TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR: ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Por:   •  3/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.112 Palavras (17 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 17

TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR: ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE  

Trabalho de grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Perícia e Auditoria, Direito Tributário, Contabilidade e Planejamento tributário, controladoria e Tópicos especiais em contabilidade I.                      

Cacoal 2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................. 4 2 DESENVOLVIMENTO ..................................................................................... 5 2.1.1 Empresas inseridas ao mercado de capitais ......................................... 5 2.1.2 CMV – Comissão de Valores Mobiliários ............................................... 6 2.1.3 Mercado de Capitais ................................................................................. 6 2.2.1 Aliquota de impostos conforme CNAE Atividade – 5211-7/99 ............. 8 2.3.1 Controladoria : Perfil do profissional deta atividade ............................ 9 2.3.2 Principais Funções da Controladoria ................................................... 10 2.3.3 Principais Atribuições da Controladoria .............................................. 10 2.4.1 Auditoria Interna ..................................................................................... 11 2.4.2 Auditoria Externa.................................................................................... 13 2.4.3 Auditoria Conábil .................................................................................... 13 2.4.4 Auditoria Financeira ............................................................................... 14 3 CONCLUSÃO ................................................................................................ 15 REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 16  

 

1 INTRODUÇÃO  

Quando pensamos em formas de financiar o crescimento de uma empresa, logo nos vem à mente a possibilidade de captar empréstimos em bancos. Apesar de ser a forma mais simples e usual de conseguir capital de terceiros para impulsionar um negócio, ela não é a única. O mercado financeiro também oferece boas oportunidades. O objetivo deste trabalho é aprofundarmos nosso conhecimento acerca dos de como é constituido o mercado financdeiro e as premissas de uma empresa para poder fazer parte deste mercado. Para isto, serão abordados assuntos relacionados a controladoria, e os diversor tipos de auditoria. O proposto trabalho demonstra que a controladoria possui influencia o processo decisório através do planejamento e controle, preocupando-se com sua constante avaliação de eficiência e eficácia. “A missão da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado globalalém de capacitar nosso pensamento para o planejamento tributário e as implicações decorrentes dos tributos, também aboradará a questão da importância da auditoria dentro das organizações. Serão ainda abordados conceitos para esclarecer as principais características e os tipos de auditoria existentes; a importância e o perfil do profissional que desempenha a atividade de controladoria dentro de uma empresa; auditoria interna e externa, auditoria contábil e financeira, suas características; a importância dos controles internos.

5  

2 DESENVOLVIMENTO  

2.1 ETAPA 01  

2.1.1 Empresas inseridas ao mercado de capitais  

Para serem inseridas ao Mercado de Capitais, que trata-se de um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização, as empresas classificadas como de capital aberto emitem títulos ou ações que remuneram seus investidores, e para serem de capital aberto precisão ser constituídas em forma de Sociedade Anônima. Sociedade anónima (normalmente abreviado por S.A., SA ou S/A) é uma forma jurídica de constituição de empresas na qual o capital social não se encontra atribuída a um nome em específico, mas está dividido em ações que podem ser transacionadas livremente, sem necessidade de escritura pública ou outro ato notarial.[1] Por ser uma sociedade de capital, prevê a obtenção de lucros a serem distribuídos aos acionistas. Eles também passam a fazer parte do quadro acionário da empresa, ou seja, se tornam uma espécie de “sócio minoritário” do negócio. Há duas espécies de sociedades anônimas:  A companhia aberta: também chamada de empresa de capital aberto,  que  capta  recursos  junto  ao  público  e  é  fiscalizada,  em   Portugal,   pela CMVM (Comissão  de  Mercado  de  Valores   Mobiliários)   e,   no   Brasil,   pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários)  A companhia fechada: também chamada de empresa de capital fechado, que obtém seus recursos dos próprios acionistas. A abertura de capital de uma empresa é uma opção de financiamento para empresas em crescimento que implica em tornar-se uma companhia de capital aberto, o que significa emitir ações para o público, as quais serão negociadas em bolsas de valores ou em mercados de balcão. Essas ações negociáveis poderão ser compradas por pessoas que se tornarão, consequentemente, sócias da sociedade emissora. Assim, para a abertura de capital, é necessário que a empresa siga uma série de etapas previstas na legislação constante dos seguintes normativos:

6  

Leis 6.404/76, 6.385/76, conforme alteradas, e das Instruções da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n°s 400/03 e 480/09.  

2.1.2 CMV – Comissão de Valores Mobiliários  

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 07/12/1976 pela Lei 6.385/76, com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. A CVM é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Economia, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausência de subordinação hierárquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e orçamentária. A CVM tem poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Seu poder de normalizar abrange todas as matérias referentes ao mercado de valores mobiliários, como o registro de companhias abertas, registro e distribuição de valores mobiliários e intermediação de operações no mercado. São considerados valores mobiliários: ações, debêntures, bônus de subscrição, cupons, direitos, recibos de subscrição, certificados de desdobramento relativos aos valores mobiliários, certificados de depósito de valores mobiliários, cédulas de debêntures, dentre outros. Também é da responsabilidade da CVM zelar pelo bom funcionamento do mercado de ações e incentivar as aplicações em ações no capital das companhias abertas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com