TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA NEOCLASSICA

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................................................ORIGEM DA TEORIA NEOCLASSICA........................................................................................FUNDAMENTOS DA TEORIA NEOCLÁSSICA ............................................................................ Economia A Política Neoclássica .....................................................................................

CARACTERÍSTICAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA .................................................................                 1.1. Ênfase na prática da administração.................................................................................... 1.2. Ênfase nos princípios gerais de Administração.................................................................... 1.3. Ecletismo da teoria neoclássica.........................................................................................  1.4. Administração como técnica social....................................................................................Quais os novos conceitos da Teoria Neoclássica

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA............................................................................................................ PRINCIPIOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO.................................................................................    1.1. Divisão do trabalho...........................................................................................................    1.2. Especialização...................................................................................................................   1.3. Hierarquia........................................................................................................................    1.4. Autoridade.......................................................................................................................... CONCLUSÃO........................................................................................................................... REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

No início da década de 1950, apesarda influencia das  ciências do comportamento sobre a  teoria  admirativa, a  teoria  administrativa  passou   por um  período  de  mudanças .Osprontos  de  vistas  dos autores  clássicos nunca deixaram  de   existir ,  houve  muitas  criticas  aos  postulados  clássicos e  aos  enfoques  tradicionais da  organização e  dos  princípios  administrativos,postulados clássicos e aos enfoques tradicionais da organização, os princípios Administração, a departamentalização, a racionalização do trabalho, a estrutura linear ou funcional, enfim, a abordagem clássica nunca foi totalmente substituída por outra abordagem. Todas as teorias administrativas posteriores se assentaram na Teoria Clássica, seja como ponto de partida seja como crítica para tentar uma posição diferente. A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica representa a Teoria Clássica colocada em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.

ORIGEM DA TEORIA NEOCLÁSSICA

A Teoria Neoclássica surgiu na década de 1950 diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. Enfatiza a preocupação dos administradores (empresários, diretores e, principalmente, gerentes) em dar organização a uma série de modelos e técnicas administrativas. A Teoria Neoclássica, tratada por Chiavenatto, retoma os aspectos discutidos na Teoria Clássica, que são revistos e atualizados dentro de um conceito moderno de Administração, conciliando esta abordagem com contribuições importantes de Teorias subsequentes. Apesar da profunda influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa, os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de subsistir. Malgrado toda a crítica estruturalista e behaviorista aos postulados clássicos, bem como ao novo enfoque da administração como um sistema aberto, verifica-se que os princípios da administração, a departamentalização, a racionalização do trabalho, a estruturação linear ou funcional, enfim, a abordagem clássica nunca foi totalmente substituída por outra abordagem, sem que alguma coisa fosse mantida. Todas as teorias administrativas se assentaram na Teoria Clássica, seja como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente.

FUNDAMENTOS DA TEORIA NEOCLÁSSICA

A Administração é um processo operacional composto por funções, como: Planejamento, organização, direção e controle. Como a administração envolve uma variedade de situações organizacionais, ela precisa fundamentar-se em princípios básicos que tenham valor preditivo. A administração é uma arte que, como a medicina ou a Engenharia, deve se apoiar em princípios universais. Os princípios de administração, a exemplo dos princípios das ciências lógicas e físicas, são verdadeiros. A cultura e o universo físico e biológico afetam o meio ambiente do administrador. Como ciência ou arte, a teoria da Administração não precisa abarcar todo o conhecimento para poder servir de fundamentação científica aos princípios da Administração. A abordagem neoclássica consiste primeiro em identificar as funçõe

do administrador e, em seguida, destilar delas os princípios fundamentais da prática da Administração.

CARACTERÍSTICAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA

As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:Ênfase na prática da administração. Reafirmação dos postulados clássicos. Ênfase nos princípios gerais de administração. Ênfase nos objetivos e nos resultados. Ecletismo nos conceitos.

Economia A Política Neoclássica

A Economia Neoclássica é uma corrente de pensamento econômico, para qual o Estado não deveria se interferir nos assuntos do mercado, deixando que ele fluísse livremente, ou seja, o Liberalismo econômico.
Teve inicio com a Revolução Marginalista, e essas correntes surgem no fim do século XIX, com o austríaco Carl Menger (1840-1921), o inglês William Stanley Jevons (1835-1882) e o suíço Léon Walras (1834-1910). Posteriormente, destacaram-se o inglês Alfred Marshall (1842-1924), o sueco KnutWicksell (1851-1926), o italiano Vilfredo Pareto (1848-1923) e o estadunidense Irving Fisher (1867-1947).
Economia neoclássica é uma expressão genérica utilizada para instituir diversas correntes do pensamento econômico que estudam a formação dos preços, a produção e a distribuição da renda através do mecanismo de oferta e demanda dos mercados.
Os marginalistas mudaram o rumo da economia ao afirmar que o preço de um bem é afetado pela quantidade de utilidade que este traz para o consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (719.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com