TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Situação de Aprendizagem

Por:   •  4/11/2022  •  Artigo  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        

A Situação de Aprendizagem não se refere apenas a uma atividade, mas a um conjunto de ações que norteiam. Elas devem ser contextualizadas, ter valor sociocultural, evocar saberes, estimular a criatividade e mobilizar a solução de problemas, a testagem de hipótese e a tomada de decisão, desenvolvendo no aluno as capacidades que sustentam as competências definidas no Perfil Profissional.

A situações devem propiciar a oportunidade do aprender fazendo de modo a mobilizar o aluno afetiva e cognitivamente para que ele reconheça o real significado daquilo que está sendo aprendido.

  1. Identificação

Código:

SA ELM 001

Tema:

Os elementos de máquinas II

Unidade Curricular:

Elementos de Máquinas II

Turma:

Turno:

Carga horária:

30 horas

Módulo:

  2

Docente:

  1. Informações da Situação de Aprendizagem
  1. Tipo

Estudo de Caso

X

Situação Problema

Pesquisa Aplicada

Projeto

  1. Detalhamento do Contexto / Desafio


Contexto: No setor de fabricação de fixadores para a linha moveleira da empresa FIXAFORT, especificamente na bateria de furadeiras, a máquina responsável por furar os parafusos para cama (FA-07), cuja produção corresponde a 25% do total produzido naquele setor, encontra-se parada, pois suas correias rebentaram e o estoque é zero. O responsável pela manutenção foi até o almoxarifado e encontrou um par de correias em "V" A-70, que é similar, mas com comprimento maior. Como ficou em dúvida sobre a especificação da correia, o responsável solicitou uma capacitação sobre elementos de transmissão ao projetista da manutenção. Nesta ocasião, o projetista abordou tipos, características, aplicação e seleção de elementos de transmissão. Após a explanação, foi realizada uma atividade prática para definir o perfil da correia e a escolha dos diâmetros das polias de uma furadeira de bancada, conforme especificações constantes no anexo 1.  O anexo 1 deve ser feito primeiro como um exercício de fixação, após responder o exercício deve-se responder a situação de aprendizagem com os dados fornecidos.

Desafio: Como você é o técnico em eletromecânica da manutenção, foi solicitado que calculasse a distância entre centros das polias para verificar a possibilidade de se adaptar o par de correias em "V" A-70, até que os originais chegassem. Para realizar o cálculo, é preciso primeiramente determinar o comprimento da correia, com base na tabela do anexo 2. Sabendo que a distância entre centros permitida pelo esticador desta máquina é de 690 milímetros, deve-se, então, verificar se o cálculo mostra um valor inferior a este, para que seja possível adaptar o par das referidas correias. Com o valor obtido no cálculo, você deverá compará-lo com a distância disponível na máquina, que é de 690 mm, e definir se as correias podem ou não ser utilizadas. As fórmulas para cálculo se encontram no anexo 2.

Referência da Situação de Aprendizagem: Semipresencial Senai de Eletromecânica.

  1. Detalhamento das Atividades e Resultados Esperados 

Descrição das atividades¹⁹

Resultados Esperados²⁰

Tempo estimado (h)²²

01

Realização do exercício de definição do perfil de correia, conforme anexo 1.

Entrega do exercício proposto sobre definição do perfil de correia devidamente respondido

2 horas

02

Determinação do comprimento de uma correia e realização do cálculo da distância entre os centros de polias, conforme anexo 2. Comparação do resultado do cálculo

Entrega do exercício proposto sobre determinação do comprimento de uma correia

2 horas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (217.8 Kb)   docx (113.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com