TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  21/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.419 Palavras (22 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO – CMRV

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2016.2

DISCIPINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

PROFESSORA: MARIA DILMA PONTE DE BRITO

EMPRESA: AUTO ESCOLA PARNAÍBA

A PRESENÇA DAS  TEORIAS ADMINISTRATIVAS, SUA IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO NO COTIDIANO DA EMPRESA

ACADÊMICOS:

CLARA MARIANE SILVA DE OLIVEIRA

FRANCISCO LENO FERREIRA LIRA

JOSÉ RAPHAEL PONTES DE FARIAS

LUCAS CARDOSO VIEIRA

MATHEUS DOS SANTOS SILVA

PAULO CESAR SOUSA DE OLIVEIRA

WELISON ALVES MUNIZ

PARNAÍBA-PI

2016

CLARA MARIANE SILVA DE OLIVEIRA

FRANCISCO LENO FERREIRA LIRA

JOSÉ RAPHAEL PONTES DE FARIAS

LUCAS CARDOSO VIEIRA

MATHEUS DOS SANTOS SILVA

PAULO CESAR SOUSA DE OLIVEIRA

WELISON ALVES MUNIZ

        

A PRESENÇA DAS  TEORIAS ADMINISTRATIVAS, SUA IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO NO COTIDIANO DA EMPRESA

[pic 2]

[pic 3]

PARNAÍBA-PI

2016[pic 4]

SUMÁRIO

  1. ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (TAYLORISMO)03
  2. TEORIA CLÁSSICA (FORDISMO E TOYOTISMO)05
  3. ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS08
  4. TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA: DA ADMINISTRAÇÃO

 DE RECURSOS HUMANOS À GESTÃO DE PESSOAS 10

5.  PROCESSO DECISÓRIO14

6.  TEORIA DA BUROCRACIA...................................................................................... 16

7   TEORIA DOS SISTEMAS20

8.  CONTINGÊNCIA22

9 - REFERÊNCIAS............................................................................................................24

[pic 5]

[pic 6]

1 - ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (TAYLORISMO)

         É o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro Frederick Taylor considerado o pai da administração científica. Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas, tinha como objetivo resolver os problemas resultantes das relações dos operários e aumentar a eficiência da empresa. Ele iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operário da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas, e não havia o interesse em qualifica-los. Através disso ele percebeu que havia baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários. Com isso Taylor queria acelerar o processo produtivo, produzindo mais em menos tempo, com qualidade e mínimo custo.

Estudos essenciais desenvolvidos por Taylor:

  • Desenvolvimento do pessoal e seus resultados objetivamente: acreditava que oferecendo instruções adequadas aos trabalhadores, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
  • Produtividade e à participação dos recursos humanos: estabelecia a participação entre capital e trabalho, o resultado refletia em menores custos, salários elevados e aumento de níveis de produtividade.
  • Autocontrole das atividades desenvolvidas e as normas procedimentais: controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma sequência e um tempo pré-programado, para não haver desperdício operacional, inseriu também a supervisão funcional, que estabelece que todas as fases de um trabalho devem ser supervisionadas para ver se a função está sendo desempenhada conforme as instruções passadas.

Na realidade as propostas de Taylor eram o planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração, mas como consequência modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer. A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas.

Empresa

Administração Científica não é uma teoria aplicável na empresa Auto Escola Parnaíba. Esta por sua vez, não busca identificar a melhor maneira de trabalhar. Seu objetivo principal é ensinar as leis de trânsito inicialmente e posteriormente educar o aluno vivenciando toda a teoria na prática. A forma de ensino que a empresa adota irá variar de pessoa para pessoa, existem situações em que alunos nunca obtiveram contato com qualquer veiculo, o que é o correto perante a lei e existem outras que já se sabe dirigir e o problema ocorre com os vícios que tal pessoa tem. Neste caso, o grande desafio dos instrutores é retirar tais vícios, o que torna a forma de educar diferenciada, infligindo o objetivo da teoria de Taylor.

Além disso, há uma contra partida em relação a padronização do processo de habilitação, que é totalmente igual para empresas do ramo, pois são dependentes de outros órgãos reguladores como Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O procedimento segue esta forma:

  • Pagamento de taxas para iniciar o processo de habilitação
  • Teste Psicológico (Psicotécnico)
  • Teste de Aptidão Física
  • Aulas teóricas (45 horas/aula)
  • Exame teórico (Aproveitamento no mínimo de 70%)
  • Aulas práticas
  • Veiculo (25 horas/aula)
  • Motocicleta (20 horas/aula)
  • Ônibus (15 horas/aula)
  • Exame prático

2 - TEORIA CLÁSSICA (FORDISMO E TOYOTISMO)

Foi idealizada por Henri Fayol caracterizava-se pela estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.

Frederick Taylor e Henri Fayol defendiam princípios semelhantes, enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção (adoção de métodos racionais e padronizados, máxima divisão de tarefas), Fayol a estudava privilegiando as tarefas da organização (enfatizava a estrutura formal da empresa e a adoção de princípios administrativos pelos altos escalões).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (471 Kb)   docx (295.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com