIO PARNAÍBA – FAMEP

JOSE VIEIRA DE MOURA NETO

BENEFÍCIOS DO MARKETING PARA O PROFISSIONAL CONTABILISTA AUTÔNOMO

TERESINA (PI)

2014

JOSE VIEIRA DE MOURA NETO

BENEFÍCIOS DO MARKETING PARA O PROFISSIONALCONTABILISTA AUTÔNOMO

Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade do Médio Parnaíba, como requisito á obtenção de nota na disciplina de TCC I, do curso de bacharel em Ciências Contábeis, orientado pela professora Lidiana Fonseca.

TERESINA (PI)

2014

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        03

2        JUSTIFICATICA        04

3        DELIMITAÇÃO DO TEMA        04

4        PROBLEMATIZAÇÃO        04

5        OBJETIVOS        05

5.1        Objetivo Geral        05

5.2        Objetivos Específicos        05

6        REFERENCIAL TEÓRICO        06

7        METODOLOGIA        08

8        CRONOGRAMA        09

REFERÊNCIAS        10


1        INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado contabilista mostra-se muito competitivo, fazendo com que os profissionais da contabilidade busquem alternativa em busca de uma posição consolidada, assim como na captação de maior clientela.

Nessa dimensão surge o marketing como importante ferramenta a ser utilizada pelo profissional que objetiva se manter e crescer no mercado contabilista.

Sabe-se que não basta ter conhecimentos técnicos de uma área especifica para se manter e projetar um crescimento profissional. É preciso alternativa que garantam ao profissional da contabilidade ferramentas que lhe possam proporcionar uma maior interação com os clientes, de firmar seu nome de forma positiva no mercado, dentro outras questões importantes.

Assim, o presente trabalho busca tratar dos benefícios do marketing do profissional contador autônomo, buscando tratar dos benefícios que o marketing pode proporcionar na vida deste profissional.

Ressalta-se que o marketing, como será demostrado, não busca apenas a promoção da imagem pessoal, é bem mais profundo e elástico.

Ele busca fazer com que o profissional contador autônomo busque uma posição de destaque e se sobressaia perante outros profissionais igualmente contadores.

Para conseguir tal objetivo, há necessidade de se comunicar de forma coerente e que possa passar confiança para o cliente ou possível cliente.

Esse e outros aspectos importantes serão abordados no decorrer desse trabalho.

2        JUSTIFICATIVA

O tema mostra-se importante, pois, trata-se da analise comportamental do profissional da contabilidade, incluindo como ele deve se comportar na busca de crescimentos e manutenção no mercado, bem como discorrer sobre estratégias de capitação de nova clientela, buscando aumentar seu grau de manutenção.

Dessa forma, percebe-se que o presente estudo busca analisar todas essas questões na busca da valorização do profissional contador autônomo.

3        DELIMITAÇÃO DO TEMA

A presente pesquisa tem como tema base e tema central os benefícios do marketing para o profissional contador autônomo, buscando enfatizar seus principais pontos, inclusive apontando e demostrando seus limites e pontos de abrangência, abordando, dentre outros conceitos, a imagem pessoal do profissional contador autônomo, a maneira de se expressar e se comunicar perante a classe profissional, a sociedade e clientes e possíveis clientes.

Sabe-se, contudo, que o marketing do profissional contador deve ser eivado de ética e moralmente aceito. Respeitando-se, ainda, os ditames legais, especialmente o Código de Ética da Contabilidade.

4        PROBLEMATIZAÇÃO

Quais os benefícios do marketing para o profissional contabilista autônomo?

Trata-se de uma pergunta central, norteadora da presente pesquisa, bem como do projeto monográfico objeto de analise e elaboração no semestre subsequente.

Por óbvio, várias outras variantes secundárias poderão surgir dessa abordagem, no entanto, será dada prioridade na temática aqui abordada.

5        OBJETIVOS

5.1        Objetivo Geral

  • Evidenciar os benefícios do marketing para o profissional contábil autônomo.

5.2        Objetivos Específicos

  • Conhecer a prática da utilização do marketing na prestação de serviços.
  • Identificar os atos e atitudes dos clientes diante da escolha do profissional contábil com diferenciais.
  • Analisar a contribuição do profissional contábil no resultado da empresa.

6        REFERENCIAL TEÓRICO

Alexandre Luzzi (2002) define com propriedade o significado de marketing:

A área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade. (LUZZI, 2002, p. 15)

Dessa forma, percebe-se que marketing não está ligado somente à publicidade, trata-se de um conceito mais abrangente.

Dessa maneira, o profissional contador autônomo que deseja o sucesso deve desenvolver sua marca pessoal, buscando uma imagem positiva, sendo preciso buscar e oferecer serviços e produtos diferenciados. Nessa análise, o que mais se deve atingir é o cliente, razão de ser do profissional contador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com